domingo, 6 de novembro de 2011

A batalha dos deuses

A efervescência dos autores de ficção fantástica é tamanha que até editoras maiores começam a prestar atenção à tendência das antologias temáticas. A editora Novo Século, que mantém atividade intensa no gênero na coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, marcou para o dia 17 de dezembro na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista 509, São Paulo), o lançamento de sua primeira antologia. Trata-se de A batalha dos deuses, organizada por Juliano Sasseron, reunindo contos de autores brasileiros sobre deuses de mitologias antigas. Os autores presentes na antologia são Sidemar de Castro, Simone O. Marques, Felipe Santos, Fernando Henrique de Oliveira, Sérgio Pereira Couto, Albarus Andreos, Estevan Lutz, Márson Alquati e do próprio Sasseron.
Diz o organizador: "Ao longo de milhares de anos, diversos panteões disputaram corações e mentes dos mortais, numa batalha que ainda não terminou, culminando no advento da ciência, para muitos, o novo deus único. Mas qual seria o destino de tantos deuses e deusas quando seus crentes e adeptos perdem a fé neles? Desaparecem num limbo de deuses perdidos, perdem a imortalidade ou simplesmente somem, como se nunca tivessem existido?"
Percebe-se alguma inspiração no multipremiado romance American gods (Deuses americanos, Conrad, 2002), do escritor britânico Neil Gaiman, que tem exatamente essa mesma proposta. Geralmente não é muito interessante para autores novos ter um comparativo desse calibre a assombrar a leitura de seus textos, mas nunca se sabe, talvez o organizador tenha percebido potencial no tema filtrado pela cultura brasileira. Vamos então conferir como os nossos heróis se saíram nessa.

2 comentários:

  1. Meu caro Cesar, na verdade são nove histórias, e a minha, justamente a mais longa, abre a antologia... http://libernauta.wordpress.com

    abraços,
    Sid Castro

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo, desculpe por isso. Foi justamente o seu post que eu li e na hora de pegar o nome dos autores, como o seu não estava na sua relação, escapuliu. Mas já está devidamente corrigido. Obrigado pela pronta correção e sucesso na empreitada.

    ResponderExcluir