sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Bang! 28

Depois de uma breve aventura brasileira, a editora portuguesa Saída de Emergência continuou seu trabalho na Europa, investindo em livros de fantasia, ficção científica e terror. Enquanto esteve aqui, a editora também publicou duas edições de sua revista Bang!, editada por Luís Corte Real, uma das melhores publicações em língua portuguesa dedicada ao gênero fantástico. Já divulgava neste blogue desde suas primeiras edições, a Bang! chega ao número 28 em Portugal, onde é distribuída gratuitamente nas livrarias Fnac. 
Nesta edição de 124 páginas ricamente ilustradas, traz artigos sobre livros, cinema, música, série de tv, quadrinhos, RPGs e outros jogos, com amplo destaque para a franquia The Witcher. Também traz entrevista com o escritor Joe Abercrombie, quadrinhos de Fernando Lucas, Pedro Potier e Patrícia Furtado, e ficção Mara d'Eleán e Rebeca Silva. 
A versão digital da revista Bang! pode ser baixada gratuitamente aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

Juvenatrix 214

Está disponível a edição de setembro do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. Em suas 15 páginas, traz contos de Wagner Teixeira, Allan Fear e Rynaldo Papoy, e resenhas do editor aos filmes de cinema Re-juvenator (1988), Jasão e os Argonautas (1963) e O zumbi (1933). Divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de metal extremo complementam a edição. 
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.

QI 163

Está circulando o número 163 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros. 
A edição tem 36 páginas e traz os artigos de Lio Guerra Bocorny, E. Figueiredo, Alex Sampaio e do editor, além de quadrinhos de Henrique Magalhães, Luiz Claudio Lopes Faria, Wagner Nyhyhwh e Guimarães. A edição é completada com as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores, "Edições independentes" divulgando os lançamentos de fanzines de maio e junho de 2020, e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. 
Junto à edição, os assinantes recebem o fascículo 5 da série Voos n'O Tico-Tico, sendo o segundo dedicado às séries obscuras publicadas no referido suplemento. A publicação tem 12 páginas e a pesquisa é de Francisco Dourado.
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Contudo, suas versões digitais são disponibilizados pelo saite da editora Marca de Fantasia, aqui.

Múltiplo 46

Está disponível a edição de agosto do fanzine eletrônico de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim. 
A publicação tem 60 páginas e traz as hqs "Universo Escorpião de Prata", de Eloyr Pacheco e Caio Majado, "Um Acidente de Sorte", de André Carim e Airton Marcelino, "Coruja", de César Barboza, "Leila", de Chagas Lima, "As Aventuras do Pequeno Xuxulu", de Gian Danton e Toninho Lima, "Ambivalentes", de Jimmy Darwin e "Coelho Nero", de Omar Viñole, "Icfire e Arkinus", de Chagas Lima. No fórum "Quadrinhos Opinião", debate sobre o mercado de quadrinhos no Brasil, e a seção "Multiplique-se", com fichas de personagens do quadrinho alternativo. Ilustrações de Dinho Monteiro, Kléber Kleber Lira, May Santos e Omar Viñole. A capa traz um desenho de May Santos. 
Múltiplo 45 pode ser lido online ou baixado gratuitamente aqui; edições anteriores também estão disponíveis.

Literomancia 4

Está circulando o número 4 da revista eletrônica Literomancia, editada Luana Nicolaiewsky e dedicada à ficção de fantasia, ficção científica, terror, suspense e policial em todas as mídias. 
A edição tem 50 páginas e traz contos de Carmo Bonfim, João Augusto Nardo, Edilton Nunes, Susy Hekamiah, William Fontana, Diógenes Carvalho Veras, galeria de artes de Roberto Schima e Al Stefano, entrevistas com Larissa Prado e Daniel Gruber, além de artigos de autoria de Dré Santos. A capa traz uma ilustração de Pablo Peixoto.
Literomancia está aberta à submissão de contos, ensaios, matérias, quadrinhos e ilustrações, e pode ser baixada gratuitamente aqui.

Conexão Literatura 62

Está disponível a edição de agosto da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale. 
A revista tem 131 páginas e traz entrevistas com os escritores Adolfo Vasconcelos de Albuquerque, Aline Siqueira, A. Nogueira Silva, Renato Coutinho, Eduardo Liporacci, Claudenice Luna, Felipe Paiva, Gilmar Duarte Rocha, Isael Costa, João Gomes Moreira, José M. S. Freire, Isaac Ramos, Naican Costa Escobar, Plinio Marcos Basílio Gracia e Sirley Petrelli Tarosso. Traz ainda ficções de Míriam Santiago e Roberto Schima, quadrinhos de Sandro Zambi, e artigos de Mayanna Velame, Marcos Pereira dos Santos, Rafael Botter e Raimundo Collares Ribeiro.
Conexão Literatura é uma publicação gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

sábado, 5 de setembro de 2020

Juvenatrix 213


Está disponível a edição de agosto do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em suas 17 páginas, traz contos de Wagner Teixeira e Allan Fear, resenha de Marcello Simão Branco ao romance Flashforward, de Robert J. Sawyer, e resenhas do editor aos filmes de cinema O tesouro do OVNI (1988), O peixe assassino (1979) e Devorado vivo (1976), cujo cartaz ilustra a capa. Divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de metal extremo complementam a edição. 
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.

Coleção Fênix

A pandemia é uma desgraça, mas favoreceu a criação de uma série de atividades interessantes, muitas delas já comentadas aqui. E a Coleção Fênix é mais uma dessas iniciativas positivas. Trata-se de uma série de antologias digitais de contos de ficção fantástica, organizada e editada por Richard Diegues que, em outros tempos, foi publisher da Editora Tarja, e foi também o primeiro editor a acreditar no Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, tento publicado duas edições. Diegues, portanto, está acostumado a desafios. 
Diz o editor: "O intuito foi criar uma opção de entretenimento para os leitores carentes de fontes de lazer que lhes permitissem enfrentar melhor essa terrível fase de confinamento pela qual todos passamos. A Literatura Fantástica não é uma fuga da realidade, mas pode ser um lugar especial para quem quer se distanciar por alguns instantes dela. Pensando nisso, resolvemos disponibilizar esse projeto onde a cada semana um novo volume é publicado". 
São seis volumes disponíveis até o momento, e o time de autores publicados merece respeito: 
Volume 1: Richard Diegues, Gilson Cunha, Davi M. Gonzales, Luiz Amato, Ursulla Mackenzie, Ironi Jaeger, Debora Gimenes e Marcelo Hipólito. 
Volume 2: Richard Diegues, Renato A. Azevedo, Flávia Muniz, Danny Marks, Ivan Nery Cardoso, Nina Maia, Roberto Schima e Luiz Amato. V
olume 3: Richard Diegues, Luiz Bras, Leona Volpe, Claudio Parreira, Carlos Relva, Estevan Lutz, Silvia V. Fragoso, Simone O. Marques e Vera Carvalho Assumpção. 
Volume 4: Richard Diegues, Flavio Medeiros, Sandra Frazoso, Jose Waeny, Paulo Elache, Maria Angelica de Oliveira, Rober Pinheiro e Gianpaolo Celli.  
Volume 5: Richard Diegues, Braulio Tavares, Carlos Rocha, Daniel Folador Rossi, Soira Celestino, Marco Moretti e Daniel Nasser. 
Volume 6: Richard Diegues, Alvaro Domingues, Fabio Baptista, Gaston Stefani, Humberto Lima, Paulo Fodra e Renato A. Azevedo.
As capas são simples e mantêm o layout: de um volume para outro só mudam a cor dominante.
A Coleção Fênix é oferecida pela plataforma de auto-edição da Amazon por valores simbólicos. É possível ler mesmo sem o leitor de ebooks da plataforma, que oferece uma interface online gratuita que pode ser instalada em computadores, tablets e celulares.

Ghost Writer em quadrinhos

Depois de um longo lapso, o podcast Ghost Writer, editado por Ricardo Herdy e Raphael Modena, está de volta, com um episódio sobre a arte dos quadrinhos, o "HQ Listas". Trata-se de um epsiódio subdivido em quatro módulos de uma hora cada, nos quais convidados indicam suas obras favoritas. No primeiro módulo, os escritores Flávio Medeiros e Gilson Cunha indicam e comentam Gilgamesh, A Era Metalzóica, Beatles com A, Entre a foice e o martelo, The Pro, Camelot 3000, Planetary, American vampire, Preacher e Os piratas do Tietê. O segundo módulo traz as indicações do escritor Eduado Spohr: A espada selvagem de Conan, Hellblazer, Hellraiser, A piada mortal e Palestina: Uma nação ocupada. No terceiro módulo, o jornalista Sérgio Martorelli indica Pyongyang: Uma viagem à Coréia do Norte, O garoto que colecionava Homem-Aranha, The Boys, Astro City e A letter from home (Uma carta de casa). Fechando o episódio, no quarto módulo Cesar Silva indica Nausicaa do Vale dos Ventos, Akira, Maus, Ken Parker e os patos de Carl Barks. Limitado pelas cinco indicações, acabei deixando várias coisas muito boas de fora, como Asterix, Tintim, Lobo solitário, The Whatchmen e outras obras excelentes, mas durante os bate-papos muitas outras indicações são citadas. Os programas são leves e divertidos, vale a pena ouvir. 

Memória dos Fanzines

A atividade editorial alternativa ganhou muitos adeptos durante os anos 1970, por um lado porque havia censura prévia em todos os veículos de comunicação, e por influência das propostas libertárias do movimento punk, entre as quais a do "faça você mesmo". Mas os fanzines são muito mais antigos que a ditadura brasileira e o punk rock. Na verdade, surgiram por volta dos anos 1930, durante a grande depressão, que promoveu a literatura de ficção científica a produto de consumo de massa na forma de revistas periódicas populares, a chamada pulp fiction. Jovens leitores dessas revistas, entusiasmados com a criatividade do gênero, começaram a exercitar suas próprias narrativas e publicá-las em apostilas impressas em mimeógrafos, e essa é a real origem dos fanzines: publicações feitas por fãs para os próprios fãs. No Brasil, os fanzines encontraram um ambiente favorável a partir de 1980, unindo comunidades de fãs em torno de diversos assuntos. Muitos artista, principalmente poetas, escritores e quadrinhistas, encontraram nos fanzines o formato ideal para exercitar e divulgar sua arte. Os fanzines foram a primeira rede social efetiva, tudo feito analogicamente, pelos correios. Muitos tiveram poucos números, outros se prolongaram por muito tempo, e alguns se tornaram verdadeiros marcos da arte, mas com a chegada da internet, quase todos foram extintos  e esquecidos. Por isso, é providencial a iniciativa do fanzineiro Renato Rosatti (editor do Juvenatrix, um dos poucos fanzines sobreviventes nos dias de hoje), que publicou um volume impressionante de estudos e pesquisa sobre os fanzines no Brasil. Trata-se de Memória dos Fanzines, livro eletrônico de 183 páginas que reproduz nada menos que 600 capas e descritivos de fanzines brasileiros de várias épocas. Também traz entrevistas com editores e artigos antes disponíveis no blogue Metal Reunion Zine. Além de Rosatti, Fabio da Silva Barbosa e Alexandre Chakal colaboram na publicação. 
O livro está disponível para download gratuito na Cadaveric Noise Bibilotech, uma espécie de memorial de fanzines e publicações independentes.
Os editores informam que já está em andamento a produção de um segundo volume do Memória dos Fanzines, e a publicação aceita colaborações. Mais informações no blogue Memória dos Fanzines.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Múltiplo 45

Está disponível a edição de julho do fanzine eletrônico de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim. 
A publicação tem 56 páginas e traz as hqs "Jogos de predadores", de Cayman Moreira, "A Agente Laranja", de Bira Dantas, "Escorpião Amarelo", de Isaac Maia e Renato Silva, além tiras "Coelho Nero", de Omar Viñole. No fórum "Quadrinhos Opinião", debate sobre as diferenças e semelhanças entre quadrinhos independentes e fanzines, e a seção "Multiplique-se", com fichas de personagens do quadrinho alternativo. Ilustrações de Estêvão Moraes, Kaio DM, Carlos Rodriggs, Rogério Rocha e Zilson Costa. A capa traz mais uma ilustração de Aldevir Paulino e Fito Cordeiro. 
Múltiplo 45 pode ser lido online ou baixado gratuitamente aqui; edições anteriores também estão disponíveis.

Conexão Literatura 61

Está disponível a edição de julho da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale. 
A revista tem 138 páginas e destaca a entrevista com a dupla de escritoras JackMichel. Também entrevista os escritores Cecíla Lorca, Eduardo Cardoso, Giovani Miguez, Hélio Bacelar, Jéssica Larissa, João Bernardo Oliveira, Leo Silva, Marcelo Carlos Dias, Márcia Dias, Mauro Felippe, Michele Franzini Zanin, Policarpo, Pris Magalhães, Wiil e Kiko Zampieri. 
Traz contos e poemas de Míriam Santiago, Gilmar Duarte Rocha, Emmanuel Moreno e Roberto Schima, que também conta com uma pequena mas vistosa galeria de ilustrações na edição. Artigos de Mayanna Velame, Marcos Pereira dos Santos, Rafael Botter e Raimundo Collares Ribeiro completam a edição.
Conexão Literatura é uma publicação gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

Literomancia 3

Está circulando o número 3 da revista eletrônica Literomancia, editada Luana Nicolaiewsky e dedicada à ficção de gênero (fantasia, ficção científica, terror, suspense e policial) em todas as mídias. 
A edição tem 57 páginas e traz contos de Shay Soraes, Rafael Faiani, Rômulo Herdy, Isabella Poletto Medeiros, Amélia Greier, Jonatha Victor Chagas Ferreira, Anderson Rodrigues, Vitória Vozniak e Lu Evans, quadrinhos de Felipe Nunes, galeria de Zé Borba, entrevista com a escritora Rô Mierling, e muitos artigos sobre literatura e cinema todos de autoria de Dré Santos. A capa traz uma ilustração de Pablo Peixoto.
Literomancia está aberta à submissão de contos, ensaios, matérias, quadrinhos e ilustrações, e pode ser baixada gratuitamente aqui.

QI 162


Está circulando o número 162 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros. 
A edição tem 32 páginas e traz os artigos de Alex Sampaio, E. Figueiredo, Carlos Gonçalves e do editor, quadrinhos de Julie Albuquerque, Mario Labate Santiago, Henrique Magalhães e Luiz Claudio Lopes Faria. A edição é completada com as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores, "Edições independentes" divulgando os lançamentos de fanzines de março e abril de 2020, e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. A capa traz uma ilustração do editor. 
Junto à edição, os assinantes recebem o fascículo 12 da série Artigos sobre Histórias em Quadrinhos, dedicado a As mulheres da selva. A publicação tem 20 páginas e a pesquisa é de Carlos Gonçalves. Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Contudo, suas versões digitais são disponibilizados pelo saite da editora Marca de Fantasia, aqui.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Juvenatrix 212

Está disponível a edição de julho do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. Em suas 17 páginas, traz contos de Rogério Amaral de Vasconcellos e Allan Fear, e resenhas de cinema, assinadas pelo editor, aos filmes A besta de Yuca Flats (1961), The creeping terror (1964), Plano 9 do espaço sideral (1959) e O robô alienígena (1953). Divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de metal extremo complementam a edição.
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.

Múltiplo 44

Está disponível a edição de junho do fanzine eletrônico de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim.
A publicação tem 64 páginas e traz as hqs "Encontro explosivo!, de Bruno Correa Gauto e Estevão MLV, e “Raio, o Homem-Cachorro!", de Zilson Costa, além tiras "Coelho Nero", de Omar Viñole.
No fórum "Quadrinhos Opinião", debate sobre as preferências dos leitores quanto ao mercado de quadrinhos, e a seção "Multiplique-se", com fichas de personagens do quadrinho alternativo. Ilustrações de Paulo Tomson e Bira Dantas, Emir Ribeiro, Ton Marx e Fito Cordeiro, Moacir Torres, Rom Freire e Lunyo Alves completam a edição. A capa traz ilustração de Vinícius Moura e Fito Cordeiro.
Múltiplo pode ser lido online ou baixado gratuitamente aqui; edições anteriores também estão disponíveis.

Literomancia 2

Está circulando o número 2 da revista eletrônica Literomancia, editada Luana Nicolaiewsky e dedicada à ficção de gênero (fantasia, ficção científica, terror, suspense e policial) em todas as mídias
A edição tem 57 páginas e traz contos de Lauren Rolan, Diego Mendonça, Julherme J. Pires, Maiara M. Moura, Cesar L. Theis, Gabriel Mayer e Gabriel de Souza Alencar, entrevista com o quadrinhista João Eddie, além de galerias dos ilustradores Rodrigo Couto e Carlos Sekko. A edição é completada por alguns artigos inexplicavelmente não creditados. A ilustração da capa é de Marcela Bezerra.
Literomancia está aberta à submissão de contos, ensaios, matérias, quadrinhos e ilustrações, e pode ser baixada gratuitamente aqui.

Trasgo Strange Horizons

Está disponível para leitura gratuita a antologia Trasgo strange horizons, organizado por Rodrigo van Kampen, que reúne oito contos de escritores brasileiros primeiro publicados em inglês no exterior.
Os autores selecionados são Isa Prospero, Heirto Zen, Sérgio Motta, H. Pueyo, Kali de los Santos, Woody Dismukes e Jarrid Arraes, prefaciados por um longo artigo assinado por Jana Bianchi.
Os contos podem ser lidos online no saite da Trasgo, mas também estão disponível num único volume em ebook, com 94 páginas, complementado com uma entrevista com a ilustradora da capa, Juliana Pinho. Ele está disponível para download gratuito no Pacotão de Quarentena Fantasista, ao lado de outros ebooks muito recomendáveis. No seu lugar, eu pegava todos. Aliás, eu já peguei.

Veredas

No último dia 2 de julho estive ao lado dos grandes nomes da literatura de ficção científica brasileira, Fabio Fernandes, Octavio Aragão, Jim Anotsu, Jana Bianchi, Nelson de Oliveira e Marcello Simão Branco, no podcast "Veredas: Um bate-papo inquieto sobre a ficção científica brasileira", promovido pelo canal Fantasticursos, do pesquisador e acadêmico Alexander Meireles da Silva.
A conversa, que durou nada menos que duas horas e quarenta e três minutos, foi inspirada num post de Aragão nas redes sociais sobre a possibilidade de uma nova pesquisa pública sobre o cânone da fc brasileira, a propósito daquela feita por Luiz Brás há alguns anos. O assunto acabou nem entrando na pauta do podcast, mas muitas outras coisas interessantes foram ali discutidas, que proporcionaram diversos desdobramentos interessantes.
O vídeo está disponível aqui, como parte do conteúdo oferecido pelo Fantasticursos, um canal que vale a pena acompanhar.

QI 161

Está circulando o número 161 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros.
A edição tem 28 páginas e traz os artigos de Alex Sampaio, Lio Guerra Bocorny, E. Figueiredo, quadrinhos de Henrique Magalhães, Julie Albuquerque, Mario Labate Santiago, Luiz Claudio Lopes Faria e de Guimarães. A edição é completada com as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores, "Edições independentes" divulgando os lançamentos de fanzines de janeiro e fevereiro de 2020. A capa traz uma ilustração do editor. Esta edição não trouxe encartes, coisa rara nos últimos anos de publicação.
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Contudo, suas versões digitais são disponibilizados pelo saite da editora Marca de Fantasia, aqui.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Barraco da FC

Desde o início do ano, participo de um grupo de pessoas dedicadas à divulgação da filosofia como atividade cotidiana universal. Coordenado pela filósofa Fernanda Carlos Borges e com a participação de Alécio Souza, Ana Bueno, Analu Coutinho, Apolo França, Camila Felício, Carla Pavão, Carlos Biaggioli, Cesar Silva, Chris Oliveira, Guilherme Colosio, Henrique Polesi, Luan Dias, Luiza Simões, Natan Bastos, Paula Fehper, Renata Oliveira, Sandra Barbosa, Tatiana Biancconcini, este chamado Barraco Filosófico promove discussões que são exibidas todos os sábados no programa homônimo na Rádio Madalena e também recheiam o acervo do canal do Youtube Filosofia em Movimento.
Toda semana nos reunimos para barraquear e gravar os programas, a cada vez conduzido por um barraqueiro diferente, mas com pitacos de todo mundo. Já apresentei dois Barracos ao longo deste ano e, é claro, não poderia manter a fc longe dessa conversa.
Meu primeiro Barraco Filosófico foi ao ar em 7 de maio de 2020 com o título "Uma filosofia para o fim do mundo", baseado nos texto Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, e o Apocalipse bíblico, ilustrado por canções de Eduardo Dusek ("Nostradamus") e Caetano Veloso ("Um índio"). Diz o texto de apresentação: "O conceito de fim do mundo está presente em praticamente todas as culturas. Na maior parte delas, implica num fim imprevisível, violento e absoluto. Algumas até acenam com uma existência posterior radicalmente diferente, mas apenas para certa parcela da população, o que deixa todos um tanto assustados com a possibilidade de um fim abrupto e definitivo de suas vidas. Mas será que o fim do mundo é tudo isso mesmo? Nestes tempos de crise contínua, é importante construir uma filosofia para o fim do mundo, porque é possível que ele até já tenha acabado…".
No dia 16 de agosto estreou meu segundo Barraco, "2001: Uma odisseia no espaço e o evangelho de Nietzsche para um mundo sem Deus", com canções de Richard Strauss ("Also sparach Zarathustra") e Legião Urbana ("Monte Castelo"). Diz o texto de apresentação: "2001: Uma odisseia no espaço (1968), dirigido por Stanley Kubrick (1928-1999) e baseado numa ideia original do escritor britânico Arthur C. Clarke (1917-2008) é uma das mais perfeitas peças da arte cinematográfica, um filme inteligente e profundamente intrigante, que perturbou e ainda perturba o sono de muitos admiradores da sétima arte. Mas, quais são os mistérios de sua leitura? O que significa o monolito? Por que o filme causa tanta perturbação nos expectadores? O fato é que nunca houve segredo. Kubrick explicitou em sua trilha sonora a referência direta ao livro Assim falou Zaratustra, de 1883, uma das mais importantes obras do filósofo prussiano Friedrich Nietzsche (1844-1900). Este episódio pretende investigar as ligações deste clássico cinematográfico com a obra do filósofo e com a Bíblia Sagrada, e por que podemos afirmar que Assim falou Zaratustra é o evangelho e 2001 é o Apocalipse desse novíssimo testamento para um mundo sem Deus."
Para ver os vídeos basta clicar nos títulos dos Barracos. Há muitos mais conteúdo no canal, que vale a pena conhecer. Estes e outros Barracos estão disponíveis também em divertidos podcasts no saite da Radio Madalena, aqui.

domingo, 16 de agosto de 2020

Prêmio Le Blanc 2020

No último dia 20 de junho, a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Veiga de Almeida anunciaram os vencedores da terceira edição do Prêmio Le Blanc para os melhores do ano nas categorias literatura fantástica, história em quadrinhos, animação e jogos. São agraciadas obras publicadas no ano anterior da premiação escolhidas por um juri de profissionais e acadêmicos. Este ano não houve participação de obras estrangeiras, como ocorreu nas edições anteriores. Por conta da pandemia, a premiação foi realizada de forma remota com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
E os vencedores são:
Romance:
Vencedor: Snowglobe, Fábio M. Barreto (SOS Hollywood).
Finalistas: Espíritos de Tormenta: As lâminas ancestrais, Daniel Jahchan & Andrey Gayo Lima (Astral Cultural); A deusa no labirinto, Karen Soarele (Jambô).
Antologia:
Vencedor: Duendes: Contos sombrios de reinos invisíveis, Ana Lúcia Merege, org. (Draco).
Finalistas: Curtos e fantásticos, Karen Soarele, Vinicius Mendes & Wesnen Tellurian, orgs. (Jambô); Vilãs: Contos sobre mulheres poderosas e o lado obscuro das histórias, Clara Madrigano, org. (Corvus).
História em quadrinhos:
Vencedor: Elísio: Uma jornada ao inferno, Renato Dalmaso (Avec).
Finalistas: A máscara da morte branca, Alexey Dodsworth & Isaque Sagara (Draco); Mesa 44, Rapha Pinheiro (Avec).
História em quadrinhos independente:
Vencedor: Found footage, Marvin Rodriguez (Behemoth).
Finalistas: Corenstein, vol 2: Como faz para parar?, Cora Ottoni (independente); Orixás: Ikú, Alex Mir (edição de autor).
Série de tiras:
Vencedor: Corenstein, vol 2: Como faz para parar?, Cora Ottoni (independente).
Finalistas: Os malvados, André Dahmer (webtira); Um sábado qualquer, Carlos Ruas (webtira).
Série de animação:
Vencedor: Irmão do Jorel (Copa).
Finalistas: Ico Bit Zip (Copa); O (sur)real mundo de Any Malu (Combo).
Animação longa metragem:
Vencedor: Cidade dos piratas, Otto Guerra.
Finalistas: Fujiwara Manchester: O filme, Alê Camargo; Irmão do Jorel: Edição especial alucinante, Juliano Enrico.
Animação curta metragem:
Vencedor: El churro (Estúdio Escola de Animação).
Finalistas: Fora de leibre (Estúdio Escola de Animação); Animail (Estúdio Escola de Animação).
Animação curta metragem independente:
Vencedor: Carne, Camila Kater.
Finalistas: Apneia, Walkir Fernandes & Carol Sakura; Sangro, Tiago Minamisawa, Bruno H Castro & Guto BR; Contra-filé, Pedro Iuá Hornzz & Lena Franzz.
Animação publicitária:
Vencedor: Mulheres fantásticas (Campo 4).
Finalistas: Abertura Éramos seis (Koi Factory); Brilhe do seu jeito, Bradesco (Publicis Brasil).
Jogo mobile:
Vencedor: Hoppia tale (LudicSide).
Finalista: CuteParty, Lucas Carvalho & Renan Vieira.
Jogo PC/console:
Vencedor: Sky racket (Double Dash).
Finalistas: Árida: Backland’s awakening (Aoca Game Lab & Southbox Game Studio); Blazing Chrome (Joy Masher The Arcade Crew); Kawaii Deathu Desu (Pippin Games).
Parabéns aos vencedores!

sábado, 15 de agosto de 2020

Juvenatrix 211

Está disponível a edição de junho do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. Em suas 17 páginas, traz contos de Allan Fear e Norton Coll, resenha literária à coletânea Uma sombra passou por aqui, de Ray Bradbury, por Marcello Simão Branco, e resenhas de cinema, assinadas pelo editor, aos filmes Lisa e o diabo (1973), Aranhas 3D (2013), O parque macabro/Carnaval de almas (1962) e No mundo de 2020 (1973), cujo cartaz ilustra a capa. Divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de metal extremo complementam a edição.
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.

Conexão Literatura 60

Está disponível a edição de junho da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale.
A revista tem 163 páginas e destaca em entrevista a escritora portuguesa Rute Simões Ribeiro. Também entrevista os escritores Ana Ferreira, André L. Braga, Andréa Brandão, Antonio Lopes Bezerra, Ari Heck, E. E. Siviersovski, Emmanuel M. A. Moreno, Marcelo Spalding, Mayara Oliveira, Paulo Levy, P. M. Mariano e Tulio Andrade. Traz ainda contos de Míriam Santiago, Roberto Schima, Cida Simka e Sérgio Simka, poemas de Ana Ferreira, além de artigos de Néstor Raúl González Gutiérrez, Kathia Brienza, Mayanna Velame, Raimundo Colares Ribeiro, Gilmar Rocha Duarte, Glaucio Teodoro da Silva, Alonso Everton Gonçalves e Marcos Pereira dos Santos. Dicas e divulgação completam a edição.
Conexão Literatura é uma publicação gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

Múltiplo 43

Está disponível a edição de maio do fanzine virtual de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim.
A publicação tem 52 páginas e traz as hqs "A origem do incrível Homem Sapo", de Zilson Costa, "Águia Dourada: O ataque do clone", de Mauricio Rosélli Augusto, e "Hull", de Sérgio Juncom e Aline Andrade,
No fórum "Quadrinhos opinião", debate sobre os quadrinhos e a pandemia, e a seção "Multiplique-se", com fichas de personagens do quadrinho alternativo. Ilustrações de Ton Marx e Fito Cordeiro, além tiras "Coelho Nero", de Omar Viñole, complementam a edição. A capa traz mais um trabalho incrível de Eduardo Ferrara.
Múltiplo 43 pode ser lido online ou baixado gratuitamente aqui; edições anteriores também estão disponíveis.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Cinco mafagafos no ninho

Segue em velocidade de cruzeiro a revista virtual Mafagafo, dedicada a publicação de ficção fantástica de autores brasileiros, editada por Jana Bianchi.
Em sua terceira temporada, a Mafagafo apresentou, na edição de março, "A morte do diabo", de Laura Pohl. Na edição edição de abril, "O garoto do antiquário", de Franklin Teixeira, na de maio, "Quatro cabras da peste e um segredo", de Thiago Lee, na de junho "Hei, hou, Borunga chegou", de Santiago Santos, e na de julho "Suor e sílico na terra da garoa", de Vanessa Guedes. As quatro edições, bem como todas as anteriores, podem ser lidas gratuitamente no saite da revista, aqui.
A se elogiar, além dos textos, a ótima produção do material, com capas líndíssimas, como se pode apreciar ao lado. 

Juvenatrix 210

Está disponível a edição de maio do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. Em suas 17 páginas, traz contos de Allan Fear e Wagner Teixeira, quadrinhos de Rynaldo Papoy e Vanderlei Soares, e resenhas, assinadas pelo editor, aos filmes O ciclo do pavor (1966) e A ilha dos homens-peixe (1979). O cartaz deste filme ilustra a capa, e divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de metal extremo complementam a edição.
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.

Conexão Literatura 59

Está disponível a edição de maio da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale.
A revista tem 122 páginas e destaca em entrevista o escritor brasileiro Cesar Bravo, autor do romance de horror Ultra Carnem. A edição também entrevista os escritores Alberto Hupsel, Carmem Aparecida Gomes, Glauco J. S. Freitas, J. P. Santsil, Evandro Nunes, Lucas Delo Santos e Vera Cravalho Assumpção, traz contos de Ademir Pascale, Míriam Santiago e Roberto Schima, poemas de Américo Moraes e Eduardo Martins, e artigos de Kathia Brienza, Marcos Pereira dos Santos, Laura Emanueli Neiva de Sousa, Rafel Botter, Gilmar Duarte Rocha, Raimundo Colares Ribeiro, Elenir Alves e José Flávio da Paz. Dicas e divulgação completam a edição.
Conexão Literatura é uma publicação gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Nove Amanhãs

Outro lançamento recente dedicado à ficção fantástica em língua portuguesa é revista digital Nove Amanhãs, surgida a partir do curso "Além das fronteiras da ficção científica" ministrado pela professora doutora Valéria Sabrina Pereira no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. 
A revista é produzida por Camila Lanhoso, Cochise César, Flávia Denise de Magalhães, Luciano M. Duarte Júnior, Maria Silvia Duarte e Valéria Sabrina Pereira, e traz em seu primeiro número, de 88 páginas, textos de Augusto Franco, Chico Milla, Daniel Murta, Ewerton Martins Ribeiro, Michel Peres, Raquel Figueiredo Roza, Renata Ferri, Rodrigo Assis Mesquita e Zacarias Silva.
A revista é gratuita e pode ser baixada aqui.

Literomancia

Publicação digital dedicada à ficção de gênero (fantasia, ficção científica, terror, suspense e policial) e, apesar do nome, focaliza a produção nacional em todas as mídias. Editada em Porto Alegre por Luana Nicolaiewsky, teve seu primeiro volume publicado em 2019. 
A edição de estreia tem 48 páginas e traz entrevista com o ilustrador Alexandre Tso, contos de Lu Evans, Lucas Viapiana Baptista, Davi M. Gonzales, Hitallo Dalsoto, Vitória Vozniak, Juliana Maffeis e Ana Lúcia Merege, quadrinhos de Thiago Krening e Hidaru Mei, e galeria de ilustrações de Pedro Rosa.
Literomancia está aberta a submissão de contos, ensaios, matérias, quadrinhos e ilustrações, e pode ser baixada gratuitamente aqui.

Noites sombrias

Está disponível a coletânea Noites sombrias: Contos de terror, com 17 textos de autoria do escritor paulista Ademir Pascale. O volume tem 65 páginas e reúne contos de diversos gêneros da ficção fantástica, com um inegável pendão para o horror.
Pascale é editor da revista digital Conexão Literatura e tem uma longa carreira como escritor e organizador de antologias, entre as quais Possessão alienígena (Devir) e O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe (Selo Jovem).
O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.


sábado, 4 de abril de 2020

Múltiplo 42

Está disponível a edição de abril do fanzine virtual de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim.
A publicação tem 56 páginas e traz as hqs "Você não pode comigo", de Zilson Costa, e "A pedra de jade", de Cícero Pinto e Valdecir Oliveira. No fórum "Quadrinhos Opinião", debate sobre os quadrinhos e a mídia digital, e na seção "Multiplique-se", fichas de personagens do quadrinho alternativo. Ilustrações de May Santos e Moacir Muniz, além tiras "Coelho Nero", de Omar Viñole, complementam a edição. A capa traz mais um trabalho de Valdo Alves.
Múltiplo 42 pode ser lido online ou baixado gratuitamente aqui; edições anteriores também estão disponíveis.

Conexão Literatura 58

Está disponível a edição de abril da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale.
A revista tem 99 páginas e destaca o trabalho da escritora britânica Jane Austen (1775-1817), com artigos de Kathia Brienza e do editor dedicados à autora.
A edição entrevista os escritores Sergio Carmach e Peterson A. Silva, traz contos de Míriam Santiago, Roberto Schima e Caique do Oliveira Sobreira Cruz, poema de Jack Michel, e artigos de Gilmar Duarte Rocha, Valquiria Cristina Abrantes, Francismo Meira Martins, Marcos Pereira dos Santos e Raimundo Colares Ribeiro. Dicas e divulgação completam a edição.
Conexão Literatura é uma publicação gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

Juvenatrix 209

Está disponível a edição de abril do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. Em suas 13 páginas, traz contos de Álvaro de Sousa Holstein e Allan Fear, resenha de Marcello Simão Branco ao romance Algo sinistro vem por aí, de Ray Bradbury e resenhas aos filmes O ataque das criaturas bestiais (1985) e A invasão das aranhas gigantes (1975), pelo editor. O cartaz deste filme ilustra a capa da edição. Divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de metal extremo complementam a edição.
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.

domingo, 29 de março de 2020

Zanzalá reboot

Zanzalá: Revista Brasileira de Estudos de Ficção Científica teve duas edições em 2011, publicadas pelo Laboratório de Estudos em Ficção Científica Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora. Depois de um longo hiato, a revista retornou em 2019 com mais duas edições, agora ligadas ao Genecine - Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais, do Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.
O volume 3 trouxe textos de Edilson Rodrigues Palhares, Lucas Procópio Caetano, Jean-Pierre Laigle, Lucio Reis Filho e Luiz Felipe Baute.
No volume 4 comparecem Mary Elizabeth Ginway, Jean-Pierre Laigle, Roberto de Sousa Causo, Giordano Dexheimer Gil e Lucas Procópio Caetano, além de uma entrevista com o criador da Darkflix, Ernani Silva.
Zanzalá é editada por Alfredo Suppia, Luiz Felipe Baute e Lucas Procópio Caetano, e está aberta a submissões de artigos, papers, resenhas e ensaios acadêmicos em diversas línguas.
Ambas as edições podem ser baixadas gratuitamente no saite da revista, aqui.

sexta-feira, 27 de março de 2020

Múltiplo 41

Está disponível o número 41 do fanzine virtual de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim.
A edição tem 68 páginas e traz as hqs "The Big Masters vs Os Vigilantes", de Glauco Torres Grayn e Flávio C. Almeida, e "O Vigilante", Diego Toledo. No fórum "Quadrinhos Opinião", enquete sobre as dificuldades de mercado das hqs no Brasil, com a participação de sete criadores da arte além de repiques de fóruns das edições anteriores, e a seção "Multiplique-se", com fichas de personagens do quadrinho alternativo. Ilustrações de Luiz Iório e Evandro José Silva, além das tiras "Coelho Nero", de Omar Viñole, complementam a edição. A capa traz um trabalho de Valdo Alves.
Múltiplo 41 pode ser lido online ou baixado gratuitamente aqui; edições anteriores também estão disponíveis.

Conexão Literatura 57

Está disponível a edição de março da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale.
A revista tem 70 páginas e destaca o trabalho da poetisa Luiza Moura, autora do livro infantil A pequena flor-de-lis, o beijaflor e o imenso amarElo (Cogito, 2020). A edição entrevista ainda os escritores Kleber Rocha Queiroz e Clayton Melo, traz contos de Míriam Santiago, Ademir Pascale e Roberto Schima, e artigos de  Marcos Pereira dos Santos, Vander Aparecido Castilho, Marlete Maria Pereira dos Santos, André Barbosa Kuhnen, Raimundo Colares Ribeiro, Jack Michel e Gilmar Duarte Rocha. Dicas e divulgação completam a edição.
Conexão Literatura é uma publicação gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

Juvenatrix 208

Está disponível a edição de março do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. Em suas 13 páginas, traz contos de Allan Fear e Wagner Nyhyhwh, e resenhas ao romance O mundo perdido (The lost world), de Arthur Conan Doyle, e sua adaptação para o cinema, de 1960. Divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de metal extremo complementam a edição. A capa homenageia o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que nos deixou no último dia 19 de fevereiro, lembrado também em imagens das saudosas HorrorCons ocorridas em São Paulo nos anos 1990, que contaram com sua honrosa participação.
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.

Mafagafo: terceira temporada

A revista eletrônica Mafagafo, organizada por Jana Bianchi, que publica contos fantásticos e esteve ausente em 2019, retornou em 2020 em novo formato. Em sua terceira temporada, a revista passa a ter edições mensais com textos completos.
A edição de janeiro trouxe a novela Cabaré em chamas, da H. Pueyo, mistura de conspirações políticas e antropofagia num Brasil de um futuro próximo.
Fevereiro foi a vez de Uma esfera para cada feitiço, de Waldson Souza, novela de terror com feitiçaria e discussões metafísicas sobre o real.
As novelas estão disponíveis gratuitamente para leitura online.
Edições anteriores também estão disponíveis para download gratuito no site da revista, aqui.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Visões da névoa

A editora alternativa Sol Negro tem publicado diversos títulos interessantes em seu catálogo, composto principalmente de obras raras de poesia e prosa. Uma de suas mais recentes publicações é o ensaio de Floriano Martins Visões da névoa: O Surrealismo no Brasil, que conversa de forma bastante íntima com o fantástico. Diz o texto de divulgação: "Em Visões da Névoa Floriano Martins analisa a ocorrência e influência do Surrealismo em terras brasileiras, tema nunca suficientemente explorado em nossos estudos literários."
Visões da névoa tem 76 páginas e tiragem de apenas setenta exemplares. Para adquirir, entre em contato com o editor pelo email edsolnegro@hotmail.com.

Vampiras

O editor do fanzine de quadrinhos Múltiplo, André Carim, acrescenta mais um título ao catálogo de sua editora virtual. Trata-se de Vampiras: A maldição da lua de sangue, publicação de 32 páginas com uma única história em preto e branco que se apresenta como a primeira de uma série. Anteriormente disponível apenas em edição impressa, o editor decidiu dispor a versão virtual gratuita para que os leitores curtam durante a quarentena que assola o mundo.
Diz o texto de apresentação: "Uma ameaça que vem do passado, duas entidades unidas com o objetivo de destruir e dominar o mundo, tornando as trevas predominante... Lilith e Nosferatu unidos e formando a entidade sernde fogo... Mas as trevas podem trazer a salvação: Marceline, Lara, Isabela e Valquíria, quatro vampiras de épocas diferentes, aliadas a uma bruxa, Alice, tentarão impedir que o caos se instale no presente!". O argumento é de Carim, o roteiro de Henry Garrit e os desenhos de May Santos.
A edição pode ser baixada gratuitamente aqui.

Juvenatrix 207

A edição de fevereiro do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti, trouxe em suas oito páginas um conto de Allan Fear e resenha à coletânea Escuridão total sem estrelas (Full dark, no stars), de Stephen King, e resenha ao filme O planeta dos vampiros (Terrore nello spazio, 1965), dirigido pelo cultuado Mario Bava. Divulgação e curiosidades sobre fanzines, livros, filmes e bandas independentes de metal extremo complementam a edição. A capa traz uma ilustração de Maurício Tadeu.
Para solicitar uma cópia em formato pdf, envie email para renatorosatti@yahoo.com.br.

QI 160

Está circulando o número 160 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros.
A edição tem 36 páginas e traz os artigos de E. Figueiredo, Lio Guerra Bocorny, Rod Tigre e Carlos Gonçalves, quadrinhos de Henrique Magalhães, Julie Albuquerque, Mario Labate Santiago, Celso Ricardo, Luiz Claudio Lopes Faria e de Guimarães. A seção "Fórum" com as cartas dos leitores ocupa 17 páginas e a edição é completada com a coluna "Edições independentes" divulgando os fanzines lançados em outubro e novembro de 2019. A capa traz  uma ilustração do editor, colorida a mão.
Junto da edição, os assinantes recebem o quarto fascículo da série Voos d'O Tico-Tico: Séries obscuras, sobre alguns dos esquecidos quadrinhos do suplemento. A publicação tem oito páginas e a pesquisa é de Francisco Dourado.
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Contudo, suas versões digitais são disponibilizados pelo saite da editora Marca de Fantasia, aqui.