domingo, 11 de abril de 2021

Múltiplo 48

A edição de outubro de 2020 do fanzine eletrônico de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim, tem 56 páginas e traz as hqs "A rede da carne", de Eberton Ferreira, "Confronto 2", de Weberton F. Silva e Glauco T. Grayn, "Lábios da morte", de Rodrigo Marcondes, Sullivan Suad, Zilson Costa e Alan Emmanuel, e as tiras "Coelho Nero", de Omar Viñole. 
No fórum "Quadrinhos Opinião", debate sobre a presença das mulheres nos quadrinhos brasileiros. Ilustrações de Júlio Shimamoto, May Santos e Dinho Monteiro complementam a edição. A capa traz um desenho de May Santos. 
Múltiplo pode ser lido online ou baixado gratuitamente aqui; edições anteriores também estão disponíveis.

Conexão Literatura 64

A edição de outubro de 2020 da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale, tem 104 páginas e destaca em entrevista o trabalho do escritor César Dabus, autor do romance A Liga dos Corações Puros: A chama (Chiado, 2018). Também entrevista os escritores Adam Mattos, Andre L. Braga, Márcia Feitosa, Efraim Amazonas, Joelson Araújo, Rozz Messias e Tifanny Valente.
Traz contos e poemas de Roberto Schima, B. B. Jenitez, Míriam Santiago, Cristiane Mesquita Alves e Márcia Dias dos Santos. Completam a edição, artigos de Gilmar Duarte Rocha, Raimundo Collares Ribeiro, Mayanna Velame e Marcos Pereira dos Santos. 
Conexão Literatura é uma publicação gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

Mafagafo 3 completa

Mafagafo, publicação eletrônica dedicada à ficção fantástica de autores brasileiros editada por Jana Bianchi, encerrou 2020 com mais 5 edições, perfazendo 12 números ao longo dessa terceira temporada, rigorosamente uma para cada mês.
Em agosto, Emitindo, fc de Benjamin Edgar Jacob. Em setembro foi a vez de Iris M. Fonceca e sua fantasia folclórica Corpo estampado. Em outubro, ganhamos a fantasia esportiva Futebol, magia e um punhado de sal, de Anna Martino. Novembro trouxe As sete vidas do Capitão Hernandez, fantasia naval de Isa Prospero, fechando o ano em dezembro com a fc Nós somos "The explosão espacial"!, de Carlos Norcia. 
Estas edições, bem como todas as anteriores, podem ser lidas gratuitamente no saite da revista, aqui. Algumas permitem download

Juvenatrix 215


A edição de outubro de 2020 do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti, tem 21 páginas e traz contos de Allan Fear, Rynaldo Papoy, Rosatti, quadrinhos de Márcio Kurty e Rosatti, e resenhas do editor ao filme de cinema O homem do Planeta X (1951), cujo cartaz ilustra a capa. Divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de metal extremo complementam a edição. 
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.

Literatura fantástica, casas mal-assombradas, metamorfoses

Há não muito tempo, uma das maiores reclamações dos estudiosos e pesquisadores fãs da literatura fantástica no Brasil era a ausência absoluta de interesse da academia em tratar desse assunto. Isso porque sempre houve debates acalorados no ambiente dos fãs e um dos argumentos recorrentes nesse debates era que apenas os acadêmicos poderiam realmente obter conhecimento verdadeiro no assunto. Até os poucos prêmios promovidos no fandom eram frequentemente criticados por não serem escolhidos por acadêmicos. 
Bem, parece que esse tempo está realmente no passado. Aqueles que antes eram apenas fãs, hoje estão fazendo pesquisas nas universidades e uma das provas dessa produção é o crescimento das publicações acadêmicas especializadas em literatura fantástica. 
Uma delas é a antologia Literatura fantástica, casas mal-assombradas, metamorfose, organizada pelo Prof. Dr. André de Sena, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e publicada pela Edufpe, editora da Universidade.
O livro tem 170 páginas e reúne 12 artigos e ensaios de pesquisadores brasileiros e estrangeiros apresentados nos 7º e 8º Congressos de Literatura Fantástica de Pernambuco, realizados em 2017 e 2018, investigando os textos ficcionais sobre os temas "casas mal assombradas" e "metamorfoses". São eles: “Casas mal-assombradas: arquitetura fantástica, topofobia e o personagem esteta do horror nos contos de H. P. Lovecraft, de André de Sena, “O assombroso solar amarelo em O papel de parede amarelo, de Charlotte Perkins Gilman”, de Maylah Longo Gonçalves Menezes Esteves, “M. R. James e C. G. Jung nas Sombras dos intelectuais, catedrais e assombrações”, de Victor Vitório de Barros Correia, “La mansión de Araucaima ou o gótico nos trópicos”, de Darío Gómez Sánchez, “Entre o fantástico e a alegoria: uma reflexão sobre o fantasmático museu de ‘Vanitas’, de Almeida Faria”, de Letícia Raiane dos Santos,  “Espectros e visagens entre as paredes da casa-grande”, de Roberto Beltrão), “A metamorfose como processo físico e discursivo na narrativa fantástica peruana contemporânea”, de Erwin Snauwaert, “O macaco e o monstro em ‘Um relatório para uma academia’, de Franz Kafka”, de Raul da Rocha Colaço,  “Teriomorfismo em dois contos de Grimm: fratria, identidade e protagonismo feminino”, de Gisele Gemmi Chiari, “O trapaceiro de mil faces: Jung, Loki, Puck e Le Guin”, de Victor Vitório de Barros Correia, “Extrapolando o real para cultivar possibilidades: a potência do fantástico na literatura de Mia Couto e João Guimarães Rosa em uma perspectiva deleuzeana”, de Leonardo Monteiro Crespo de Almeida, e “Metamorfose e dualidade: aproximações entre o médico, o monstro e o Hulk”, de Edson José Rodrigues Júnior.
O volume está disponível em formato digital para download gratuito aqui.

QI 164

Ainda em julho de 2020, foi lançado o número 164 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros. 
A edição tem 40 páginas e traz os artigos de Alex Sampaio,Francisco Dourado, Lio Guerra Bocorny, E. Figueiredo e Daniel Dorion (transcrito do Jornal do Dia), quadrinhos de Henrique Magalhães e Luiz Claudio Lopes Faria. A edição é completada com as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores (com 20 páginas!), "Edições independentes" divulgando lançamentos de fanzines de julho e agosto de 2020, e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. 
O destaque da edição, contudo, é sua criativa capa, construída em duas lâminas com uma estrutura interativa de dobraduras que guarda um segredo. Um design maravilhoso só mesmo possível nos fanzines impressos. 
Junto à edição, os assinantes recebem o fascículo a da série Os Primeiros Super-Heróis do Mundo, dedicado ao personagem Dr. Semana. A publicação tem 12 páginas e a pesquisa é de Rod Tigre.
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Contudo, suas versões digitais são disponibilizadas pelo saite da editora Marca de Fantasia, aqui.

sábado, 3 de abril de 2021

III Prêmio ABERST

No dia 7 de novembro de 2020, a Aberst - Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror anunciou em cerimônia realizada pela internet (disponível aqui), os vencedores da terceira edição do Prêmio Aberst concedido aos melhores romances e contos policiais e de horror publicados no Brasil entre julho de 2019 e junho de 2020. São eles:
Narrativa curta policial: "O assassinato de Cláudio Manuel da Costa", Jean Pierre Chauvin. Menção Honrosa: "O machado da Casa de Pedra", Larissa Brasil.
Narrativa Longa Policial: Noir carnavalesco, Ian Fraser.
Narrativa Curta Terror: "Um conto sem fim", Alexandre Braoios.
Narrativa Longa Terror: Numezu, Jorge A. Moreira.
Narrativa Curta Suspense: "Pax Domini", Caesar Charone.
Narrativa Longa Suspense:  A garota da casa da colina, Larissa Brasil.
Projeto Gráfico: Apocalipse Segundo Fausto, Giovanna Vaccaro.
Quadrinhos: Found Footage, Marvin Rodrigues. Menção Honrosa: A máscara da morte branca, Isaque Sagara.
Conjunto da obra: Vera Carvalho Assumpção.
Autora revelação: Iza Artagão.
Medalhas Destaque: Assassinato on-line, Jon O’Brien; Entre o skate e o tráfico, Victor Costa; Histórias para não dormir, Rafael Danesin e Mhorgana Alessandra; O esquife haitiano, Fabiano Soares; Paranoia, Márcio Cardoso Pacheco; Ilustrações, Carolina Mancini.
Parabéns aos ganhadores!

Múltiplo 47

A edição 47 – publicada em setembro – do fanzine eletrônico de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim, tem 56 páginas e traz as hqs "Confrontos", de Weberton F. da Silva e Glauco Torres Grayn, "Encontro ao acaso", de André Carim e Claudiney Dias, "Parceiras" de André Carim, Rogério Rocha e Marcos Gratão, "Fragmentos de perigo" de André Carim, Carlos Rodriggs e Marcos Gratão, e "Crime passional", de Marcos Gratão, tiras "Coelho Nero', de Omar Viñole e "As Aventuras do Pequeno Xuxulu", de  Gian Danton e Toninho Lima. 
No fórum "Quadrinhos Opinião", debate sobre personagens de quadrinhos brasileiros, e a seção "Multiplique-se", com fichas de personagens do quadrinho alternativo. Ilustrações de Carlos Rodriggs, Marcos Gratão, Moacir Muniz, Alberto de Souza - Beralto, Zuio César, Silmar Oliveira, Omar Viñole e Paulo Tomson. A capa traz um desenho de Zilson Costa. 
Múltiplo pode ser lido online ou baixado gratuitamente aqui; edições anteriores também estão disponíveis.

Literomancia 5

O número 5 da revista eletrônica Literomancia, editada Luana Nicolaiewsky e dedicada à ficção de fantasia, ficção científica, terror, suspense e policial em todas as mídias, tem 57 páginas e traz contos de Caliel Alves, Raquel de Mello Soares, Francisco Jeferson, Rodrigues de Sousa, Juliana Schaidhauer, Carol DerMond, Allen Rose, Diogo Mendonça e Hitallo Dalsoto, entrevistas com Ivan Freitas e Vitor Santos, além de artigos de autoria de Dré Santos, e portfólios dos ilustradores Fernando Siqueira e Gê Mendes.
Literomancia está aberta à submissão de contos, ensaios, matérias, quadrinhos e ilustrações, e pode ser baixada gratuitamente aqui.

Conexão Literatura 63

A edição de setembro de 2020 da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale, tem 106 páginas e destaca em entrevista o trabalho do escritor Marcos DeBrito, autor do romance de horror Apocalipse segundo Fausto (Coerência, 2020). 
Também entrevista os escritores Ana Lúcia Vieira de Andrade, André Galvão, Roberto Minadeo, Edison de Farias, Eduardo Maciel, Joane Santana, Renata Soltanovitch, Roberta de Souza, Rosiane Alves e Rosilene Almeida. Traz contos e poemas de Rozz Messias, B. B. Jenitez, Míriam Santiago, Roberto Schima, Cleusa Piovesan, e quadrinhos de Sandro Zambi. 
Completam a edição, artigos de Gilmar Duarte Rocha, Raimundo Collares Ribeiro, Márcia Villaça da Rosa, Santina Hernandez Sanson, Marcos Pereira dos Santos, Robson Sauer Inglez e Mayanna Velame. 
Conexão Literatura é uma publicação gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.