Está circulando o número 188 fanzine
Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, inteiramente dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros.
A edição tem 36 páginas com quadrinhos de Manuel Dama, Henrique Magalhães, Luiz Cláudio Lopes Faria, e do editor, artigos de E. Figueiredo, Alex Sampaio e Rod Tigre, entrevista com o pesquisador editor de fanzines José Eduardo Cimó, ilustrações de Luiz Iório e Mario Labate Santiago, e as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores, "Edições independentes" divulgando lançamentos de fanzines do bimestre anterior e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. A capa traz uma ilustração do editor, que conta com apliques em cores e olhos de plástico do sapinho para o leitor colar.
Muitos encartes acompanham esta edição do
QI aos assinantes:
O adeus a Walmir Amaral é uma homenagem a esse ilustrador brasileiro, falecido no último dia 10 de janeiro, em uma edição de dezesseis págias, com texto de Rod Tigre e uma hq ilustrada pelo artista.
A série
HQ além dos balões traz a primeira parte da pesquisa
Livros que viraram quadrinhos, de Fábio Sales e Guimarães, num fascículo de doze páginas que, curiosamente, veio com o mesmo número 6 da edição anterior.
A série
Reflexões sobre Imagem e Cultura entrega três fascículos: o número sete traz a segunda parte de
Quadrinhos estranhos, com quatro páginas de Rod Tigre; o número oito, também de Rod Tigre, traz
Do Site Brasil à Banca do Herói Nacional, com oito páginas; e, no número nove, a pesquisa
Super-heróis brasileiros da Maurício de Sousa Produções, com quatro páginas de Gabriel Rocha.
E o primeiro fascículo da série
Passando ao lado mas ainda dentro, com o subtítulo
Milênios e outras perdas de tempo, e quatro páginas com um texto de Guimarães.
Exemplares impressos do
QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações, diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Contudo, versões digitais de todas as edições, desde o primeiro número, bem como de todos os seus encartes, estão disponibilizadas no saite da editora Marca de Fantasia,
aqui, além de muitas outras publicações que vale a pena conhecer.