sexta-feira, 30 de abril de 2010

Antologias safra 2010


A exemplo do que ocorreu em 2009, este ano parece continuar o mesmo caminho no que se refere a atividade dos escritores-fãs no ambiente editorial. A tendência é forte para as antologias temáticas que, dessa forma, substituem o trabalho que antes era realizado pelos fanzines.
Há, neste momento, um espaço amplo para autores e editores que buscam mais expor seu trabalho do que explorá-lo comercialmente, uma vez que a maior parte das antologias não demonstra interesse em disputar espaço nas estantes das livrarias. Na verdade, as antologias sequer chegam às livrarias: são vendidas pelo correio ou de mão em mão, exatamente como faziam os fanzines no passado. Nada de mais aqui, se era bom para os fanzines, talvez seja bom para as antologias amadoras. Mas eu sou de opinião que editoras comercialmente estabelecidas deviam ter coragem de arriscar um pouco mais, distribuindo os livros no mercado formal.
Mas, enfim, o que vale para o leitor é que os livros existem e poderão ser comprados um dia. Já é possível encontrar exemplares usados de antologias publicadas no passado recente. Mas sempre fico um pouco constrangido todas as vezes que encontro, à venda num sebo, um exemplar ainda com a dedicatória do autor, porque ilustra amargamente a situação bizarra do mercado editorial de FC&F no Brasil.
Para quem quiser garantir um exemplar sem dedicatória a um desconhecido, é o momento de adquirir os livros que foram lançados este ano e ainda estão disponíveis.
No ramo das publicações virtuais, temos Beijos e névoas, de Celly Monteiro, Jossi Borges, Mia Hertz, Rebis Kramrisch & Telyka Madelynne, publicado em versão digital pela Amor & Livros; e a gratuita 2.0.1.2, organizada por Iam Godoy para a Raven's House Brasil.
Já no formato real, em papel, temos Meu amor é um vampiro, organizado por Eric Novello & Janaina Chervezan para a editora Draco; Fiat voluntas tua II, organizado por Monica Sicuro & Rubia Cunha para a editora Multifoco; O grimoire dos vampiros, organizada por Georgette Sillen para a Ed. Siderata; Poe 200 anos, organizada por Ademir Pascale & Maurício Montenegro para a editora All Print; No mundo dos cavaleiros e dragões, também organizada por Ademir Pascale para a mesma editora; Sombrias escrituras, organizado por Felipe de Andrade Pereira para a Cidadela Editorial; e Paradigmas 4, a única antologia desta relação que não é exclusivamente de horror, organizada por Richard Diegues para a sua própria editora, a Tarja Editorial.
Por enquanto, predominam as antologias de horror mas, a cada semana, surgem notícias de novas antologias, abertas a autores que quiserem exibir seus dotes literários, com opções para todos os gostos. Tratarei de algumas delas em breve.

Um comentário:

  1. oi, eu tbm sou autor da DRaco e gostaria de saber como faço para te mandar release do meu livro. Vi você lá na comunidade do "desejo de lilith"
    meu e-mail: phoynikes@hotmail.com

    valeu!

    ResponderExcluir