sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Lançamento: O dia escuro

O dia escuro: Contos inquietantes de autoras brasileiras
é uma antologia de terror que tem o singelo apelo de reunir textos unicamente de mulheres. 
Organizada por Fabiane Secches & Socorro Acioli para a editora Companhia das Letras, a seleta tem o objetivo de estabelecer um paradigma para o gênero praticado no país quando se trata de escritoras, o que não é de se duvidar. O time de selecionadas é impressionante: Amara Moira, Ana Rüsche, Andréa del Fuego, Carola Saavedra, Cidinha da Silva, Dia Nobre, Eliana Alves Cruz, Fabiane Guimarães, Flavia Stefani, Jarid Arraes, Laís Romero, Lygia Fagundes Telles, Marcela Dantés, Maria Valéria Rezende, Mariana Salomão Carrara, Micheliny Verunschk, Natalia Borges Polesso, Natércia Pontes, Socorro Acioli, Trudruá Dorrico.
Diz o texto de apresentação: "Uma mulher acha um dedo na praia. Um homem em situação de rua agoniza na calçada. Uma menina tem certeza de que sua mãe foi trocada por outra. Um herdeiro escravocrata enlouquece com espíritos do passado. Uma criança brinca com a amiga sem saber que já morreu. Essas são algumas das inquietantes histórias contidas nesta coletânea, para levar o debate sobre terror latino-americano a um novo patamar. São textos que causam medo, angústia, repulsa ou assombro, e têm como único ponto comum o fato de terem sido escritos por mulheres. Ao reunir contos de vinte autoras brasileiras de diferentes regiões do país, familiarizadas ou não com a literatura do gênero, O dia escuro tenta responder à pergunta: O que nos aterroriza hoje?"
O volume tem 232 páginas e já está a venda no saite da editora, aqui.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Lançamento: O moinho dos deuses/Delírio, Maurice G. Hugi

Está chegando aos assinantes a edição de setembro da Coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
A edição apresenta dois títulos no formato "vira-vira": O moinho dos deuses (The mill of the gods) e Delírio (Fantasia dementia), do escritor britânico Maurice G. Hugi (1904-1947), originalmente publicados em 1946 e 1947, respectivamente. 
Dizem os textos de apresentação: "Moinho dos deuses apresenta um mundo subitamente inundado por produtos de uma empresa chamada Moinho, que os oferece a preços muito abaixo do mercado, o que gera suspeitas nos governos globais que iniciam uma investigação para desvenmdar a origem dessas mercadorias". E sobre Delírio: "Um ladrão de carros recém-saido da prisão é incapaz de evitar o impulso de voltar ao crime. Quando um roubo dá errado, se vê preso em um pesadelo que está apenas começando". 
De ascendência francesa, Higi participou ativamente do fandom de fc britânico. Sua produção foi pequena: um romance e oito novelas, como é o caso dos títulos deste volume. Faleceu cedo, vítima de uma de diabete crônica. 
O volume tem 188 páginas no total, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto ao volume, os assinantes recebem, além do recorrente marcador de páginas personalizado, um adesivo com a mesma imagem presente nas duas capas.
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, são oferecido para venda no saite da editora, aqui.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

HQ Memories 19

HQ Memories
é um fanzine de e sobre quadrinhos editado pelo cartunista Luigi Rocco sob a chancela do selo Inumanos Agrupados, dedicado a resgatar trabalhos e autores esquecidos dos quadrinhos brasileiros e estrangeiros.
A edição de setembro resgata antigas histórias em quadrinhos de crime, ou policiais como são mais conhecidas por aqui. 
A seleta inclui "Agarre-se à vida" (1953), de Mike Peppe e Alex Toth; "Rostos falsos" (1965), de Luís “Merí” Quevedo; "Presuntinho" (1983), de Willy; "Forte mesmo" (1965), de Luís Merí, "Mr. A" (1968), de Steve Ditko; "Esquininha" (1984), de Guto Franco, Gilberto Garcia e Juarez Corrêa; e "O assassinato de amanhã" (1946), de Jack Kirby e Joe Symon. 
A edição tem 44 páginas, formato magazine com capa em cartão com uma bela ilustração do artista russo-americano Modest Stein. Imagens e detalhes de cada um dos trabalhos apresentados podem ser conferidos no blogue da publicação, aqui.
HQ Memories pode ser encomendado diretamente com o editor, pelo email luigirocco29@gmail.com.

sábado, 21 de setembro de 2024

Juvenatrix 262

Está circulando a edição de setembro do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em onze páginas, traz resenhas de autoria do  editor aos filmes Assassinato no espelho (1964), Casa do medo (1945), O beijo do vampiro (1963) e aos clássicos Destino à Lua (1950) e Suspiria (1977) do mestre do horror Dario Argento.
A edição é completada com notícias e divulgação de publicações e bandas de metal extremo. A capa exibe um cartaz do filme Destino à Lua.
Cópias em formato pdf podem ser obtidas pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Biopunk 3

A editora belenense Cyberus, que é lembrada aqui sempre que publica uma nova edição da revista Tricerata, está construindo um catálogo expressivo na área da ficção científica, especialmente aquela de autoria de escritores da região Norte.
Biopunk, série de antologias digitais que vem sendo montada por organizadores diversos desde 2022, está lançando agora sua terceira edição, que tem organização de Áurea Vieira e conta com contos de Amy Lee Blun, Chico Urutau, Daniel S. Cunha, Fabrício Lima, Lailton Garcia, Marcelo Henrique Pereira, Marcus Leite, Mauricio, R B Campos, Nilo Nobre e Uédson Fernandes, tratando de temas como "engenharia genética, memórias programáveis, implantes nanossintéticos e modificações no DNA". 
A publicação está com uma campanha de financiamento direto na modalidade "tudo ou nada", ou seja, o livro só será publicado se a meta mínima for atingida. 
A campanha vai até o final de outubro e pode ser  acessada aqui.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Agatha e o hotel perdido, Renan Laviola


"Agatha vive numa cidade pequena, que para ela parece ainda menor. Filha de pais superprotetores, a garota se vê sempre impedida de explorar os lugares e viver as experiências que deseja. Um dia, ela se arrisca e, num impulso, embarca numa jornada que vai ajudá-la a entender de outra forma sua relação com a família, o mundo e as aparências. Em um universo fantástico, repleto de elementos de folclore e cultura brasileira, Agatha desvendará os mistérios de um hotel místico, envolto em segredos e magia."
Este é o texto de apresentação do romance de fantasia Agatha e o hotel perdido, de Renan Laviola, que está com uma campanha de financiamento direto promovida pelo próprio autor para viabilizar a sua publicação.
Laviola é defensor público por profissão, mas este não é seu livro de estreia: em 2018 publicou, pela Editora Viés, o álbum em quadrinhos Mensageiro: Uma carta para meu ex-grande amor, com ilustrações de Alex Sander. Ambos os títulos deixam claro o caráter infanto-juvenil, o que de forma alguma os desabona: a fantasia para leitores jovens é valiosíssima e tem grande aceitação. E entre as opções de recompensas, há um combo com os dois títulos do autor.   
Agatha e o hotel perdido prevê um volume de 350 páginas com muitas ilustrações, e pode ser apoiado aqui até o dia 19 de outubro próximo.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Lançamento: O aniversário da infanta, Oscar Wilde

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto da Editora Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas.A relíquia de setembro é a novela de fantasia O aniversário da infanta (The birthday of the infanta), do escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900), originalmente publicada em 1891. O autor é um dos grandes mestres da literatura universal, mais conhecido pelos clássicos O retrato de Dorian Gray e O fantasma de Canterville.
O aniversário da infanta é o segundo volume do autor na coleção SRL; o primeiro foi O rojão notável, publicado no volume 25. 
Diz a sinopse: "O aniversário de doze anos da infanta da Espanha é celebrado com toda a pompa e circunstância. Trazido para entreter a princesa, um anão ignora a crueldade com que é tratado e se apaixona pela monarca. Porém, um espelho revelará a maldade do mundo que o cerca."
O aniversário da infanta  acupa o número 54 da coleção SRL; tem 106 páginas, tradução de Camila Fernandes e traz também uma biografia do autor. A capa tem uma ilustração de Bruno Felix. 
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2024 anuncia os finalistas


Criado em 2019, o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica é extensão do congresso de ficção fantástica Odisseia e homenageia autores e obras publicadas no ano anterior especificamente inscritas para o certame. No último sábado, dia 14 de setembro, a organização do evento divulgou as listas tríplices dos finalistas da edição 2024. São eles: 
PROJETO GRÁFICO
André de Carvalho – Zona livre – Pipoca & Nanquim;
Daniel Gruber – A noite do cordeiro – O Grifo;
R. M. Albuquerque – O mago revolucionário – Pendragon.
QUADRINHOS FANTÁSTICOS
Alexey Dodsworth e Cristina Lasaitis – As confissões da Bahia em quadrinhos – Dos autores;
Anderson Shon e Daniel Cesart – Estados Unidos da África – Do autor;
Kiko Garcia – Horror show – Kikomics.
NARRATIVA LONGA LITERATURA JUVENIL
Giovana Oliveira – Aguapés – Teju Jagua;
Lhaisa Andria – Almakia: A Vilashi e os dragões – Lumus;
Marcelo Cassaro e Marlon Teske – Anomalia, vol. 1 – Jambô.
NARRATIVA CURTA FANTASIA
Auryo Jotha – A Feira do Troca-Troca onde um filhote de onça vale um rádio de pilha – Motim;
Lis Vilas Boas – As sete mortes de uma sereia – Magh;
Thiago Ambrósio Lage – "Seis estrelas" – Escambanáutica, Ano 2 nº4 – Escambau.
NARRATIVA CURTA FICÇÃO CIENTÍFICA
André Cáceres – Esperando o dono – Caos & Letras;
Daniela Funez – O êxtase derradeiro da vampira de Osasco – Bandeirola;
Danilo Heitor – "A visagem do ovo" – Escritor Brasileiro. Subtextos, vol.4.
NARRATIVA CURTA HORROR
Flávio Karras – Socorro! Mate o meu microondas! –  Independente;
João Mendes – Corpo de barro – Escambau;
Pedro Cruvinel – Um tostão para sinhá – Rocket.
NARRATIVA LONGA FANTASIA
Camila Fernandes e David Hoffmann – Jornadas extraordinárias a vidas distantes – Sisko;
Cesar Alcázar – Espero que eu não me apaixone por você  – Avec;
Vilto Reis – Nascida para o trono – Draco.
NARRATIVA LONGA FICÇÃO CIENTÍFICA
Catu Yawara – Os errantes – Do autor;
Cirilo S. Lemos – Um milhão de mim – Draco;
Rodrigo Pontes – As neurofiandeiras de Val – Do autor.
NARRATIVA LONGA HORROR
Larissa Brasil – Uma oração para ninguém – Da autora;
Penina L. Baltrusch  –  Welcome to Londres, parceiro – Independente;
Thunder Dellú – Os que sobem à noite –  Avec.
ARTIGOS FANTÁSTICOS
Alana Brezolin – Literatura fantástica brasileira de autoria feminina: duas vezes à margem do cânone – EDUCS;
Alexey Dodsworth – "A interpretação dos muitos mundos da mecânica quântica na ficção científica" –Poiésis – UFF;
George Amaral  – O estranhamento na ficção do antropoceno: Teorias e reflexões sobre o estranhamento na ficção. Bandeirola.
CONTOS INÉDITOS (a serem publicados na revista do evento)
Andréa Berriel – "A escritora fantasma";
Marina Mainardi–  "Bravura";
Nicolás Irurzun – "Penitência";
Patrícia Baikal –  "Engolida por uma casa";
Patrícia H. Aafantis – "Poeira oceânica".
Os jurados do Prêmio em 2024 foram Guilherme Smee, Nathália Xavier Thomaz, Simone Saueressig, Camila B. Kaihatsu, Cesar Silva, Lucas Viapiana, Enéias Tavares, Roberto de Sousa Causo, Carolina Mancini, Adrianna Alberti e Duda Falcão.
Os vencedores serão anunciados durante a décima edição do congresso, que ocorrerá presencialmente nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2024 no Espaço Força e Luz, em Porto Alegre. 
Mais informações serão divulgadas oportunamente no saite do Odisseia, aqui.

sábado, 14 de setembro de 2024

Tricerata 14

Está enfim disponível o primeiro número de 2024 da revista literária digital Tricerata, editada por Maurício Coelho pela Editora Cyberus, e dedicada à produção literária nacional de fc, fantasia e horror. 
A edição tem 19 páginas e traz contos de Rodrigo Marins, Luiz Tavares e Bruno Bueno, todos no gênero da fantasia. A imagem capa está creditada a Tithi Luadthong.
Decerto que a revista enfrenta dificuldades. Planejada para ser bimestral, passou quase um ano sem publicar, e agora chega com uma quantidade de páginas muito menor que a das duas edições anteriores, que variavam de 50 a 60 páginas cada. O editor lamenta, em uma nota, que está com dificuldade de manter a revista, mas ainda não pensa em parar. 
Esta e outras edições da Tricerata podem ser baixadas gratuitamente no saite da editora, aqui.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Odisseia de Literatura Fantástica Pocket

Neste sábado, dia 14 de setembro, das 16 às 19h, acontece uma versão pocket do congresso literário Odisseia de Literatura Fantástica, no Auditório Luis Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre/RS.
A programação inclui, às 16 horas, a palestra "Entre uma distopia apocalíptica e uma narrativa policial: os enredos da ficção científica", com Luisa Aranha, Diego Mendonça e Rafael Marantes; e às17 horas, a palestra "Fantasia Épica ou Espada e Feitiçaria: Qual você prefere?", com Duda Falcão, Simone Saueressig e Cesar Alcázar. 
E, coroando a programação, acontece às 18 horas o anúncio oficial dos finalistas das onze as categorias do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2024: Narrativa longa horror, Narrativa longa fantasia, Narrativa longa ficção científica, Narrativa curta horror, Narrativa curta fantasia, Narrativa curta ficção científica, Projeto gráfico de horror/fantasia/ficção científica, Quadrinhos fantásticos de horror/fantasia/ficção científica, Narrativa longa literatura juvenil de horror/fantasia/ficção científica, Artigos fantásticos de horror/fantasia/ficção científica e a nova categoria Conto inédito de horror/fantasia/ficção científica.
O evento é presencial e não contará com transmissão pela internet.
Mais informações no saite do evento, aqui.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Lançamento: O mistério dos mistérios, Mark Dawidziak

A vida e a obra de Edgar Allan Poe causa interessse em toda parte. Isso porque o autor, depois que foi recuperado para a cultura mundial pelos artigos de Charles Baudelaire, caiu no gosto tanto da academia quanto do público. A ele se reputa a criação do romance policial, do horror moderno e até da ficção científicaE como a vida de Poe, e especialmente sua morte, são tão misteriosas quanto seus contos, a Editora Pensamento, através do selo Cultrix, acaba de publicar o livro O mistério dos mistérios: A morte e a vida de Edgar Allan Poe, biografia do escritor de autoria do pesquisador novaiorquino Mark Dawidziak.
Diz o texto de apresentação: "Muitos sabem, que este escritor norte-americano morreu em circunstâncias assustadoras. Ao longo dos anos, multiplicaram-se as especulações sobre a causa de sua morte, sendo questionado até possível assassinato. Mark Dawidziak, traz o estudo destas considerações através de um envolvente processo narrativo de linha do tempo dupla, que opõe os últimos meses, cada vez mais angustiantes de Poe, à cronologia de sua vida breve. O autor lança uma nova luz, sobre a vida e a morte do enigmático mestre do terror moderno."
O volume tem 332 páginas, tradução de Caesar Souza e está disponível no saite da editora, aqui.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Lançamento: O massacre, Luciano Lamberti.

Do premiado escritor argentino Luciano Lamberti, chega ao Brasil pela Darkside Books o romance de terror O massacre (La masacre de Kruguer), livro finalista do Premio Fundación Medifé Filba 2020. 
Diz o texto de apresentação: "No pequeno povoado montanhês de Kruguer, Argentina, há um festival de neve anual no dia 26 de junho. Sob o olhar ansioso dos turistas, a comunidade se junta na praça para realizar apresentações de músicas e danças tradicionais, comer carneiro assado, distribuir chocolates e consumir muita cerveja alemã. As lojas ficam lotadas e a renda ajuda a manter a comunidade durante o verão. No entanto, durante o festival de 1987, aconteceu algo que as cidades vizinhas já temiam há algum tempo. Uma crise de insanidade coletiva toma conta do povoado, e quase toda a população de Kruguer é assassinada de maneiras brutais por seus próprios membros." 
O trabalho dialoga com alguns textos seminais de Thomas Ligotti, ecoa influências da ficção de H.P. Lovecraft e também de autores contemporâneos como Stephen King e Clive Barker. 
O massacre tem 160 páginas, tradução de Diogo Cardoso e está em pré-venda no saite da editora, aqui, com entrega prevista para 27 de setembro.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Velta: Contos da super-detetive 18

Velta, a mais conhecida super-heroína dos quadrinhos brasileiros, continuamente publicada desde 1972, sustenta a série Contos da super detetive, cujo objetivo é apresentar, em ordem cronológica, toda a saga da personagem desde suas primeiras aventuras. 
A edição 18 traz a aventura "Os parasitas do espaço - Parte 1", publicada originalmente na extinto fanzine Historieta do saudoso Oscar Kern, na qual Velta se une ao Homem-Justo para enfrentar perigosos seres do espaço. Também apresenta reproduções das capas dos fanzines Zat extra 2 e Zat 28.
A capa frontal traz uma imagem produzida por Ribeiro e Paulo Nery, e a capa traseira reproduz os capítulos 15 e 16 da série "As muitas roupas de Velta", mostrando modelitos da heroína usados em outubro de 1979.
A edição pode ser obtida diretamente com o autor, pelo email emir.ribeiro@gmail.com.

sábado, 7 de setembro de 2024

Jerusalém, Alan Moore


Ainda dá tempo de garantir a caixa com três volumes do macrorromance Jerusalém, do escritor e roteirista britânico Alan Moore, que é mais conhecido por seus trabahos para os quadrinhos, alguns dos quais fizeram muito sucesso, como Do inferno, Watchmen, V de vingança e A Liga dos Cavalheiros Extraordinários, entre outros. 
A edição brasileira chega pela editora Veneta, com tradução de Marina Della Valle, num box com três volumes que, no total, somam 1616 páginas. 
Jerusalém nasceu com jeitão de obra-prima: o romance levou dez anos para ser finalizado e há uma grande expectativa por essa publicação aqui. Não só porque Moore tem inúmeros fãs, especialmente dos quadrinhos dele, mas também por seu envolvimento com magia e misticismo, que lhe valeu o epíteto de Bruxo de Northampton. 
Diz o texto de apresentação: "O operário Mick Warren sofre um acidente de trabalho e isso repentinamente lhe traz lembranças que estavam há décadas esquecidas. O acidente o faz lembrar do momento, aos quatro anos de idade, em que morreu e depois ressuscitou, e tudo o que aconteceu entre um ponto e outro. De uma só vez, lhe vem à mente memórias que estavam até então adormecidas. Com medo de dobrar a esquina da loucura, algo típico de sua família, relata a experiência para sua irmã, Alma, uma célebre artista plástica, que resolve transformar as memórias do irmão caçula em obras de arte, e desencadeia acontecimentos sobre os quais nem ela nem seu irmão têm qualquer controle." 
O enredo, que mistura ficção com história, aproveita diversos personagens reais como Albert Einstein, Rei Salomão, Charlie Chaplin, Samuel Beckett, Dusty Springfield, além de santos, reis, prostitutas e demônios. 
A edição, contudo, ainda não está disponível: para adquiri-la, é necessários apoiar a campanha de publicação que a Veneta divulgou aqui. Aliás, uma campanha extemamente bem sucedida, apoiada por mais de 1200 pessoas e superou a meta em mais de 300%. 
Para garantir seus exemplares, ofertados entre uma série de recompensas adicionais, visite a página da campanha, aqui.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Lançamento: Kerigma, Ricardo Labuto Gondim

Depois de faturar um Prêmio Argos em 2021 pelo romance Pantokrátor, o escritor e roteirista Ricardo Labuto Gondim apresenta agora sua sequência, Kerigma: A conclusão de 'Pantokrátor'.
Diz o texto de divulgação: "Três anos depois dos eventos de Pantokrátor, Simão, o mago desapareceu. Os brasileiros definham nos universos colaterais da Kopf des Jochanaan, formam filas nas Casas de Suicídio Terapêutico, lotam igrejas e ouvem Mahler. Os neo-ortodoxos expandiram seu poder. O Regime endureceu e implodiu o Cristo Redentor. O Pantokrátor está em movimento e deseja Simão a qualquer custo. Para tirá-lo das sombras, a divindade lógico-algorítmica ordenou a captura de Felipe Parente, que hesita entre fugir ou lutar. Mesmo sabendo que é impossível vencer."
O livro tem 352 páginas e está em pré-venda pela Editora Avec, aqui.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Lançamento: A tumba do Maestro, Duda Falcão

Duda Falcão é uma personalidade importante no atual panorama da fc&f brasileira, organizando antologias, prêmios e eventos, tanto que a gente quase esquece que, antes de mais nada, ele é um ótimo escritor, com diversos livros já publicados, entre os quais O estranho oeste de Kane Blackmoon, resenhado aqui, e Protetores, aqui.
E para que a gente se lembre disso, a Editora Avec acaba de anunciar uma nova coletânea de contos de fc&f desse escritor gaúcho: A tumba do Maestro.
Diz o texto de apresentação da obra: “Embarque em uma viagem literária sombria e inesquecível, onde o misterioso Anfitrião conduz uma sinfonia de contos macabros que desafiam a sanidade. Cada história é uma faixa única nessa orquestra do terror, começando com uma abertura que abalará seus nervos e sua mente. Do jazz sombrio que ameaça o destino da Terra à aventura infernal em uma cidade amaldiçoada, cada conto amplifica seus medos. A icônica presença do ‘Proprietário do Museu do Terror’ confrontando Drácula promete um dueto que ecoará em sua mente. Você encontrará criaturas sedentas de sangue, um duende protetor de livros proibidos, e monstros que se escondem sob as camas. A grandiosidade épica da espada e feitiçaria se une ao rock psicodélico e ao progressivo cyberpunk, elevando a narrativa a novos patamares. A jornada culmina em uma ópera espacial com Becky Star, antes de encerrar com a tensão demoníaca de ‘A Mansão Etérea’, deixando cicatrizes na alma. Para quem ousa explorar o desconhecido, essa sinfonia macabra promete pesadelos únicos e arrepiantes”.
O livro tem 152 páginas, conta com ilustrações de Fred Macêdo, e está em pré-venda aqui.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Conexão Literatura 111

Está disponível a edição de setembro do periódico eletrônico Conexão Literatura, editado por Ademir Pascale, dedicado à divulgação de novos autores e obras da literatura brasileira. 
A edição tem 142 páginas e destaca em entrevista exclusiva o trabalho do escritor João Barone, mais conhecido como o baterista da banda Paralamas do Sucesso. 
Traz ainda contos de Iraci J. Marin, Idicampos, Sellma Luanny, Luciana Simon de Paula Leite, Mí Santiago, Ney Alencar e Roberto Schima, e entrevistas com os escritores Camila Mota, José Alfinyahu, Lucilla Simonsen Paes de Almeida e Tibério de Tribschen, além de poemas, crônicas, resenhas e artigos de assuntos variados.
A revista tem distribuição gratuita e pode ser baixada aqui. Números anteriores também estão disponíveis.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Despertar: Uma maldição de ruínas e fúria, Jennifer L. Armentrout

A escritora americana Jennifer L. Armentrout, que ficou bastante conhecida no Brasil pelos romances da série Sangue e cinzas, está lançando uma nova série de fantasia sombria. Trata-se de Despertar, cujo primeiro volume, originalmente lançado em 2023, leva o título Uma maldição de ruínas e fúria (Fall of ruin and wrath).
Diz o texto de apresentação: "Há muito tempo, o mundo foi destruído pelos deuses. Apenas nove cidades foram poupadas. Separadas pela vastidão selvagem repleta de monstros e perigos inimagináveis, cada uma delas é governada por um guardião, um membro da realeza que se alimenta do prazer sentido pelos mortais. Dotada com uma intuição que nunca falha, Calista sabe que seus talentos são extremamente valiosos para os poderosos. Desse modo, ela leva a vida escondida como cortesã do Barão de Archwood, oferecendo a ele informações em troca de proteção. Quando a intuição de Calista a leva a salvar um lorde de um perigo terrível, a voz da intuição da garota ressoa como um alarme em seus ouvidos: Hoje, ele a trará felicidade, mas um dia causará sua ruína. O incidente chama a atenção do Barão, que logo se interessa pelo viajante, enquanto Lorde Thorne, por sua vez, se interessa por Calista. A jovem então se torna acompanhante temporária do visitante, mas a região está tomada por rebeliões, tornando o acordo entre eles ainda mais difícil. Enquanto a violência se alastra pelo reino, com cavaleiros e monstros batalhando nos portões da cidade, o lorde fica cada vez mais faminto pela companhia de Calista em sua cama e a intuição da garota não parece ser o suficiente para mantê-la segura. Em meio ao caos na cidade, Calista deve decidir entre seguir sua intuição e proteger a si mesma, ou seguir seu coração até a própria ruína anunciada".
Uma maldição de ruínas e fúria tem 434 páginas, tradução de Carlos César da Silva e é uma publicação do selo Galera da Editora Record.