segunda-feira, 11 de maio de 2009

Muito horror em e-zines gratuitos


Uma das atividades mais intensas dos fãs de FC&F tem sido a publicação de fanzines virtuais, os conhecidos e-zines. Especialmente nos últimos dois anos, muitos títulos surgiram e mesmo que uma parte tenha ficado só na primeira edição, outros lograram uma vida bem mais profícua, distribuindo novos números periodicamente.
Há e-zines de todos os gêneros mas os mais bem sucedidos são os dedicados ao horror, um gênero historicamente bem representado, com produtos regulares de mídia e fãs fiéis e ardorosos. Durante algum tempo, estive envolvido bem de perto com essa tribo e confirmei o grande interesse que eles demonstram por dinâmicas de grupo, como eventos e festivais. Certamente o mesmo ocorre com os fanzines.
Nos últimos dias, recebi nada menos que cinco fanzines de horror, todos distribuídos gratuitamente através da internet e quem quiser também pode consegui-los.

TerrorZine, editado por Ademir Pascale através do site Cranik, surgiu em 2008, e tem sido bastante regular. Dedicado à literatura, a edição 9 traz minicontos, dicas de livros e entrevistas com escritores, e mantém-se aberto aos colaboradores interessados em participar.

O mais veterano de todos, Juvenatrix, é editado por Renato
Rosatti, editor muito conhecido no meio, que mantém os atualizadíssimos blogs Infernotícias e Juvenatix, além do site Boca do Inferno. Juvenatrix teve uma longa vida em formato real, distribuído pelo correio para assinantes, mas a partir do número 109 tornou-se virtual, fundindo-se depois com o fanzine Astaroth, também publicado por Rosatti. O zine publica principalmente contos e artigos sobre cinema de horror, mas dá alguma entrada também para fantasia e ficção científica. Para consegui-lo é preciso solicitar ao editor, enviando um e-mail para renatorosatti@yahoo.com.br.

Adorável Noite, editado por Adriano Siqueira, é outro fanzine que teve edição real antes de se virtualizar, mas de certa forma sempre esteve ligado a atividade dos fãs na internet, através de listas de discussão e sites de autores, sendo o próprio Adriano um escritor bastante ativo, recentemente publicado na boa antologia de contos Amor Vampiro (2008) da editora Giz. O e-zine pode ser obtido no blog do autor, que também disponibiliza edições anteriores e e-books com trabalhos do editor, entre outras coisas bacaninhas.

Do site Ravens House chegaram os e-zines Flores do lado de cima nº6, dedicado a literatura e cinema, e Fun House nº8, dedicado a histórias em quadrinhos e rock. Além de artigos e dicas em suas especialidades, os dois fanzines divulgam a cobertura da Fantástica Jornada Noite Adentro, evento de horror realizado dia 13 de março na biblioteca pública Viriato Correa, em
São Paulo, capital, com as presenças ilustres do escritor André Vianco e a atriz performática Liz Vamp.

Todos estes e-zines são publicações amadoras, feitas por diletantismo de seus editores, por isso o resultado é vigoroso e pode causar brotoejas em quem está desacostumado. Mas com doses regulares, as brotoejas desaparecem e a coisa fica bem divertida.

Ainda sobre horror, o escritor Mario Carneiro Jr. está organizando um concurso de contos promovido nas comunidades Escritores de Terror e Histórias de Terror, e outras comunidades, blogs, sites etc. O regulamento pode ser lido aqui e aqui. Mario adiantou que pretende fazer algo memorável e relevante, por isso está convidado escritores importantes e bem posicionados no meio. Os prêmios serão livros que ele está reunindo através da doação de escritores e editoras. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário