sexta-feira, 31 de maio de 2024

Conexão Literatura 108

Já está disponível a edição de junho do periódico eletrônico Conexão Literatura, editado por Ademir Pascale, dedicado à divulgação de novos autores e obras da literatura brasileira. 
A edição tem 137 páginas e traz contos de Gilmar Duarte Rocha, Idicampos, Iraci J. Marin, Mírian Santiago, Roberto Schima, Luiz H, Haiml e Sellma Luanny, e entrevistas com os escritores Aline Abreu Santana, Natália Macedo e Ramon Felipe, além de poemas, crônicas, resenhas e artigos de assuntos variados.
A revista tem distribuição gratuita e pode ser baixada aqui. Números anteriores também estão disponíveis.

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Silverberg ao alcance de todos

Conforme foi adiantado aqui, está disponível a nova edição de Os mundos abertos de Robert Silverberg, ensaio de autoria do Professor Doutor Marcello Simão Branco que, em 208 páginas, faz um levantamento crítico da ficção curta desse importante e prolífico escritor americano. Trata-se de uma publicação da editora Mojunganide, em seu selo Yhade, especializado em obras nesse estilo. 
Diz o texto de divulgação "Um dos grandes nomes da ficção científica no século XX, o autor americano Robert Silverberg tem a sua ficção curta disponível em português avaliada em profundidade neste notável Os mundos abertos de Robert Silverberg, originalmente publicado em 2004. Uma pesquisa de fôlego, e ensaio crítico entusiástico e perspicaz enriquecido com extenso levantamento bibliográfico disposto em listas e tabelas."
O volume está disponível aqui, unicamente em formado digital.

terça-feira, 28 de maio de 2024

QI 188

Está circulando o número 188 fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, inteiramente dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros. 
A edição tem 36 páginas com quadrinhos de Manuel Dama, Henrique Magalhães, Luiz Cláudio Lopes Faria, e do editor, artigos de E. Figueiredo, Alex Sampaio e Rod Tigre, entrevista com o pesquisador editor de fanzines José Eduardo Cimó, ilustrações de Luiz Iório e Mario Labate Santiago, e as colunas "Fórum" com as cartas dos leitores, "Edições independentes" divulgando lançamentos de fanzines do bimestre anterior e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. A capa traz uma ilustração do editor, que conta com apliques em cores e olhos de plástico do sapinho para o leitor colar.
Muitos encartes acompanham esta edição do QI aos assinantes: O adeus a Walmir Amaral é uma homenagem a esse ilustrador brasileiro, falecido no último dia 10 de janeiro, em uma edição de dezesseis págias, com texto de Rod Tigre e uma hq ilustrada pelo artista. 
A série HQ além dos balões traz a primeira parte da pesquisa Livros que viraram quadrinhos, de Fábio Sales e Guimarães, num fascículo de doze páginas que, curiosamente, veio com o mesmo número 6 da edição anterior. 
A série Reflexões sobre Imagem e Cultura entrega três fascículos: o número sete traz a segunda parte de Quadrinhos estranhos, com quatro páginas de Rod Tigre; o número oito, também de Rod Tigre, traz Do Site Brasil à Banca do Herói Nacional, com oito páginas; e, no número nove, a pesquisa Super-heróis brasileiros da Maurício de Sousa Produções, com quatro páginas de Gabriel Rocha. 
E o primeiro fascículo da série Passando ao lado mas ainda dentro, com o subtítulo Milênios e outras perdas de tempo, e quatro páginas com um texto de Guimarães. 
Exemplares impressos do QI e seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações, diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Contudo, versões digitais de todas as edições, desde o primeiro número, bem como de todos os seus encartes, estão disponibilizadas no saite da editora Marca de Fantasia, aqui, além de muitas outras publicações que vale a pena conhecer.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Imerso nas sombras, Roberto Schima

Imerso nas sombras
é uma megacoletânea de contos de horror do escritor paulistano Roberto Schima. O volume teve publicações anteriores por diversas plataformas de auto-edição, sendo esta a mais atualizada. São 701 páginas com mais de cinquenta histórias originais deste que é um dos mais elogiados escritores da segunda onda da ficção científica brasileira, que também tem um belo portfólio em contos de fantasia e terror. 
Diz o texto de apresentação do próprio autor: "Dizer tratar-se de uma antologia de horror é um tanto exagerado. Antes de mais nada, preciso deixar claro que, de um modo geral, meus contos e noveletas estão longe de serem assustadores. Alguns beiram mais à fantasia, outros são singelos, nada havendo de terrível, constituindo-se apenas situações fora do normal, ou digamos, sobrenatural. Certas histórias são juvenis, outras, mais adultas, mas, de um modo geral, os monstros (vampiros, lobisomens, fantasmas e afins), quando surgem, fazem mais os papéis de heróis, revelando no ser humano o verdadeiro aspecto monstruoso que procuro apontar. Afinal, desde criança, fui alguém que amava os monstros, fossem eles sobrenaturais, mitológicos, pré-históricos, abissais ou do espaço. Desenhava meus monstros e, como tem sido de praxe em meus livros, colocarei algum exemplos na seção 'Galeria' no final do livro. Ah! Apesar do que escrevi acima, se eventualmente alguma história causar um calafrio ou até fizer perder o sono, prometo não ficar preocupado e deliciar-me-ei prazerosamente com isso."
O volume está disponível aqui, exclusivamente em formato digital.

sábado, 25 de maio de 2024

Estreia: Biônicos, Afonso Poyart

Apesar de alguns louváveis exemplos, o cinema brasileiro não é muito afeito à ficção científica, ainda menos por aquela em que a ação é um componente importante. Na maioria desses pouquíssimos casos, as histórias de fc do cinema nacional são mais psicológicas e dramáticas, investigando questões filosóficas e sociológicas. 
É aqui que inova o longa metragem Biônicos, dirigido por Afonso Poyart pela Black Filmes. E não apenas isso: também ousa contar uma história de fc esportiva, uma raridade no gênero tanto no Brasil quanto no resto do mundo. 
Diz o texto de divulgação: "O ano é 2035. As irmãs Gabi e Maria competem entre si desde a infância para conquistar o topo do pódio e se consagrar no salto em distância, numa realidade em que as próteses biônicas dominam os esportes. Só que essa rivalidade as leva a um caminho sinistro."
O filme tem 110 minutos e traz Gabz, Jéssica Córes e Bruno Gagliasso nos papéis principais, além de participações de Christian Malheiros, Klebber Toledo, Paulo Vilhena e Danton Mello. O trailer disponibilizado aqui mostra efeitos especiais competentes num visual que remete ao gênero cyberpunk. E as perspectivas são muito boas: a Black Filmes tem em seu catálogo, por exemplo, o bem avaliado 2 coelhos, de 2012, também dirigido por Poyart.
Biônicos estreia no serviço de streaming Netflix no dia 29 de maio. 

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Lançamento: Ruídos de outro mundo, Christopher Paolini

O escritor californiano Christopher Paolini estreou com pompa e circunstância no ambiente literário internacional com a série de fantasia medieval Eragon, iniciada em 2002, quando tinha apenas dezenove anos de idade. A adaptação da história para o cinema, em 2006, ainda que sem grande repercussão, foi suficiente para lançar seu nome a um dos mais bem sucedidos best sellers surgidos no século XXI. 
Hoje, com quarenta anos de idade, Paolini envereda pela ficção científica na série Fractalverse, iniciada em 2020 com o romance Dormir em um mar de estrelas (Sleep in a sea of star), que chegou ao segundo volume em 2023 em Ruídos de outro mundo (Fractal noise). A história, que revela forte influência do clássico Solaris, de Stanislaw Lem, chega ao Brasil pela Editora Rocco, em uma edição de 272 páginas com tradução de Edmundo Barreiros.
Diz o texto de apresentação: "Em 25 de julho de 2234, a anomalia foi descoberta. Durante uma missão rotineira, a equipe de pesquisa da nave VSL Adamura avista uma concavidade peculiar no planeta desabitado Talos VII: um buraco de quilômetros de extensão, perfeitamente simétrico, emitindo estrondos em um ritmo de extrema precisão. Certamente algo tão exato não é natural, e sim criado, construído, arquitetado. A tripulação não é de exploradores, mas aquele primeiro, imenso sinal de uma possível civilização alienígena não pode esperar; é a chance do Adamura de deixar uma marca indelével na história das viagens espaciais. Então, mesmo com a oposição de alguns tripulantes, o capitão ordena que um grupo siga para a superfície desolada de Talos VII e recolha o máximo de informações possível para desvendar quem são os responsáveis por aquele marco e qual a sua função. Ao caminhar pelo solo hostil e desconhecido, cada membro da expedição lida com seus fardos pessoais, e cada passo em direção ao abismo é mais torturante que o anterior, reabrindo feridas há muito esquecidas e desenterrando fantasmas do passado."
O livro já está a venda no saite da editora, aqui.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Relançamento: Olhos de pixel, Lucas Mota

Um dos grandes vencedores da categoria Literatura de entretenimento do Prêmio Jabuti acaba de ser relançado em edição impressa pela editora Rocco. Trata-se de Olhos de pixel, novela de ficção científica do escritor paranaense Lucas Mota, publicado em 2022 unicamente em formato digital pela Plutão Livros.
Diz o texto de divulgação: "Nina, Tera e Iza são mercenários que fizeram o root, ou seja, usaram um software para burlar o sistema de monitoramento do governo. No entanto, ter um pouco mais de liberdade traz consequências: os roots vivem à margem da sociedade, têm seus direitos restringidos e sofrem uma contínua perseguição da todo-poderosa Santa Igreja de Salomão, que condena seu modo de vida. Quando Nina é presa, o trio se vê obrigado a aceitar um acordo com a polícia: ajudar a capturar Kalango, o maior hacker do país, em troca de passagens para a colônia espacial Chang'e, onde poderão ter uma vida mais digna. Se tudo der certo, Nina conseguirá um recomeço e uma oportunidade de se reaproximar do filho adolescente. Mas será que vale mesmo a pena trabalhar a favor de um sistema que sempre desprezou sua existência? Ao buscar estratégias entre o virtual e o real para concluir essa missão, Nina, Tera e Iza descobrem cada vez mais tramas e manipulações entre a polícia, a igreja e o governo. E entendem que, por trás dos pixels, a realidade é ainda mais suja do que parece."
Esta nova edição de Olhos de pixel, que traz um epílogo inédito, tem  272 páginas e pode ser adquirida aqui.

terça-feira, 21 de maio de 2024

Fim de uma era

No início de maio, Fernando Lima, publisher da Editora Obook, comunicou aos assinantes da sua newsletter o encerramento da editora como empresa e que também descontinuará seu saite devido aos altos custos de manutenção do serviço. 
Mas como ainda está tudo funcionando normalmente, os interessados ainda podem aproveitar para baixar, gratuitamente, dezenas de publicações de ficção científica, fantasia e terror disponíveis na loja do saite, aqui
Resta saber se as antologias Anima e Notas, programadas para publicação futura e com editais em andamento, serão mantidas. 
De qualquer forma, corra, antes que acabe!

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Juvenatrix 258

Está circulando a edição de maio do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em dezenove páginas, traz o décimo capítulo da novela de horror "Os guardiões dos escudos negros e de prata", de Caio Alexandre Bezarias, artigo de E. R. Corrêa sobre a literatura de R. F. Lucchetti (1930-2024) e resenhas do editor aos filmes Os monstros do raio gama (1956), Da Terra à Lua (1958), It´s alive! (1969), Attack from space (1965) e Roger Corman: O rei dos filmes B
A edição é completada com notícias e divulgação de publicações e bandas de metal extremo. As capas exibem ilustrações de Angelo Junior.
Cópias em formato pdf podem ser obtidas pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

sábado, 18 de maio de 2024

Legendas HQ

Estão disponíveis as edições 3 e 4 do fanzine digital Legendas HQ, resultado da combinação de esforços dos fanzines Cabal, Múltiplo, Profecia, Quadritos, QI e Tchê. A ideia é que cada editor contribua com conteúdo por ele mesmo montado. Trazem quadrinhos, artigos, entrevistas, resenhas e pinups de diversos artistas. O resultado é incomum mas confortável para leitores acostumados com as ousadias editoriais dos fanzines. 
O número 3, publicado em dezembro de 2023, traz 60 páginas com quadrinhos de Oscar Suyama, Edgar Franco, Denilson Reis, Julio Shimamoto, Jerry Souza, Fernando Merlo, Luis Claudio Rodrigues e Clodoaldo, além de artigos de Edgard Guimarães, Marcos Freitas, Denilon Reis e Ciberpajé. A capa traz uma arte do mestre Shimamoto.
O número 4 saiu em março de 2024 e tem 76 páginas com quadrinhos de Luiz Iório, Shimamoto, Marcos Freitas, Luga, Joacy Jamys, Jerry Souza, Jader Correa e artigos de Edgard Guimarães, Denilson Reis e Marcos Freitas. A arte da capa não foi creditada, mas que parece ser de Antônio Eder.
Nota-se a ausência absoluta de artistas femininas entre os publicados, o que confirma o grande distanciamento dos fanzines de quadrinhos (só aqui são seis) dos ideiais de uma sociedade mais inclusiva, algo que ainda está por ser feito. 
Ambas as edições do Legenda podem ser baixadas gratuitamente aqui.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Lançamento: Mais sombrio, Stephen King

Mais sombrio
é o título da nova coletânea de contos do mestre do horror Stephen King, um lançamento do selo Suma da Editora Companhia das Letras. 
Diz o texto de divulgação: "Em Mais sombrio, o autor mergulha nas profundezas obscuras da vida, conduzindo o leitor por doze contos inesquecíveis, cinco deles inéditos, incluindo "Cascavéis", sequência do romance Cujo."
King é um exímio contador de histórias, com a rara habilidade de ser tão impactante tanto em seus romances como na produção de ficção curta. Suas coletâneas O bazar dos sonhos ruins e Escuridão total sem estrelas, resenhados neste blogue, mostram um escritor no auge das suas criatidade e competência técnica. 
Mais sombrio tem 528 páginas e tradução de Regiane Winarski.
Altamente recomendado.

terça-feira, 14 de maio de 2024

Lançamento: O fim do mundo e o impiedoso País das Maravilhas, Haruki Murakami

Está disponível o romance O fim do mundo e o impiedoso País das Maravilhas (Sekai no owari to haado boirudo wandaa rando), do escritor japonês Haruki Murakami, que tem se notabilizado por histórias que se instalam nos limites da ficção científica, dialogando com outros gêneros e com o mainstream de forma muito orgânica. 
Diz a sinopse de divulgação: "A caminho do laboratório de um velho professor, um programador pega um elevador enorme e tão lento que não é possível saber se está subindo ou descendo. Ao chegar, é recebido por uma bela jovem, ela indica o caminho e eles passam a percorrer corredores infinitos e caminhos subterrâneos. No trajeto, não ouve ou sente sua própria respiração, e é como se as palavras que ela diz chegassem aos seus ouvidos através de uma espessa parede de vidro. Em paralelo, numa cidade pequena e fantasmagórica, rodeada por uma muralha que a separa do resto do mundo, vivem seres humanos sem sentimentos. Habituados à ausência de emoções, todos estão sempre satisfeitos e em paz. Ninguém envelhece ou morre. A essa cidade nos confins do mundo chega um jovem incumbido de ler velhos sonhos. Com a ajuda da bibliotecária, ele se propõe a recolher recordações e fragmentos de vidas alheias, pertencentes a uma outra possível dimensão."
Originalmente publicado em 1985, o livro ganhou o Prêmio Tanizaki, um dos mais prestigiados do Japão, tem 488 páginas, tradução de Jefferson José Teixeira e é uma publicação do selo Alfaguara da Companhia das Letras.

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Lançamento: Os escravos da lâmpada, Arthur Leo Zagat

Os escravos da lâmpada
(Slaves of the lamp) é o 20º volume da coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
A novela foi publicada originalmente em 1946 na revista Astounding, de autoria do escritor novaiorquino Arthur Leo Zagat (1896-1949), prolífico autor pulp dono e de uma vasta produção nos gêneros fantásticos. 
Diz o texto da quarta capa: "Mais de cem anos após no fim da segunda guerra mundial, ukma sociedade distópica encontra uma maneira de controlar a população com o auxílio da lâmpadas Hoskins, capazes de medir o humor da população e, desse modo, mantê-la em um nível aceitável de agitação". 
O livro tem 216 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto ao volume, os assinantes recebem, além de um marcador de páginas personalizado, um simpatico chaveiro com uma lanterna em forma de lâmpada.
O verbete de Zagat no saite The Encyclopedia of Science Fiction atribui coautoria do texto ao mestre Theodore Sturgeon. 
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, são oferecido para venda no saite da editora, aqui.

sábado, 11 de maio de 2024

Bang! 35

Bang!
é um periódico português editado por Luís Corte Real para a Editora Saída de Emergência, uma das melhores publicações em língua portuguesa dedicadas ao fantástico. 
A edição 35, a primeira publicada em 2024, tem 84 páginas ilustradas e destaca o lançamento do romance Reinos bastardos, de Luis Corte Real, publica um trecho da história e entrevista o autor. 
Também traz muitos artigos sobre literatura, cinema, música, jogos de tabuleiro e resenhas assinados por Bruno Anselmi Matangrano, Célia Almeida Nogueira, João Miguel Lameiras, Adelino Cunha, Luís Pinto, Bruno Marins Soares, Rita Santos, Joana Costa, Marcelo Lourenço, Miguel Gonçalves, Hugo González, Roger Lee de Jesus, Fernando Ribeiro, António Monteiro, Jorge Palinhos,  Joana Caetano, António Sousa Lara e João Monteiro. Também traz entrevistas com os escritores Francisco Ramalheiras, Patrícia Fernandes, Kate Dramis, Ivo Pires e Henrique Cruz. A capa é assinada pela ilustradora lisboeta Rita Alfaite, que conta com uma galeria na edição.
A versão impressa da Bang! é distribuida nas livrarias Fnac em Portugal, mas os brasileiros tem acesso gratuito ao seu conteúdo em versão digital, aqui. Todas as edições anteriores também estão disponíveis.

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Lançamento: A princesa de brinquedo, Mary de Morgan

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto da Editora Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas. 
A relíquia de maio é a novela de fantasia A princesa de brinquedo (The toy princess) da escritora inglesa Mary de Morgan (1850-1907). 
Diz a sinopse: "A princesa Úrsula nasceu e cresceu em um reino apático. Qualquer demonstração de afeto, emoções ou questionamentos são moralmente condenáveis. Quando uma fada madrinha a sequestra e coloca uma substituta em seu lugar, Úrsula finalmente tem a chance de descobrir uma vida para além dos limites de seu reino."
Publicada na coletânea On a pincushion, de 1877, A princesa de brinquedo revela influência dos contos de Hans Christian Andersen, mas com a identidade feminista que caracteriza os ideais da autora, que era sufragista militante. 
O volume tem 71 páginas, tradução de Camila Fernandes e traz também a biografia da autora. A capa tem uma ilustração de Sarah Dabus. A edição e acupa o número 50 da coleção SRL. 
Este é o segundo texto da autora na coleção, que anteriormente apresentou O colar da Princesa Fiorimonde (1880), número 23 da coleção. 
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui.

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Contos pelo Rio Grande

Contos pelo Rio Grande
é uma antologia de 24 contos fantásticos de autores brasileiros, organizada por Arthur Vecchi pela Editora Avec, cujo objetivo é angariar recursos financeiros para ajudar as vítimas do tragédia ambiental que assola o Estado do Rio Grande do Sul. 
O volume tem 244 páginas e traz contos de Alexandre Mandarino, Andre Zanki Cordenonsi, Carol Vidal, Clinton Davisson, Christian David, Christopher Kastensmidt, Cristina Pezel, Diego Aguiar Vieira, Diego Mendonça, Douglas MCT, Fabio Brust, Fabio Fernandes, Jorge Valpaços, Leonardo Nahoum, Mariana Madelinn, Maristela Scheuer Deves, Nikelen Witter, Oscar Nestarez, Ricardo Labuto Gondim, Ricardo Santos, Sergio P. Rossoni, Simone Saueressig, Thunder Dellú, Tito Prates.
O livro está disponível exclusivamente em formato digital e pode ser baixado gratuitamente aqui, mas é de bom tom retribuir com a campanha de arrecadação fazendo uma transferência de qualquer valor para a campanha SOS Rio Grande do Sul, na chave pix 92.958.800/0001-38. 
Curta e contribua. Doar faz bem.

Literatura Fantástica 15

Está disponível a edição 15 da revista Literatura Fantástica, dedicada ao fantástico brasileiro contemporâneo. 
A publicação tem 160 páginas e traz textos inéditos de fantasia, ficção científica e horror assinados por Alexandre Xanditz, Emílio Carvalho, Fellipe Ruwer, Djone Pereira, Luis Felipe Mayorga, Davi Vogel Zimmer, Eduardo Henrique, Fábio Xavier, Sadi Pierozan, Cristina Costa, Emili Franco e Adam Martins. 
O discreto aumento de nomes femininos entre os escritores denota que as coisas estão começando a mudar, e a ficção fantástica brasileira só tem a ganhar com isso. 
Literatura Fantástica é publicada unicamente em formato digital e está a venda aqui.

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Conexão Literatura 107

Está disponível a edição de maio do periódico eletrônico Conexão Literatura, editado por Ademir Pascale, dedicado à divulgação de novos autores e obras da literatura brasileira. 
A edição tem 137 páginas e destaca em entrevista o trabalho do escritor Bert Jr., embaixador do Brasil na República de Cabo Verde, na África, e autor do livro Antes do fim do riso. Também traz contos de Idicampos, Iraci J. Marin, Mírian Santiago, Ney Alencar, Roberto Schima e Sellma Luanny, e entrevistas com os escritores Erich Ruy Alves, Jamyle Dionísio e Maurício Ribas, além de poemas, crônicas, resenhas e artigos de assuntos variados.
A revista tem distribuição gratuita e pode ser baixada aqui. Números anteriores também estão disponíveis.

sábado, 4 de maio de 2024

Lançamento: Mesmo sabendo como tudo acaba , C. L. Polk

"Helen Brandt perdeu tudo: o trabalho, a família e, em uma atitude desesperada para salvar o irmão, a própria alma. Graças a um pacto demoníaco, Teddy sobreviveu e, em troca, ela foi condenada a padecer no inferno por toda a eternidade. Expulsa da ordem mágica à qual pertencia, a jovem passou a última década investigando mistérios sobrenaturais ao lado de Edith, seu grande amor. Agora, prestes a dar adeus à vida que dividia com a amada e cumprir sua sentença, ela recebe uma última oferta de trabalho: capturar o assassino em série mais temido da cidade. Ao ter a proposta recusada, sua cliente lança mão da única recompensa que a detetive não pode negar: reverter o pacto e envelhecer ao lado da mulher que ama. Agora, ela terá três dias para descobrir quem está fazendo vítimas pela cidade ou perder para sempre a chance de ser feliz com Edith."
Este é o texto de divulgação da novela de fantasia Mesmo sabendo como tudo acaba (Even though I knew the end), da escritora canadense Chelsea Louise Polk, publicado pela Editora Companhia das Letras pelo selo Suma. A novela, originalmente lançada em 2022, vem recomendada por ganhar o Prêmio Nebula, além de indicações aos prêmios Hugo, Locus, Lambda e Aurora. 
Polk surgiu no meio literário com grande repercussão em seu romance de estreia, Witchmark, publicado em 2018 e ganhador do World Fantasy Award.
A edição brasileita tem 168 páginas, tradução de Helen Pandolfi e pode ser adquirida no saite da editora, aqui.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Mitologia Aberta 20

Está disponível a edição de maio da Mitologia Aberta: Revista de livres pensadores mitológicos, periódico dedicado ao registro e à discussão da mitologia sob a ótica da cultura pop, com edição da socióloga paulistana Larissa Dias. 
Publicada desde 2021, a revista chega a sua vigésima edição com 129 páginas, textos de Allan P. Marante, Bianca Marinho Pereira, Marcos Ferreira Santos, Oscar Ernesto Barriga Bernedo, Adriana Gonçalves de Freitas, Luciana Mandu de Lima, Luiz Junior, Fagner Gabriel, Luis F. Ribeiro, Jéssica Dias, Érica Dias e da própria editora, desenhos internos da ilustradora Nique e um portfólio do quadrinhista Hugo Canuto. A capa é assinada pelo cartunista Bira Dantas. 
Esta edição pode ser lida ou baixada gratuitamente aqui. O saite da publicação oferece todas as edições anteriores para leitura online e download.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Lançamento: Alerta vermelho, Martha Wells

"Um robô humanoide, que hackeia o próprio sistema e conquista autonomia, é enviado como parte de uma expedição a um planeta remoto. Quando uma série de eventos misteriosos coloca em risco os humanos que ele foi designado a proteger, mesmo sem entender muito bem o motivo, ele agora se importa de verdade com a segurança daquele grupo irritante, e ninguém vai tocar nos humanos dele." 
Esta é a sinopse de  Alerta vermelho (All systems red), da escritora texana Martha Wells, um dos grandes sucessos da ficção científica recente, tanto que está sendo adaptado para uma série audiovisual pela Apple TV, e deve ser por isso que ganhou tradução tão rapidamente por aqui pela Editora Aleph.
Mas o romance tem seus próprios encantos. Publicado originalmente em 2018, Alerta vermelho é o primeiro volume da série Diário de um robô-assassino (The murderbot diaries) que já conta com pelo menos quatro volumes. Ganhou os principais prêmios da fc mundial e abriu caminho à premiação para duas de suas sequências: Exity strategy (2019), Artificial condition (2019, Hugo e Locus) e Network effect (2021, Hugo, Locus e Nebula). 
O volume tem 216 páginas, tradução de Laura Pohl e está em pré-venda aqui, com entrega prevista para 2 de julho.

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Lançamento: Os mundos abertos de Robert Silverberg, Marcello Simão Branco

Está chegando, em uma belíssima edição revisada e ampliada, o ensaio Os mundos abertos de Robert Silverberg: Ficção científica curta em língua portuguesa, que o pesquisador Marcello Simão Branco publicou em 2004 em uma versão mais modesta, produzida de forma artesanal pelo selo Hiperespaço. Na época, foram publicados apenas cinquenta exemplares que logo esgotaram, mas o material não foi reeditado. Até agora. 
O ensaio ganha hoje uma merecida edição profissional pela editora Mojunganide em seu selo Yhade, marcando os vinte anos da publicação original. 
O volume tem 156 páginas e traz diversos estudos sobre a ficção curta (contos e novelas) do escritor americano Robert Silverberg traduzida para o português e publicada no Brasil e em Portugal. Além de artigos, o livro traz muitas tabelas de referência, com dados detalhados da publicação de cada texto, bem como informações de toda a sua extensa obra. 
O volume ainda conta com belíssimas aquarelas de Daniel Abrahão – que também assina a capa –, prefácio de Cesar Silva e design de Taira Yūji. 
Marcello Simão Branco é jornalista, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de São Paulo, é autor de Democracia na América Latina: Os desafios da construção (2007) e coeditor, com Claudia Moraes de Souza, da reunião de ensaios Brasil 200 anos: Trajetória, identidade e desafios (2022). Com Cesar Silva, produziu várias edições do Anuário brasileiro de literatura fantástica (2005 a 2015) e, mais recentemente, do Almanaque da arte fantástica brasileira (2022). Branco editou a antologia internacional Assembleia estelar: Histórias de ficção científica política (2011), e, com Silva, a antologia seminal As melhores histórias brasileiras de horror (2018). 
Este é o segundo livro do selo Yhade, dedicado a estudos sobre autores de ficção científica. O primeiro, lançado em 2023, foi André Carneiro nos quânticos da incerteza: O centenário, do pesquisador Ramiro Giroldo. 
Os Mundos Abertos de Robert Silverberg estará disponível em maio na Amazon.com, exclusivamente em formato digital.