quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Literatura fantástica em 2003

Escrevi este artigo para a derradeira edição do fanzine Megalon, publicada em maio de 2004. Já estávamos, naquele momento, discutindo a publicação do primeiro volume do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, que seria efetivamente publicado no ano seguinte, avaliando a produção editorial de fc&f no País em 2004. Era um momento importante, em que o crescimento da produção já se manifestava, como se pode perceber no otimismo deste artigo. Os números de 2003 podem parecer modestos quando comparados ao mercado de 2013, exponencialmente maior, mas é interessante resgatar este texto para uma visão comparativa destes dois momentos da fc&f no Brasil.


FCB em 2003: Será que abriu a porteira?
O leitor deve recordar que, na última edição, eu fiz nesta coluna algumas provocações apoiado no fato do Prêmio Argos 2003 não ter apurado a categoria de livros por falta de indicações dos fãs, o que me deixou muito aborrecido porque o ano de 2002, a qual se referiu o prêmio, havia conhecido uma quantidade expressiva de títulos de boa qualidade. Ao final do artigo, prometi que voltaria ao tema com os títulos de 2003.
O infausto atraso que a edição 70 do Megalon sofreu, ainda que não tenha nada de positivo em si, serviu para que eu pudesse completar o levantamento total dos livros de fc&f de autores nacionais publicados ao longo deste ano e, para minha surpresa, 2003 foi ainda mais produtivo que o ano passado, com listas  extensas tanto de publicações reais quanto virtuais, nada menos que 40 títulos, que classifiquei entre ficção e não-ficção. Antes de mais considerações, vamos a lista que é muito interessante (as editoras foram citadas quando possível).

Lançamentos 2003
FICÇÃO
Romance
Fantasia
- Angus, Orlando Paes Filho. Editora Arxjovem.
- Zigurate, uma fábula babélica, Max Mallman. Editora Rocco.
- Velta, Emir Ribeiro. Edição do autor.
- O prisioneiro da sombra, Luiz Roberto Mee. Editora 34.
Ficção científica
- A caverna de cristais, Helena Gomes. Devir Livraria.
- O encubado, Rogério Amaral Vasconcellos. Edições Hiperespaço, Nova Coleção Fantástica 3.
- O anjo da morte, Gian Danton. Edições Hiperespaço.
- A Esfinge Negra, Miguel Carqueija. Edições Hiperespaço, Nova Coleção Fantástica 2.
- O último portal: o segredo das pedras, Eliana Martins e Rosana Rios. Editora Cia. das Letras.
- Escuridão, Alexandre Moreira. Editora Papel&Virtual.
- No começo de tudo, Domingos Pelegrini. Editora  Nova Alexandria.
- Abismos do tempo, Lucio Manfredi. Site Intempol. (ebook)
- Melissa, meretriz do mal, Carlos Orsi Martinho. Site Intempol. (ebook)
- Vaca profana: Encruzilhada, Rogério Amaral Vasconcellos.  Projeto SLEV. (ebook)
- Vaca profana: A nave, Rogério Amaral Vasconcellos. Projeto SLEV. (ebook)
- Três reis magos, Larissa Redeker. Projeto SLEV.(ebook)
- Tempo de animais, Paffomilof der Engel. Projeto SLEV. (ebook)
- D. Pedro I e último, Gabriel Bozano. Projeto SLEV. (ebook)
- Prova oral, Rogério Amaral Vasconcellos. Projeto SLEV. (ebook)
- Iroha, Ernesto Nakamura. Projeto SLEV. (ebook)
- Maya, Alexis Lemos. Projeto SLEV. (ebook)
- Templos e tempos, Maurício Wojciekowski. Projeto SLEV. (ebook)
- Pátria de chuteiras, Gerson Lodi-Ribeiro. Site E-Nigma. (ebook)
Horror
- Luar de vampiros, Julia Moon. Editora Scortecci.
- Bento, André Vianco. Editora Novo Século.
- O discípulo, Walther Alvarenga. Editora Expresso.
- O mal está entre nós 1: O covil dos lobos, Isabel Vasconcelos  de Mendonça. Editora Quarto Cavaleiro. (ebook)

Antologia
Fantasia
- Vinte anos no hiperespaço, Cesar Silva, org. Editora Virgo.
- Os extraordinários, Rubens F. Lucchetti. Editora Opera Graphica.
Ficção científica
- Trilogia do Eral, Maria Helena Bandeira. Editora Via Literária. (ebook)
Horror
- Páginas de sombra, Braulio Tavares, org. Editora Casa da  Palavra.
- O vampiro de cada um, Martha Argel. Edição da autora.
- Horror e pensamentos, Raul Tabajara. Edição do autor.
- Dr. Suástica, Ataide Tartari. Projeto Babilônia.  (ebook)

NÃO FICÇÃO
Fantasia
- Ficção científica, fantasia e horror no Brasil – 1875/1950, Roberto de Sousa Causo. Editora UFMG.
- Coletâneas de resenhas de cinema, Renato Rosatti. Site Scarium. (ebook)
Ficção científica
- Como os astronautas vão ao banheiro, Jorge Luiz Calife. Editora Record.
- Ensaios de história alternativa, Gerson Lodi-Ribeiro. Site Scarium. (ebook)
Horror
- Viovode: Estudos sobre vampiros, Cid Vale Ferreira, org. Editora Pandemonium.
- Drácula, o homem por trás do mito, Roberta Zugaib. Editora Aleph.

Eu não lembro de um período tão fértil nos últimos vinte anos de fandom. E nunca havia visto um título de fc&f nacional nas listas dos 10 mais vendidos por meses seguidos, como conseguiu Orlando Paes Filho com o seu romance Angus (Arxjovem). É algo que deve ser considerado, mesmo que fique um tanto explícito o trabalho vigoroso do autor na promoção de sua obra. Esse tipo de atitude deveria ser regra no mercado editorial, não exceção como se observa. A visibilidade que Orlando encontrou na mídia foi fruto desse investimento editorial, que é legítimo e deveria ser imitado por todas as editoras e escritores. A fama ajuda a vender e a venda amplia a fama, mas o movimento tem que ser iniciado em algum momento, ele não é gerado expontaneamente só pela qualidade intrínseca da obra. Quem ficou com dor-de-cotovelo, que sente-se a margem do rio e chore.
Outra constatação, que faço um tanto sem base mas com quase certeza de acertar, é que a publicação de fc&f nacional em 2003 pode ter superado a de traduções nesses mesmos gêneros. A fc&f estrangeira tem sido pouco publicada e o que apareceu por aqui  recentemente dirigiu-se mais aos leitores de histórias em quadrinhos, uma vez que os autores de maior evidência foram Neil Gaiman e Alan Moore, notórios roteiristas dos comics. Não sei se isso quer dizer alguma coisa mas, cá com meus botões, fico pensando se a fc não está passando por um fenômeno semelhante ao que aconteceu com o faroeste no cinema: saiu de moda.
Um detalhe a se observar é a quantidade de títulos dedicados aos vampiros. Em 2003, a Rede Globo, maior e mais influente emissora de tv do país, exibiu uma novela com os sanguessugas que certamente ajudou a inflar o balão desses personagens do horror gótico, mas o crescimento de interesse por eles não se iniciou agora, vem crescendo há alguns anos e acredito que pelo menos pelos próximos meses essa bolha não vai estourar. Mais vampiros devem vir por aí.
A novidade foram as coleções de livros virtuais. Alguns editores estão investindo nesse formato e cada um comemora com entusiasmo o sucesso dos seus lançamentos, convencidos pela grande quantidade de downloads registrados – quase sempre esse é o  único modo de se conferir, pois a maioria dos ebooks são distribuídos gratuitamente, sem  gerar qualquer dividendo financeiro que se possa contabilizar. Mas esse indicativo carece de confiabilidade, uma vez que para se conseguir baixar por completo uma cópia de um arquivo eletrônico, o usuário tem que fazer várias tentativas e é provável que os contadores  automáticos de acesso considerem cada uma delas como um download, falseando a estatística.
Outro detalhe perturbador é a falta de repercussão dos ebooks. Que os livros virtuais são extremamente desconfortáveis e não animam a leitura imediata não é novidade; de qualquer forma, também não lemos no ato os livros convencionais que compramos. Mas enquanto livros reais como, por exemplo, a antologia Como era gostosa a minha alienígena (Ano-Luz, 2002) ou o romance Zigurate, de Max Mallman (Rocco) receberam diversos comentários e resenhas quase que imediatamente após seus lançamentos, pouco ou nada se falou sobre qualquer dos ebooks para além de seus próprios relises. Dá o que pensar.
Enfim, fica a lista aqui expressa para quem quiser conferir. Continuarei anotando em meu caderno todos os lançamentos de 2004 que tiver notícia e, na primeira edição de 2005, prometo que faço o relatório sobre eles. Quem viver, verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário