quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Rumo à fantasia


Volto hoje a falar de Rumo a fantasia, antologia de contos organizada por Roberto de Sousa Causo recentemente publicada pela editora Devir porque, enfim, com o final da greve dos correios, chegaram a minha residência alguns exemplares da publicação, da qual até então eu só tivera um vislumbre da capa.
Antes de mais nada agradeço a Douglas Quintas Reis, publisher da Devir, por ter me mandado esses exemplares, suficientes - por hora - para satisfazer minha ansiedade.
Com o livro nas mãos, posso reafirmar minha impressão inicial, de uma produção profissional, cuidadosa e caprichada. A começar pela ilustração da capa, de Vagner Vargas, que convida à leitura.
O miolo, com cerca de 200 páginas, é bem diagramado, com uma fonte confortável e cadernos costurados, um cuidado que poucos editores têm se preocupado ultimamente: posso abrir o livro à vontade com a certeza que as folhas não vão se esparramar pelo chão.
O conteúdo literário traz um ensaio do organizador contextualizando os parâmetros do gênero, e os seguintes trabalhos estrangeiros: os clássicos "Um habitante de Carcosa", do americano Ambrose Bierce e "O defunto" do português Eça de Queiroz, os importantes americanos "Uma praga de borboletas", de Orson Scott Card, o premiado "Os que se afastam de Omelas" de Ursula K. Le Guin e "A negação", de Bruce Sterling, e o pouco conhecido "Onde caem os anjos" do canadense Jean-Louis Trudel. De brasileiros, "História de Maldun, o mensageiro", fantasia ibérica de Braulio Tavares, "O lugar do mundo" de Daniel Fresnot; "Faerie: seguindo as sombras dos sonhos" de Rosana Rios, "O cavalheiro da espora de ouro" de Anna Creuza Zacharias; "Mapinguari" de Gian Danton (primeiro publicado em 1999 no fanzine Hiperespaço 44); "O bebedor de almas", de Roberto de Sousa Causo e "Mensagem na garrafa", de Cesar Silva.
No finalzinho, um breve agradecimento de Causo revela que boa parte dos contos desta antologia são remanescentes da extinta revista literária Quark, da MB Editora. Confesso que fiquei um pouco tocado com isso, porque ainda lamento o fim dessa saudosa publicação. Se as coisas tivessem se encaminhado de forma diferente e ela continuasse até hoje, a realidade editorial da nossa literatura fantástica certamente seria muito mais alvissareira.
O livro está recebendo boa divulgação entre os leitores através de sites e blogs como Contos Grotescos, Scarium, Homem Nerd, Hugo Vera, RPG News e Suplemento Cultural, aos quais como autor empenhado eu agradeço.
A Devir prepara o encontro de alguns destes autores numa palestra a acontecer em novembro, ainda sem dia definido, provavelmente na Biblioteca Viriato Corrêa em São Paulo, que pode funcionar como uma espécie de lançamento, embora o livro já esteja disponível na loja da editora e em sua rede de revendedores (mais detalhes aqui), e pela Devir.Net , ao preço de R$24,50.

Um comentário:

  1. Pois é, Cesar. Muitos contos estavam programados para aparecer na *Quark* N.ºs 11, 12, 13 e assim por diante... É triste que ela tenha terminado no N.º 10. A sua história, a de Ambrose Bierce, a de Anna Creusa, a de Ivan Danton, a de Jean-Louis Trudel e a de Orson Scott Card já estavam selecionadas. É lamentável o desaparecimento da revista, e se alguém tiver contato com o seu publicador, Marcelo Baldini, mande meu abraço e agradecimento pela oportunidade de ter trabalhado nela como editor de ficção. Baldini fez um ótimo trabalho, pelo tempo que foi possível.

    ResponderExcluir