quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Em campanha: Fã-autor, Mayara Barros

Fã-autor: Experiências colaborativas e criativas no universo das fanfics
é a tese de mestrado da pesquisadora Mayara Barros que está em uma campanha de financiamento direto. Trata-se de um estudo a respeito da produção de fanfics, atividade que se expandiu explosivamente a partir do advento da internet e das redes sociais.
Não que a prática seja uma novidade: desde o início do século XX que os fãs apaixonados por alguns tipos de literatura praticam a arte de se apropriar de seus universos favoritos para criar novas histórias, usando os mesmos personagens da aventura original ou aproveitando apenas sua ambientação, criando todo um novo núcleo dramático. Talvez o caso mais significativo e longevo dessa prática sejam as fanfics de Sherlock Holmes, algumas cometidas por fãs muito famosos, como Jô Soares, por exemplo.  Depois vieram fanfics do seriado de tv Star Trek, das séries de fantasia O senhor dos Aneis e Harry Potter, e a coisa toda só tem crescido, inclusive no Brasil. E é justamente esse o foco da pesquisa. 
Diz o texto de apresentação da obra: "O livro mapeia práticas narrativas, criativas e colaborativas possíveis na cultura digital a partir da relação dos fãs com os produtos de entretenimento no universo das fanfictions brasileiras. A partir de conceitos de cultura do fã, cultura participativa, teorias literárias e cognição atuada, a autora faz uma etnografia virtual para analisar as fanfics selecionadas e entrevistar os autores, numa tentativa de demonstrar que a prática da fanfic é dialógica, criativa e intertextual por natureza. Por ser um mergulho no universo dos fãs brasileiros, mostrando como a relação com o entretenimento pode ser mais profunda do que muitos assumem, esta obra é para todos que têm interesse em entender um pouco mais sobre as relações entre fãs e criatividade."
Mayara Barros é Doutora em Comunicação Social pelo PPGCOM/UERJ, escritora, ilustradora e designer de jogos. É autora da coletânea de contos Caleidoscópio (2016, Illuminare) e integra a equipe podcast Andarilhos do Imaginário
A publicação terá 96 páginas e publicação pela Editora Appris. Apoios podem ser confirmados até o dia 19 de fevereiro, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário