domingo, 10 de novembro de 2019

Maresia do rock

A maior parte dos artistas que tem esperança de viver de sua arte guarda entre seus tesouros o direito de imagem. Ao longo do séculos 19 e 20, a jurisprudência se voltou para garantir os direitos individuais de autoralidade, que hoje são muito detalhados, tornou conteúdos em marcas reservadas da indústria cultural e até a imagem pessoal se tornou objeto de garantias comerciais.
Mas tudo isso entrou na berlinda com a implementação da rede mundial de computadores, a internet. A facilidade da reprodução não autorizada fomentou uma verdadeira mania, que se intensificou com a popularização das redes sociais. Isso tem causado muita preocupação entre artistas e produtores que tentam garantir seus direitos na justiça, mas essa luta parece inglória a longo prazo.
Por isso, vejo como muito ousada a iniciativa do jornalista cearence Cláudio Portella, autor de mais de duas dezenas de livros de crônicas, poemas e contos, cujo trabalho mais recente é a novela Maresia do rock: Recriada parceria de Raul Seixas & Paulo Coelho, publicado pelo autor no selo Edições CP.
Trata-se de uma recriação ficcional que se apropria sem pudores das imagens dessas duas personalidades famosas para recontar livremente a história da parceria que legou um valioso patrimônio na música popular, porém sem qualquer pretensão historiográfica, quase como em uma realidade alternativa.
O livro tem 92 páginas e é formado por 180 capítulos curtíssimos, muitos deles com não mais que um único parágrafo. A capa, com imagens dos dois artistas, é outra ousadia temerária.
O livro pode ser encomendado diretamente com o autor pelo email claudio.portella@gmail.com. Aproveite antes que o homem reclame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário