terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mais fanzines para encerrar o ano


Há alguns dias eu havia fechado minha contabilidade dos fanzines virtuais de 2009 e, pouco depois, fui surpreendido com mais dois lançamentos, já em plena época natalina. As comemorações não permitiram que eu atualizasse a informação com a devida rapidez, mas acho que ainda dá para salvar a pátria.
O primeiro a desembarcar por aqui foi a terceira edição de Black Rocket, fanzine de ficção científica editado por Charles Dias que contribuiu para aumentar em 100% o número de publicações do gênero em 2009. Pois é, agora somam duas.
Apesar de ter sido a única edição do ano, Black Rocket 3 vestiu a temporada e dedicou suas páginas para apresentar meia dúzia de contos sobre o Natal, divididos igualmente entre o passado, o presente e o futuro. A semelhança com Charles Dickens não deve ter sido mera coincidência, assim como com a antologia Enquanto houver Natal, organizada por Gumercindo Rocha Dorea para a Editora GRD em 1989. Coincidência ou não, o que importa é que o tema é rico e sempre oportuno.
Os contos são assinados por por Leonardo Carrion, Ubiratan Peleteiro, Aguinaldo Peres, Charles Dias, Carlos Relva e Joshua Falken. A bela ilustração da capa é do francês Jacques Parnel.
O outro fanzine veio reforçar o já amplo leque de opções em horror no ano. Trata-se da 33ª edição do Adorável Noite, editado por Adriano Siqueira e distribuído pelo selo Overmundo.
Siqueira vem se tornando uma personalidade de destaque no meio alternativo do horror, encabeçando várias iniciativas. Adorável Noite é historicamente sua contribuição mais significativa, sendo que em 2009 lançou cinco edições.
Este número 33 traz contos e poemas de Dvorá-ke, Dayana Rodrigues, Pedro Tennaxx, Maria Tereza Santos Bezerra, Huevillyn Cipriano Romão, Michelle Mian e Bárbara Júlia. A expressiva ilustração da capa é assinada por Dayana Rodrigues.
Apesar de ser distribuído de forma eletrônica, o pdf de Adorável Noite está formatado para ser impresso em papel, dobrado e montado no formato A5, mas permite a leitura no monitor pois cada uma das peças publicadas encerra-se em sua própria página. O fanzine ainda mantém um site e um blog que valem a pena conhecer.

Um comentário:

  1. Conheci este blog agora mesmo procurando no google cesar. Sem dúvida é um grande trabalho que está fazendo por toda esta cultura seja de terror ou ficção fica aqui meus agradecimentos pela sua atenção a este trabalho. Desde já coloco seu link no meu blog www.contosdevampiroseterror.blogspot.com Abraços Adriano Siqueira

    ResponderExcluir