domingo, 11 de abril de 2021

Literatura fantástica, casas mal-assombradas, metamorfoses

Há não muito tempo, uma das maiores reclamações dos estudiosos e pesquisadores fãs da literatura fantástica no Brasil era a ausência absoluta de interesse da academia em tratar desse assunto. Isso porque sempre houve debates acalorados no ambiente dos fãs e um dos argumentos recorrentes nesse debates era que apenas os acadêmicos poderiam realmente obter conhecimento verdadeiro no assunto. Até os poucos prêmios promovidos no fandom eram frequentemente criticados por não serem escolhidos por acadêmicos. 
Bem, parece que esse tempo está realmente no passado. Aqueles que antes eram apenas fãs, hoje estão fazendo pesquisas nas universidades e uma das provas dessa produção é o crescimento das publicações acadêmicas especializadas em literatura fantástica. 
Uma delas é a antologia Literatura fantástica, casas mal-assombradas, metamorfose, organizada pelo Prof. Dr. André de Sena, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e publicada pela Edufpe, editora da Universidade.
O livro tem 170 páginas e reúne 12 artigos e ensaios de pesquisadores brasileiros e estrangeiros apresentados nos 7º e 8º Congressos de Literatura Fantástica de Pernambuco, realizados em 2017 e 2018, investigando os textos ficcionais sobre os temas "casas mal assombradas" e "metamorfoses". São eles: “Casas mal-assombradas: arquitetura fantástica, topofobia e o personagem esteta do horror nos contos de H. P. Lovecraft, de André de Sena, “O assombroso solar amarelo em O papel de parede amarelo, de Charlotte Perkins Gilman”, de Maylah Longo Gonçalves Menezes Esteves, “M. R. James e C. G. Jung nas Sombras dos intelectuais, catedrais e assombrações”, de Victor Vitório de Barros Correia, “La mansión de Araucaima ou o gótico nos trópicos”, de Darío Gómez Sánchez, “Entre o fantástico e a alegoria: uma reflexão sobre o fantasmático museu de ‘Vanitas’, de Almeida Faria”, de Letícia Raiane dos Santos,  “Espectros e visagens entre as paredes da casa-grande”, de Roberto Beltrão), “A metamorfose como processo físico e discursivo na narrativa fantástica peruana contemporânea”, de Erwin Snauwaert, “O macaco e o monstro em ‘Um relatório para uma academia’, de Franz Kafka”, de Raul da Rocha Colaço,  “Teriomorfismo em dois contos de Grimm: fratria, identidade e protagonismo feminino”, de Gisele Gemmi Chiari, “O trapaceiro de mil faces: Jung, Loki, Puck e Le Guin”, de Victor Vitório de Barros Correia, “Extrapolando o real para cultivar possibilidades: a potência do fantástico na literatura de Mia Couto e João Guimarães Rosa em uma perspectiva deleuzeana”, de Leonardo Monteiro Crespo de Almeida, e “Metamorfose e dualidade: aproximações entre o médico, o monstro e o Hulk”, de Edson José Rodrigues Júnior.
O volume está disponível em formato digital para download gratuito aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário