quarta-feira, 25 de agosto de 2010

NCA 4468

Estou acompanhando a novela de ficção científica NCA 4468, de Simone Saueressig, que está sendo apresentada em forma de folhetim no blogue homônimo, ao ritmo de dois capítulos por semana e já vai pela parte 11.
Os capítulos são longos mas vale a pena ler tudo. O texto da Simone é excelente, dá gosto de ler e uma enorme vontade de saber escrever igual.
Conta a história da NCA 4468, uma gigantesca espaçonave do tamanho da metade da Lua, que viajava pelo espaço profundo em direção a um novo planeta com a tripulação de colonos congelada, quando uma chuva de meteoros a avariou. Sem condições de seguir viagem, a nave estacionou em órbita de um buraco negro, esperando por uma ajuda que nunca veio.
Por motivo de segurança, toda tripulação teve de ser despertada, o que gerou problemas ainda mais graves. Entre os sobreviventes, quase todos muito jovens, está Douglas, um garoto conhecido nas regiões periféricas da NCA 4468 como B9. Ele tem escondido em sua mente o segredo da pilotagem da espaçonave e é o único que pode corrigir a órbita do veículo, que está em rota descendente em direção ao buraco negro; se nada for feito, todos morrerão em poucas semanas.
Não se engane com a textura infanto-juvenil do argumento: é só uma artimanha da autora para ampliar o efeito de violência da história. A narrativa centraliza-se nas relações entre os personagens, com uma intensa carga dramática. A sordidez é tanta que talvez fosse melhor para o universo que a nave-mundo desabasse mesmo no buraco negro. Tanto é que, ao acessar o blogue que hospeda a história, o visitante é alertado para a natureza de seu conteúdo.
Mas pode ler tranquilo, não é nada que já não vemos todos os dias nas novelas da TV. Só que NCA 4468 é muito melhor.

Um comentário:

  1. Caro César!

    Obrigada, mais uma vez, pela divulgação! Já deu resultado!

    Um grande e forte abraço,

    Simone Saueressig

    ResponderExcluir