terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Clássicos da literatura em quadrinhos

O mercado de maior demanda de quadrinhos no Brasil tem sido o de coleções paradidáticas. Como as editoras adoram não correr riscos e parece garantido investir nas adaptações literárias, vão brotando diversas coleções nesse segmento.
Enquanto os artistas brasileiros debruçam-se sobre as adaptações de clássicos da nossa própria literatura, as editoras buscam no exterior o material já disponível sobre as obras estrangeiras.
Parece ser uma boa opção, pois alguns desses trabalhos têm mesmo ótima qualidade, como é o caso da coleção Clássicos da Literatura em Quadrinhos lançada no final de 2011 pela Editora L&PM, com obras de origem franco-belga adaptadas por Christophe Lemoine e ilustrada por bons artistas como Jean-Christophe Vergn e Jean-Marie Woehrel, entre outros.
Os álbuns são luxuosos, com 60 páginas totalmente coloridas e, além da história em si, trazem um dossiê contextualizando o autor, sua época e sua obra.
A coleção foca-se nos maiores clássicos da literatura mundial, como os já publicados A ilha do tesouro de Robert Louis Stevenson, A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, Robinson Crusoé, de Daniel Defoe e Um conto de Natal, de Charles Dickens, que dispõem de amostras para serem visualizadas na internet.
Além destes, foram anunciados: Odisseia, de Homero; Dom Quixote, de Cervantes; Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne; Guerra e paz, de Leon Tolstói; Os miseráveis, de Victor Hugo, e As mil e uma noites.
Será que não estaria na hora de alguma editora recuperar para a nova geração a ótima coleção Classics Illustrated da DC, publicada nos anos 80? Eu compraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário