sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lançamentos da Draco

A paulista Editora Draco divulgou ontem as imagens das capas de seus próximos lançamentos em FC&F nacional.

O peregrino: Em busca das crianças perdidas, romance de Tibor Moricz, autor de Fome e Sindrome de Cérbero, é uma fantasia híbrida de FC e faroeste, mais ou menos como A torre negra, de Stephen King, pelo menos a capa remete imediatamente a essa famosa série.
Faroestes são coisas raras entre os autores brasileiros mas, em 2008, Antonio Xerxenesky antecipou o tema com Areia nos dentes (Não Editora), uma novela de horror com zumbis. O livro parece ter conseguido uma boa vendagem, pois em 2010 foi republicado pela poderosa editora Record. Uma boa perspectiva para Moricz.

O Baronato de Shoah: A canção do silêncio, romance de estreia de José Roberto Vieira, é um título que já vem sendo divulgado há algum tempo. A sinopse, disponível do blogue da obra, conta um enredo algo similar ao do longa metragem Gladiador (2000, Ridley Scott), refilmagem do clássico A queda do Império Romano (1964, Anthony Mann), porém num contexto de fantasia steampunk.

Crônicas de Atlântida: O tabuleiro dos deuses é o primeiro romance do jornalista Antonio Luiz M. C. Costa (autor da coletânea Eclipse ao pôr do Sol e outros contos fantásticos, também pela Draco). Livro robusto, de mais de 450 páginas, conta a história de um triâgulo amoroso entre jovens magos da então exuberante Atlântida. O tema da Atlântida é recorrente na fantasia brasileira, como por exemplo o curioso Incidente no Caribe (2005, da autora), de Denise Reis.
A ilustração da capa sugere que o autor faz um vínculo cultural de sua Atlântida com a cultura asteca, o que acrescenta interesse ao romance.
Agora é só esperar o anúncio dos lançamentos; enquanto isso, vá reunindo capital, que 2011 promete.

5 comentários:

  1. Na verdade, Cesar, trata-se de um híbrido entre FC, faroeste e fantasia. Um digno weird western. E que suas palavras se tornem proféticas... Recoooord, eu estou aqui, ó!! rsrs

    ResponderExcluir
  2. "O tema da Atlântida é recorrente na fantasia brasileira" -- observação interessante. É na verdade um tema bem antigo. Aparece, por exemplo, em "A Cidade Perdida" (1948), de Jerônymo Monteiro.

    ResponderExcluir
  3. A quem estiver interessado no meu livro "Crônicas de Atlântida: o tabuleiro dos deuses", convido a conhecer o site “Crônicas de Atlântida: a enciclopédia”, que esmiuça o mundo no qual esse romance está ambientado.

    http://www.cronicasdeatlantida.com/enciclopedia

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela citação elogiosa ao meu "Incidente no Caribe". Bacana vê-lo lembrado tento tempo depois de lançado.
    Grande abraço
    Denise Reis

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela citação elogiosa ao meu "Incidente no Caribe". Bacana vê-lo lembrado tento tempo depois de lançado.
    Grande abraço
    Denise Reis

    ResponderExcluir