sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Lançamento: O longo amanhã, Leigh Brackett

Está e pré-venda, pela editora Aleph, o romance de ficção científica O longo amanhã, da escritora americana Leigh Brackett (1915-1978), originalmente publicado em 1955. Trata-se de um texto identificado com o subgênero pós-apocalipse, um dos mais praticados filões da fc, que conta com grandes obras autorais como Só a terra permanece, de George R. Stewart (recentemente adaptada para série de televisão), e Um cântigo para Leibowitz, de Walter M. Miller.
Diz o texto de apresentação: "Quando uma guerra nuclear obriga os humanos sobreviventes a se agrupar em comunidades rurais restritas, a população passa a viver da terra e a colher da palavra divina. Temerosos, os Estados Unidos incluem uma emenda à Constituição que proíbe a formação de grandes cidades e que, por consequência, execra toda tecnologia que não for mais do que necessária. Rádios, televisões, veículos e eletricidade tornam-se apenas memórias de outro tempo. Incitado pelas provocações do primo e pelas histórias da infância da avó, o pequeno Len Colter decide descobrir quais são os segredos desse passado não tão distante que os mais velhos protegem sussurrando ― e até matando. Contudo, o caminho do transgressor é sempre o mais longo e difícil. Será preciso atravessar regiões inóspitas e enfrentar realidades violentas em busca de uma cidade proibida de que o garoto apenas ouviu falar, cuja existência sequer tem certeza de ser verdadeira".
Além do trabalho de escritora, Bracket manteve uma bem sucedida carreira como roteirista de cinema, tendo recebido um prêmio Hugo póstumo pelo roteiro de Star Wars: O império contra-ataca. E era esposa do também escritor de fc Edmond Hamilton. 
O volume tem 344 páginas, capa dura, tradução de Marcia Men, e pode ser reservado aqui, com data de entrega para 19 de Março de 2025.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Clube Sexta Feira

Com o colapso do mercado livreiro no Brasil, as editoras tiveram que se reinventar para sobreviver por aqui. Antigas práticas que andavam fora de moda, como lojinhas próprias e clubes de assinaturas, tornaram-se opções interessante e necessárias.
A editora O Grifo anunciou há algumas semanas a criação do Clube Sexta Feira, que oferece, através de assinaturas, livros produzidos por escritores brasileiros nos gêneros do horror e do suspense, que promete entregar aos assinates, a cada dois meses, uma caixa contendo um livro inédito, acompanhado de um marcador de páginas personalizado e outros brindes, além de um grupo exclusivo nas redes sociais, que oferece leituras coletivas, cupons de desconto e sorteios.
Quem confirmar a assinatura até o dia 28 de fevereiro receberá o livro As mariposas da morte, romance de estreia da jovem escritora paulista Bruna Corrêa, que teve diversos contos publicados em antologias e revistas.  
Mais detalhes podem ser obtidos na página da campanha, aqui.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Antologias Lendari 2025

Uma prática que se estabeleceu entre as nanoeditoras brasileiras é o mecanismo da publicação de antologias de contos inéditos através de convocação de submissões por editais. Cada editora apresenta cláusulas mais ou menos leoninas; algumas cobram dos autores para participarem, outras não. Mas todas oferecem muito pouco aos autores selecionados. As vezes, nem mesmo um exemplar de prova, o que torna o autor, de fato, num comprador de seu próprio livro.
Uma das muitas editoras que adotam essa prática é a Lendari, de São Paulo, que tem investido desde sua fundação em 2014, em um catálogo especifico de ficção fantástica. E, para iniciar 2025, anunciou logo três títulos, todos organziados pelos escritores Mário Bentes e Rodrigo Ortiz Vinholo.
Mistérios lendários 1: O caso do viajante de Taured, de 86 páginas, pediu aos escritores que desenvolvessem textos que respondessem ao seguinte mistério: "Em 1954, um homem desembarcou em Tóquio com um passaporte de um país desconhecido chamado Taured. Ele jurou que o país existia, embora não constasse em nenhum mapa. Após ser levado para investigação em um hotel vigiado por oficiais, o homem simplesmente desapareceu durante a noite". Os autores selecionados são Andrés Pascal, Carlos E. Kania, J. M. Menez, Lucas Freitas, Marcelo Luiz Dias, Mauricio R. B. Campos, Murillo Lino, além dos próprios organizadores.
Antediluvianos: O amanhecer da escuridão explora os mistérios que precederam a civilização. Os autores selecionados são Andrés Pascal, dai bugatti, Diego Betioli, J. M. Menez, Lucas Freitas, Marcelo Luiz Dias, Mário Bentes, Murillo Lino e Rodrigo Ortiz Vinholo. O volume tem 77 páginas. 
Já Mistérios lendários 2: O enigma das máscaras de chumbo segue a seguinte premissa: "Em 20 de agosto de 1966, no Morro do Vintém, em Niterói, um jovem encontrou dois corpos estirados no chão. Sem marcas de violência, eles vestiam sobretudos e portavam máscaras de chumbo. No bolso de um dos homens, havia uma nota escrita à mão: '16:30 hs está local determinado. 18h30 hs ingerir cápsula após o efeito, proteger metais aguardar sinal máscara'". Não há informação sobre os autores selecionados e a quantidade de páginas. 
Todos os livros são ofertados, por hora, apenas em formato digital, e podem ser encontrados clicando nos títulos acima.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Lançamento: Os Brancos, Frances Hodgson Burnet

Chegou aos assinantes a edição de fevereiro da Coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
A edição apresenta a novela de fantasia Os Brancos (The white people), da escritora britânica Frances Hodgson Burnet (1849-1924), originalmente publicada em 1917. Burnet é mais conhecida pela autoria do clássico O jardim secreto, publicado em 1905. 
Diz o texto da quarta capa: "Em um castelo isolado na Escócia vive Ysobel, uma jovém órfã que percebe mais do que o silêncio das pedras antigas revela. Sua vida muda ao encontrar os Brancos, seres enigmáticos envoltos em um magnetismo sobrenatural, cujas verdades ocultas podem tranformar tudo ao seu redor".
O volume tem 148 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto a ele, os assinantes recebem, além de um marcador de páginas personalizado, um intrigante cartão que remete a algum tipo de jogo.
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanaspodem ser encontrados para venda no saite da editora, aqui.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Lançamento: O fantasma da boneca, Francis Marion Crawford

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto da Editora Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas.
A relíquia de fevereiro de 2025 é a novela de terror O fantasma da boneca (The doll's ghost), do escritor italo-americano Francis Marion Crawford (1854-1909), originalmente publicada em 1896. 
Diz a sinopse: "Quando Nina, a boneca preferida de Lady Gwendolen, é danificada, apenas o melhor médico de bonecas pode restaurá-la. Apaixonado pelo ofício, o Sr. Puckler logo se apega àqueles lindos olhos de vidro que lembram tanto os de sua própria filha. Entretanto, quanto mais Nina é restaurada e o momento da despedida se aproxima, mais estranhos são os acontecimentos que passam a assombrar a casa do restaurador."
O fantasma da boneca ocupa o número 59 da coleção SRL; tem 76 páginas, tradução de Camila Fernandes Carmocini e traz também uma breve biografia do autor. A capa tem uma ilustração de Giovanna Teixeira. 
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Juvenatrix 268

Está circulando a edição de março do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em 24 páginas, traz conto de Pedroom Lanne e resenhas de autoria do  editor aos filmes A caverna do terror (1957), Quarta dimensão (1959), A última criança (1971), O Triângulo do Diabo (1975) e A casa dos sete corpos (1973), cujo cartaz ilustra a capa. A edição é completada com notícias e divulgação de livros e publicações alternativas, e de bandas de metal extremo.
Cópias em formato pdf podem ser obtidas pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Phantastika 1

Lançada em agosto de 2024, a revista Phantastika passou despercebida pelo fandom, mas não deveria. Trata-se de uma publicação de alto nível, resultado da parceria entre a editora Polytheama e o grupo de pesquisa Genecine (Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais) da Unicamp, com organização e edição de Luiza Lusvarghi, Genio Nascimento e Alfredo Suppia.
Diz o texto de apresentação: "Phantastika é uma revista de ficção científica, fantasia e horror idealizada para ser semestral, que aborda temas relacionados às produções mundiais de ficção científica, fantasia e horror em narrativas ficcionais, filmes de longa e curta-metragem, séries, games, histórias em quadrinhos e eventos da área. Editada em português, a revista explora obras de alcance global, com ênfase especial na produção latino-americana. A Phantastika é composta por seções fixas, como Contos, Histórias em Quadrinhos, Games, Ilustrações, Ensaios, Resenhas e Entrevistas com figuras relevantes deste universo, além de uma agenda com os principais eventos do setor."
A primeira edição traz conto de Roberto de Sousa Causo, entrevista com o  diretor Agustin Carbonero e a produtora Eva Padró, de El Santo (filme argentino vencedor do Cinefantasy 2023); artigos de Carlos Reichenbach, Daniel Bandeira, Malu Galli, Zuleika Ferreira, Matheus Schilit, Neptune Ferreira Vargas, Paulo Floro, Cecília Barroso e Vinícius de Oliveira, além de uma seção de resenhas.
Para adquirir ou assinar a primeira edição de Phantastika, basta visitar o saite da revista, aqui.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Lançamento: Linha por linha e outros horrores, M. V. Garrett

Depois de um princípio de ano algo tímido, começam a aparecer os lançamentos de 2025 no campo de literatura de ficção fantástica. 
Pela edições Cosmos, chega a coletânea Linha por linha e outros horrores, de M. V. Garrett, reunindo contos e poemas de terror, todos escritos pelo autor.
Diz o texto de divulgação: "Deleite-se com histórias que transitam entre a ciência e a ficção científica, a tecnologia e a filosofia, o real e o surreal. Num universo em que sonhos se confundem com pesadelos e a linha entre o humano e o artificial se torna tênue, o autor nos convida a testar os limites da realidade, a questionar a natureza da existência e a confrontar nossos medos, explorando os gêneros da ficção estranha e do horror cósmico."
O volume tem 78 páginas, prefácio de Gerson Lodi-Ribeiro e pode ser adquirido aqui. Disponível apenas em versão eletrônica.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Epigrafias, Herman Augusto Schmitz

Epigrafias: Uma antologia de epígrafes
é uma publicação incomum organizada pelo escritor Herman Augusto Schmitz, com 1300 citações selecionadas em mais de cinco mil livros, dando uma panorâmica sobre o pensamento humano.
Diz o texto de divulgação: "Mergulhe em aforismos, confissões de fé, versos poéticos e observações sagazes que formam um mosaico da experiência humana, refletindo na diversidade de autores como William Shakespeare, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Luis Borges, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Goethe, Oscar Wilde, T. S. Eliot, Friedrich Nietzsche, João Guimarães Rosa, Emily Dickinson, Machado de Assis, Mario Quintana, Platão, Cecília Meireles, Fiódor Dostoievski, Franz Kafka, Guimarães Rosa , Homero, Manoel De Barros, Marcel Proust, Mia Couto, Pablo Neruda, Samuel Beckett, Walt Whitman, W. B. Yeats, W. H. Auden, William Faulkner e tantos outros nomes da literatura universal, agrupados em blocos temáticos coesos, como Artes, Escritores & Livros, Imaginação & Ideias, Comida & Bebida, Consciência & Sentidos, Percepção & Visão, Humanidade, Guerra & Paz, Sociedade, Justiça, Imortalidade & Eternidade, Existencial, Individualismo & Identidade, Destino, Lugares, Viagens & Relatos, Sobrevivência, Natureza, Animais, Mistérios & Oculto, Místicas, Morte, Mulheres & Homens, Amor & Romance, Perguntas & Respostas, Medo & Mal, Sonhos, Verdades & Mentiras, Vida, Ciência, Ficção científica, e Irônicos. Ideal para quem aprecia literatura, filosofia e conexões intertextuais, mas busca uma leitura fluida, sem o peso acadêmico de citações formais ou dos aforismos já bem conhecidos. Escritores, designers gráficos e entusiastas das redes sociais encontrarão aqui um tesouro de citações prontas para ilustrar ideias, projetos ou publicações."
O livro tem 354 páginas e está disponível aqui, unicamente em formato digital pela Editora Grafados.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Arte sequencial brasileira

Está em campanha de financiamento direto aqui a antologia de histórias em quadrinhos Arte sequencial brasileira, organizada por Dario Chaves, nome que ficou muito conhecido nos anos 1990 como editor da revista Pau Brasil, que abriu espaço para inúmeros autores brasileiros, e repete a proposta nesta edição.
A publicação reúne mais de setenta roteiristas e desenhistas em um volume de 300 páginas com histórias dos mais diversos gêneros. Entre eles estão Laudo, Sam Hart, Eduardo Schloesser, Oliver Quinto, Francélia Pereira, Wellington Diaz, Thais Linhares, Toni Rodrigues, Adefran Melo, Ronilson Freire, Roberto Kussumoto, Edson Aran, Julio Shimamoto, Renato Peters, Ofeliano de Almeida, Ana Pepper, Bira Dantas, Gazy Andraus, Denis Sevlac, Guilherme Raffide, Alex Mir, Alex Genaro, Lancelott Martins, Maurício Lima, Dauana Marcondes, Hamilton Kabuna, Willian Hussar, Carlos Paul, Edgard Guimarães, Richard Cinti, Cláudio Alves, Marcelo Caribé, Reinaldo Snek, Muna Porto, Marcos Porto, Pedro Ponzo, Dadí, Debbie Garcia, Gian Danton, Dennis Oliveira, Ciberpajé (Edgar Franco), Fabbio Fratt, artAntiacida, Roberta Cirne, Alex Lei, Gil Mendes, Décio Ramirez, Paul R. Talbot, Ana Pepper, Xanditz, J. B. Bastos, Renoir Santos, Gabriel Billy, Dario Chaves, Flavio B. Silva, Elias Martins, Benson Chin, Roberto Causo, Marcello Abreu, Emmanuel Merlotti, Daniel Ching, Caio Zero, Jonas Schiaffino, Raphael Gritti, Júlio Magah, Juliano Kaapora, Daniel Saks, Robson Reiz, Rogério Nunes e outros. A arte da capa é de Osnei Roko.
A campanha estará aberta até o dia 22 de março, com previsão de envio dos exemplares aos apoiadores a partir de  12 de maio deste ano.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Lançamento: Amanhecer na colheita, Suzanne Collins

Os fãs da saga de ficção científica Jogos vorazes têm um grande motivo para aumentarem o nível de ansiedade. Está em pré-venda Amanhecer na colheita (Sunrise on the reaping), novo romance da série criada pela escritora americana Suzanne Collins que, além dos livros, também fez muito sucesso no cinema. Trata-se de um spin-off, ou seja, uma história paralela, com outros pesonagens, no mesmo universo da série original.
Diz o texto de apresentação: "Ao amanhecer do dia da colheita da Quinquagésima Edição dos Jogos Vorazes, o medo toma conta dos distritos de Panem. Nesse ano, em comemoração ao Massacre Quaternário, o dobro de tributos será levado de suas casas. No Distrito 12, Haymitch Abernathy está tentando não pensar muito nas suas chances de ser sorteado – só quer sobreviver ao dia e passar um tempo com a garota que ama. Mas, ao ser escolhido, todos os sonhos de Haymitch desmoronam. Ele é separado da família e da namorada e enviado para a Capital com outros três tributos do Distrito 12: uma menina que considera quase uma irmã, um rapaz viciado em calcular chances e apostas, e a garota mais arrogante da cidade. Conforme os Jogos se aproximam, Haymitch compreende que está tudo armado para o seu fracasso, mas parte dele deseja lutar... e deseja também que essa luta reverbere muito além da arena mortal."
O volume terá 448 páginas, tradução de Regiane Winarski e pode ser reservado aqui, com data de envio divulgada para 18 de março de 2025.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

A história do livro: Marcos e transformações, Ana Lúcia Merege

Além do evidente interesse deste blogue pela ficção fantástica, outro tema que apaixona os fãs da literatura é a indústria editorial. E, neste campo, a história do livro é um dos assuntos mais instigantes, mas que conta com pouca literatura disponível. 
Há alguns anos, resenhei aqui o livro de ensaios Impresso no Brasil: Dois séculos de livros brasileiros, organizado por Aníbal Bragança e Márcia Abreu, e publicado pela Editora Unesp em 2011.
E o tema volta, agora pela Fundação Biblioteca Nacional - FBN, com a publicação de A história do livro: Marcos e transformações, reunindo trinta e oito artigos da fantasista e pesquisadora carioca Ana Lúcia Merege, que tratam justamente da história do livro e sua chegada ao Brasil.  
Diz o texto de divulgação: "Os artigos foram publicados anteriormente na página oficial e nas redes sociais da instituição, a maior parte entre 5 de maio de 2020 e 26 de junho de 2021, e trazem também imagens do acervo digitalizado da Biblioteca Nacional, por meio da BNDigital e da Hemeroteca Digital."
O volume tem 202 páginas, prefácio do Professor Dr. Fabiano Cataldo, e está disponível gratuitamente, em versão digital, aqui.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Conexão Literatura 116

Está circulando a edição de fevereiro do periódico eletrônico Conexão Literatura, editado por Ademir Pascale, dedicado à divulgação de novos autores e obras da literatura brasileira. 
A edição tem 147 páginas e destaca na capa o escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900), mais conhecido pelo clássico O retrato de Dorian Gray (1890).
Traz ainda contos de Gilmar Duarte Rocha, Idicampos, Luciana Simon de Paula Leite, Mí Santiago, Mónica Palácios, Ney Alencar, Sellma Luanny, Roberto Schima e Simone Bastos Paiva; entrevistas com os escritores Antônio Cândido, A.A.A. Fernandes, Beatriz Valle, Eduado Costa, Janete Santos Silva, Lucelia L. Santos, Luiz Carlos Freitas, Margareth Bruno, Mirian Santos e Roberto Luiz Bob, além de poemas, crônicas, resenhas e artigos de assuntos variados.
A revista tem distribuição gratuita e pode ser lida e baixada aqui. Números anteriores também estão disponíveis.