sábado, 25 de abril de 2009

As portas do magma, Miguel Carqueija & Jorge Luiz Calife

Noveleta de aventura de autoria de Miguel Carqueija e Jorge Luiz Calife, publicada em forma de e-book pelo site Scarium.
Conta a história de um escritor de ficção científica sem qualquer pendão heróico que é repentinamente convocado para salvar o mundo. E a situação em que isso ocorre não poderia ser menos esdrúxula: uma mulher, cuja aparência geral poderia se resumir na palavra "pontuda", bate em sua porta e diz que ele tem que acompanhá-la para o centro da Terra, pois somente ele pode socorrer a civilização de "pontudos" que lá habita e que está ameaçada por uma inundação de magma.
Depois de alguma hesitação, o infeliz segue a garota para o centro da Terra em seu curioso veículo de navegação subterrânea, no melhor momento da história que, por si só, vale o trabalho inteiro. Entre os pontudos, ele descobre que o problema é decorrente de um projeto internacional de sequestro de carbono, cuja estratégia é injetar no subsolo o CO2 excedente na atmosfera, e é preciso pará-lo. Para melar o negócio, ele terá que embarcar num foguete "suicida" pilotado por sereias pouco amigáveis e se fazer entender entre os engenheiros humanos numa gigantesca plataforma marítima internacional.
Essa história absurda, que em nenhum momento consegue ser minimamente crível, vale pelo bom humor com que o protagonista encara a situação. Uma grande farsa que, de acordo com o editor da Scarium Marco Bourguignon, homenageia os antigos enredos de histórias sobre mundos e civilizações perdidas, de autores como Jules Verne e Edgard Rice Burrougs.
O texto base é de Carqueija – autor historicamente vinculado ao ambiente amador, que estreou profissionalmente em 2008 com o romance Farei meu destino (editora Giz) – e ficou incompleto por anos até que, em 2008, ele propôs ao seu colega, o experiente jornalista e escritor Jorge Luiz Calife, que o concluísse. Calife é identificado com histórias de ficção científica hard e deve ter reeditada em 2009 sua trilogia Padrões de Contato, pela Devir Editorial.
O resultado pode ser conferido nesta edição digital de 69 páginas, que pode ser baixada gratuitamente aqui.
Um detalhe um pouco incômodo é que, a certa altura, os tipos que compõe o texto cemeçam a mudar de tamanho sem qualquer motivo aparente. Uma vez que não me parece ter sido acidental, a única explicação que me ocorre é que editor pretendeu destacar as intervenções de Calife no texto de Carqueija. Não chega a ser um problema, mas também não acrescenta nada e bem poderia ser corrigido, pois passa uma sensação de desleixo à publicação.
De qualquer forma, vale a pena conhecer esse curioso exemplo de ficção científica juvenil, que tem bons e divertidos momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário