domingo, 23 de agosto de 2009

Portal Stalker


Está circulando a nova edição do periódico Portal, antologia de literatura fantástica editada por Nelson de Oliveira, que faz parte de um amplo debate que esse escritor tem articulado no ambiente mainstream, sobre o valor da ficção fantástica como resposta a crise criativa.
A edição tem 108 páginas e traz contos de Brontops, Ivan Hegenberg, Luiz Bras, Marco Antonio de Araújo Bueno, Maria Helena Bandeira, Mayrant Gallo, Roberto de Sousa Causo, Rodrigo Novaes de Almeida, Sergio Tavares e Tiago Araújo.
Em digníssima forma de livro, cada edição da Portal compila trabalhos de dez autores brasileiros e está projetada para ter seis edições, das quais Portal Stalker é a terceira.
As anteriores foram Portal Solaris e Portal Neuromancer, publicados em 2008. As tiragens são limitadas e distribuídas gratuitamente para leitores escolhidos pelo editor e pelos autores nelas publicados.
Além de sugerir a ficção fantástica como ambiente válido para um trabalho artisticamente relevante, Nelson de Oliveira homenageia alguns dos clássicos da FC&F mundial.
Stalker é um romance de autoria dos irmãos russos Arkady e Boris Strugatsky, inédito no Brasil, mas com adaptação para o cinema dirigida por Andrey Tarkovsky. Uma edição portuguesa, pela editora Caminho, pode ser obtida nos sebos.
Solaris refere-se ao livro do escritor polonês Stanislaw Lem, também levado ao cinema por Tarkovsky em sua primeira versão em 1972, e por Steven Soderberg 30 anos depois. Já Neuromancer é o cultuado romance do americano Willian Gibson que inaugurou o movimento cyberpunk.
Os próximos volumes, sem data determinada de publicação, farão referência aos livros Fundação de Isaac Asimov, 2001, uma odisseia no espaço de Arthur C. Clarke e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.
Mais informações sobre a revista Portal podem ser obtidas no blog do projeto, aqui.

Um comentário:

  1. Oi, tive o privilégio de ler dois Portais, Solaris e Neuromancer (emprestados), e gostei bastante. É realmente uma ótima publicação e só lamento que eles não sejam vendidos nas livrarias ou bancas. Bem, é um dos diferenciais, não? É um espaço para a literatura de ficção científica e para a experimentação.

    Vale também indicar o blog do Nelson de Oliveira, em que há uma relação das obras que ele já publicou: http://urbanalenda.blogspot.com/ . E também, para quem se interessa, vale a pena correr atrás das resenhas que ele publica no jornal Rascunho << http://rascunho.rpc.com.br/index.php?ras=secao.php&modelo=2&secao=25&lista=0&subsecao=0&ordem=3112>.

    abraço,

    Érica
    blog.oficioeditorial.com.br

    ResponderExcluir