Está disponível mais uma edição histórica do multipremiado fanzine de ficção científica e horror Megalon, originalmente publicada em julho de 1991, sob a edição de Marcello Simão Branco e Roberto de Sousa Causo.
Em suas 42 páginas, este número 16 apresenta contos dos brasileiros Fábio Fernandes, Roberto de Sousa Causo e Roberto Schima, e do norteamericano Richard Stooker, artigos de cinema, literatura e ciência de Causo, Jorge Luiz Calife, Miguel Carqueija e Gilberto Schoereder.Mas o que realmente chama a atenção neste número do fanzine é o resultado da enquete que o Megalon promoveu entre seus leitores para identificar os melhores da ficção científica em todos os tempos.
Os fãs escolheram Arthur C. Clarke como o Melhor Escritor, seguido por Isaac Asimov e Ray Bradbury, reafirmando o ABC do gênero. Os brasileiros Jorge Luiz Calife e André Carneiro apareceram nas 36ª e 37ª posições.
Na categoria Melhor Romance, foram apontados Fundação, de Isaac Asimov, Duna, de Frank Herbert, e Um cântico para Leibowitz, de Walter M. Miller, nas primeiras posições. O único texto brasileiro lembrado foi Piscina livre, de André Carneiro, na 42ª posição.
Na categoria Melhor Longa-Metragem, uma barbada: 2001: Uma odisseia no espaço, de Stanley Kubrick, Blade Runner, de Ridley Scott e O planeta proibido, de Fred M. Wilcox, ocupam as primeiras posições. Nenhum filme nacional aparece na relação, como era de se esperar. Até me surpreendi ao ser lembrado que, por coincidência, fui eu quem acertou a maior quantidade de palpites corretos naquela enquete (67% dos itens).
Para ver a relação completa, além de curtir o valioso conteúdo da publicação, baixe gratuitamente o arquivo pdf, aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário