quarta-feira, 11 de maio de 2016

Fc&f e Companhia... das Letras

Há poucas semanas, a Companhia das Letras renovou a parceria com o Hiperespaço e, desta forma, este blogue continuará resenhando livros dos selos da editora. Somente em 2016, a editora publicou nada menos que 14 títulos de fc&f, que podem ser conferidos na lista a seguir.
O selo Seguinte é o que reúne a maior quantidade de publicações. A rebelde do deserto, de Alwyn Hamilton, é o primeiro de uma trilogia que mistura mitologia árabe e faroeste que conta a história de uma garota que, para fugir de uma vida que não deseja, tem que se associar aos lendários djins do deserto e enfrentar o exército do sultão.
Echo, vol. 1: A profecia do pássaro de fogo, de Melissa Grey, instala-se na mitologia russa, com uma jovem em uma busca impossível para acabar com a guerra milenar entre duas raças mágicas.
A série A rainha vermelha, de Victoria Aveyard, chega ao seu segundo volume: Espada de vidro. Nesta sequência, os nobres de sangue prateado agora têm uma adversária a altura, uma sangue vermelho tão poderosa quanto eles mesmos. Já Coroa cruel é uma coletânea com dois contos no mesmo universo de A rainha vermelha. Duas mulheres – uma vermelha e uma prateada – contam sua história e revelam seus segredos.
Outras séries que receberam sequência em 2016 são A queda dos reinos, vol. 4: Maré congelada, de Morgan Rhodes; A sereia, de Kiera Cass; Só perguntas erradas, Volume 4: Por que esta noite é diferente das outras?, de Lemony Snicket; e a ficção científica Encruzilhada, volume 2: Fração de segundo, de Kasie West, sobre viagens no tempo.
O selo Suma das Letras, que abriga os livros do mestre do horror Stephen King, lançou recentemente o romance Mr. Mercedes, primeiro de uma série sobre a busca de um detetive por um assassino a bordo de um carro Mercedes Benz.
Pelo mesmo selo também temos Os sete reinos: A coroa escarlate, de Cinda Williams Chima, quarto volume de série fantasia de contornos medievais com muitos conflitos políticos e violência. E ainda, De volta ao jogo, único livro desta lista escrito por um brasileiro, Pedro Afonso, mais conhecido como Rezende Evil, estrela de um dos mais vistos canais do Youtube, que conta suas aventuras no mundo do jogo online Minecraft. Trata-se de uma novelização portanto, segundo da série cujo primeiro volume foi bestseller em 2015.
Pela Companhia das Letrinhas temos o simpático As improváveis aventuras de Mabel Jones, de Ross Collins e Will Mabbitt, sobre uma garotinha destemida que se vê forçada a servir num barco pirata prá lá de estranho.
Dois figurões da literatura fecham esta relação: pelo selo Alfaguara, O barco das crianças, de Mario Vargas Llosa, escritor vencedor do Nobel que aqui envereda pela literatura infantil para falar de um barco cheio de crianças a navegar pelos oceanos do mundo.
E, pela própria Companhia das Letras, Dois anos, oito meses e 28 noites, de Salman Rushdie, autor indiano que tem o hábito de escrever fantasias extremamente instigantes.
Neste romance, são os djins que, vivendo incógnitos entre os homens, repentinamente despertam para mais 1001 noites de embate com a humanidade (próximo livro a ser resenhado aqui).
Ainda se percebe um amplo predomínio da fantasia no catálogo da editora mas, conforme vão caindo no gosto dos leitores, a ficção científica e o horror por certo encontrarão mais espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário