sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Lançamento: As crônicas de Âmbar, Roger Zelazny

Lançado ainda em agosto de 2025, As crônicas de Âmbar (The chronicles of Amber) é apenas o segundo livro do multipremiado escritor americano Roger Zelazny (1937-1995) lançado no Brasil (o primeiro foi O senhor da luz, publicado há poucos meses pela Editora Aleph). E já chega para diminuir o atraso: a edição reúne nada menos que os cinco primeiros volumes da saga: Os nove príncipes de Âmbar (1970), As armas de Avalon (1972), O sinal do unicórnio (1975), A mão de Oberon (1976) e As cortes do caos (1978), que formam o "The Corwin cycle", primeiro tomo de uma série.
Diz o texto de apresentação: "Certo dia, Corwin, príncipe de Âmbar, acorda em uma terra estranha sem memórias de seu passado. Ao tentar escapar de seu exílio, ele descobre que sua família é capaz de manipular a realidade, viajar entre as infinitas sombras do multiverso e controlar poderosos artefatos mágicos, como os arcanos. Quando o patriarca da família desaparece misteriosamente, os nove príncipes de Âmbar travam uma guerra implacável pelo trono. Em meio a traições familiares, duelos mágicos e reinos que desafiam a lógica, Corwin embarca em uma jornada épica para recuperar sua identidade, conquistar seu lugar no trono e desvendar o paradeiro de seu pai, o ardiloso rei Oberon. Ao enfrentar perigos de infinitos mundos e a ganância implacável de seus irmãos, cada qual com os próprios segredos e ambições, Corwin descobrirá que a lealdade pode ser tão mutável quanto as sombras que cercam o reino de Âmbar."
A série tem pelo menos mais cinco volumes (que formam "The Merlin cycle"), uma coletânea de contos (Seven tales in Amber) e quatro prequelas escritas por John Gregory Betancourt, após a morte de Zelazny, consideradas fanfics pelos mais puristas.
As crônicas de Âmbar tem 736 páginas, tradução de Leonardo Alves e é uma publicação da Editora Intrínseca.
Na página da obra, aqui, dá para baixar uma "desgustação" em pdf para experimentar a leitura, mas nem precisa: Zelazny é um dos mais surpreendentes escritores de fcf que já andaram sobre este planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário