sábado, 3 de fevereiro de 2024

Escritoras Fantásticas BR

A agitadora cultural Lu Evans, em atividade intensa organizando antologias e coletâneas de ficção fantástica de autores brasileiros e estrangeiros, acaba de divulgar uma diferente e bem-vinda iniciativa: um catálogo online de autoras brasileiras que praticam o fantástico na literatura. 
Diz o texto de apresentação: 
"Escritoras Fantásticas BR é um projeto inédito de catalogação de autoras brasileiras que produzem ficção fantástica em prosa: fantasia, scifi, gótico e suas vertentes/ramificações: horror, steampunk, realismo mágico, contos de fada, fábulas, bem como as que trabalham ficção a partir de mitologias e folclore, etc. 
Coordenado pelas escritoras Lu Evans e Rozz Messias, o projeto tem como objetivo reunir as biografias, fotos e principais obras das autoras que escrevem literatura fantástica, e assim traçar um panorama desse gênero literário no Brasil a partir do ponto de vista feminino.
Ter as escritoras organizadas em um mesmo espaço não apenas contribui para que essas profissionais não caíam no esquecimento, como também facilita o trabalho de professores, estudantes e pesquisadores da área, pois muita vezes as informações são escassas e espalhadas pela internet. Esse site não tem qualquer pretensão em ter um formato acadêmico, mas sim um aspecto jornalístico de registro da produção artística das brasileiras que escrevem esse gênero.
A meta é incluir o maior número possível de autoras, tanto as que têm uma produção constante quanto as que escrevem esporadicamente; tanto as que estão vinculadas a grande editoras quanto as que são independentes; as que escrevem romances e novelas, e as que se dedicam a peças literárias mais curtas, como contos e noveletas, ou mesmo HQ; as que produzem obras literárias para crianças e jovens, e as que escrevem para adultos."
O saite já conta com uma boa quantidade de verbetes organizados por ordem alfabética dos nomes das escritoras, mas ainda está bastante incompleto. É possível contribuir com o projeto encaminhando aos editores esboços de verbetes com informações fundamentais para serem incluídos no catálogo. Confira aqui as orientações para a elaboração desses conteúdos. 
Uma iniciativa valiosa e que merece ser prestigiada.

Um comentário: