terça-feira, 11 de setembro de 2012

A cidade e as estrelas

Volta às livrarias brasileiras, agora pelo selo Pulsar da Devir Livraria, um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica: o romance A cidade e as estrelas (The city and the stars, 1956), do escritor britânico Arthur C. Clarke, anteriormente publicado, sob o mesmo título, pelas editoras GRD (1967), Nova Fronteira (1979) e Abril Cultural (1984). 
O romance é ampliação da novela "Against the fall of night", publicada pela primeira vez em 1948 na revista Startling Stories. Uma versão em português dessa novela pode ser encontrada no livro Anti-crepúsculo, publicado nos anos 1950 em Portugal pela Editorial Panorama.
A cidade e as estrelas conta a história de Alvim, um jovem descontente com a utopia de sua cidade, a futurista Diaspar que, a partir de um computador central, provê todas as necessidades de sua população, inclusive uma virtual imortalidade. Contudo, Diaspar é fechada e embora não seja proibido sair, ninguém nunca se afasta dela. Mas a história, é claro, será diferente com Alvim.
A cidade e as estrelas geralmente está presente em todas as listas de melhores histórias do gênero, e muitos leitores e autores a apontam como responsável pela sua iniciação no maravilhamento literário.
Esta nova edição do romance tem 280 páginas, tradução de Hélio Pólvora e traz na capa uma ilustração exclusiva de Vagner Vargas. Um relato do artista sobre o trabalho de produção da imagem pode ser visto no blogue Arte em Transição.
E mais informações, no saite da Devir.

As capas anteriores de A cidade e as estrelas:
 

Um comentário:

  1. Peguei o livro não mão hoje, na Devir. Ficou bem bacana. Estará à venda no Fantasticon 2012, em primeira mão para os fãs que estiverem presentes.

    ResponderExcluir