quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Horror dominou internet em 2009


Dezembro ainda dura duas semanas inteiras, mas eu já vou fechar a contabilidade dos fanzines de do ano.
Terrorzine, editado por Ademir Pascale e Elenir Alves para o site Cranik, chega a sua 16ª edição mantendo o padrão que o caracterizou ao longo do ano, qual seja, o corpo principal ocupado por uma seleta de 17 minicontos de diversos autores e entrevistas com escritores. Nesta edição, os eleitos foram Gerson Lodi-Ribeiro e Mário Carneiro Jr., além de muita divulgação de livros. O arquivo eletrônico de Terrorzine 16 pode ser baixado aqui.
Funhouse Xtreme, editado por Iam Godoy para a Ravens House Brasil, tornou-se um fanzine muito divertido, com ilustrações e artigos chocantes e curiosos.
Esta edição é especialmente dedicada aos zumbis, e faz um levantamento da filmografia dessa espécie bizarra de seres autônomos mas não necessariamente vivos.
Também traz uma reportagem sobre 4º Cine Fantasy, acontecido em São Paulo de 6 a 15 de novembro, com fichas dos filmes exibidos e entrevista com os organizadores do evento, Vivi Amaral e Eduardo Santana. Mais uma resenha do curta metragem nacional O livro de Jó e o resultado do concurso Casal Zumbi do Zumby Walk 2009. A edição em formato pdf pode ser baixada aqui.
No total, contabilizei 41 fanzines eletrônicos publicados em 2009, sendo que apenas um deles não é de horror. Predomínio absoluto do gênero pelo menos no ambiente virtual. Mérito dos fãs de horror, que estão se mostrando ativos e interessados.
Por outro lado, os números revelam também o desinteresse e a desmobilização dos fãs dos demais gêneros fantásticos. Isso é preocupante porque certamente terá reflexos negativos mais tarde, em outros segmentos dessa atividade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário