segunda-feira, 5 de julho de 2010

Colecsandro


Recebi, neste final de semana, a divulgação de um novo blogue que me deixou muito empolgado pelo que ele pode vir a representar no universo cibernético brasileiro, no qual tudo que existiu
antes do surgimento da internet é desconsiderado. Trata-se de ColecSandro: Minha preciosa coleção de quadrinhos nacionais, blogue de Sandro Marcelo Farias que pretende resenhar toda a sua coleção de gibis e fanzines brasileiros. E logo no primeiro post, o autor aborda uma das principais revistas alternativas nacionais, Historieta, editada ao longo de muitos anos pelo incansável e saudoso Orcar Kern, em Porto Alegre. Kern trabalhou como roteirista para os quadrinhos da Disney no Brasil e chegou a receber o prêmio Jayme Cortez de Mestre do Quadrinho Nacional. O trabalho de Kern com a Historieta inspirou centenas de fanzineiros, inclusive eu mesmo que, junto aos meus amigos José Carlos Neves e Mario Mastrotti, lançamos o Hiperespaço em 1983.
Sandro disseca a primeira edição da Historieta, com amostras dos trabalhos publicados e uma boa percepção da importância dessa revista na cultura quadrinhística e fanzineira do Brasil.
Diz o editor no texto de apresentação:
"...quando digo 'preciosa' não é porque minha coleção esteja permeada por edições raras e de custo monetário altíssimo, e sim porque as considero assim: preciosas! Cada quadrinho, cada personagem, cada fala, para mim são todos especiais, únicos, de valor sentimental inestimável!"
Ainda assim, o autor é suficientemente humilde para pedir aos colegas que o ajudem a melhorar os textos com opiniões e correções quando for o caso.
Parabéns pela iniciativa, Sandro. Já estou seguindo o seu blogue. E como você pediu, recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário