sábado, 29 de junho de 2024

Psiu 12

Está disponível a edição de julho do Psiu, tradicional fanzine de quadrinhos editado por Edgard Guimarães, através do selo EGO da Editora Marca de Fantasia, agora em formato exclusivamente digital. A publicação recupera trabalhos antigos nunca vistos pelos leitores desta geração, mas também apresenta material inédito.
Em setenta páginas, apresenta trabalhos de Luiz Iório, Rogério de Souza, Edvan Bezerra, Denohá, Ofeliano de Almeida, Nilson Azevedo, José Carlos Neves, Sergio Más e do próprio editor, além de pranchas em cores do cartunista J. Carlos reproduzidos a partir de edições de 1931 e 1932 do histórico semanário O Tico-Tico.
Todas as edições do Psiu, além de outras publicações do selo Ego, podem ser baixadas gratuitamente aqui.

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Sangue e trovão

Está aberta aqui a campanha de financiamento direto para a publicação do livro Sangue e trovão: A vida e a arte de Robert Howard, um estudo biográfico assinado pelo pesquisador Mark Finn, contando a vida e a obra do autor que é considerado o pai do gênero Espada e Feitiçaria. 
Publicada oroginalmente em 2006,  Sangue e trovão é uma resposta "pop" à psicanalítica biografia Dark Valley Destiny: the life of Robert E. Howard, the creator of Conan, escrita por L. Sprag de Camp e publicada em 1983. 
Um trecho do longo texto de apresentação diz que esta nova obra traz "o tema da fronteira para o centro das considerações, distanciando-se, entre outras coisas, das análises focadas numa psique ou mente conturbada".
Mark Finn é autor, editor e crítico de cultura pop, recentemente nomeado como um dos principais críticos de cinema do Texas pelos editores-gerentes da Associated Press.
O livro tem um volume estimado em aproximadamente 350 páginas, conta com a tradução de Duda Ferreira e é uma publicação das editoras Fantastic Hub e Red Dragon.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Mystério Retrô 18

Mystério Retrô
é uma revista periódica dedicada à literatura de mistério, terror e ficção de crime, editada por Tito Prates. Publicada desde 2019, tem edição exclusivamente impressa viabilizada através de financiamento direto na plataforma Catarse. 
Neste momento, está aberta a campanha para o número 18, que traz contos de Anna Katharine Green, Joyce Maravilha, Lailton Garcia, Renata Madeo, Loma Rodrigues, Cyro Baylão, Daniela Matos Omnis, Felipe Priori, Nicolas Irurzun, Marcus Vinícius de Melo Araújo e André Albuquerque, além de artigos de Marcus Hemerly e Bruna Rosalem.
Um dos diferenciais das campanhas da Mystério Retrô é a entrega imediata, uma vez que a revista já está impressa. 
Mystério Retrô 18 pode ser adquirida aqui. Também há ofertas para aquisição de combos com várias edições.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Lançamento: O deus quebrado, Gareth Hanrahan

Está em pré-venda o romance de fantasia O deus quebrado, terceiro volume da série O legado do Ferro Negro, do escritor irlandês Gareth Hanrahan. 
O título, que é uma publicação da Editora Trama, foi antecedido por A oração dos miseráveis (2021) e O santo das sombras (2022). 
Diz o texto de divulgação: "Guerdon se encontra dividida entre três poderes ocupantes, com um frágil armistício mal contendo a ira dos deuses. Spar Idgeson, antes uma figura proeminente entre os ladrões, agora se encontra transformado em pedra viva, seus poderes enfraquecendo enquanto dragões criminosos se aproximam. Enquanto isso, Carillon Thay, antes uma ladra e assassina de deuses, agora sem poder e sozinha, embarca em uma jornada desesperada para a misteriosa terra de Khebesh em busca de uma cura para Spar. Mas, com até mesmo os deuses buscando vingança contra ela, que chance ela tem?"
O volume tem 608 páginas, o crédito da tradução não foi informado e a entrega está prevista para o dia 10 de julho de 2024.

sábado, 22 de junho de 2024

Lançamento: Anima

“Antes do mundo ser como o conhecemos, antes de tantas descobertas e destruições, a Terra era habitada por seres incrivelmente gigantes que dominavam todos os cantos e recantos. No entanto, mesmo diante dessa imponência, os primeiros humanos lutavam para conquistar seu espaço neste vasto mundo."
Este é o texto de apresentação da antologia Anima, que reúne cinco contos de fantasia de autores brasileiros. Organizado por Donnefar Skedar, o volume tem 61 páginas e traz textos assinados por Roberto Schima, William R. F. Ramires, Tauâ Lima Verdan Rangel (com dois trabalhos) e Sérgio Gabriel. 
O livro é uma publicação da Editora Obook e pode ser adquirido aqui em formato impresso, ou baixado gratuitamente em formato digital.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Lançamento: O centenário de Emmanuel, Jane de la Vaudère

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto do selo Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas.
A relíquia de junho é a novela de horror O centenário de Emmanuel (Le centenaire d'Emmanuel) da escritora francesa Jane de la Vaudère (1857-1908), publicada originalmente em 1892. 
Vaudère é pseudônimo de Jeanne Scrive, que desenvolveu uma obra literária considerável no naturalismo e no decadentismo. 
Diz a sinopse: "Emmanuel morreu há trinta anos e se lembra perfeitamente de sua vida passada. Em um novo corpo, ele vaga por sua existência atual como um pedinte, na esperança de que alguém acredite que ele é a reencarnação do glorioso e celebrado poeta."
O volume tem setenta páginas, tradução de Bruno Matangranoe traz também a biografia da autora. A capa tem uma ilustração de Jane Herkenhoff. A edição e acupa o número 51 da coleção SRL. 
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Marcello Branco fala sobre Silverberg no Café Especulativo

No próximo dia 21 de junho, às 21 horas, no canal Café Especulativo, está marcada uma live com o perquisador e acadêmico Marcello Simão Branco sobre o livro Os mundos abertos de Robert Silverberg: Ficção científica curta em língua portuguesa, recentemente republicado pelo  selo Yhade da editora Mojuganide. 
O volume apresenta um longo e minucioso ensaio sobre a obra dese que é um dos mais respeitados escritores vivos da ficção científica no século XX, e também comemora os vinte anos da edição original de 2004. 
Participam do evento, além do próprio Marcello Simão Branco, os âncoras do canal Edgar Smaniotto, Paulo Elache e Carlos Relva.
Vale a pena acompanhar.

Lançamento: Cidades inversas

Cidades inversas
é uma coletânea de contos de fantasia urbana de autores do Brasil e da África, organizada por Lu Evans pelo selo Nebula.
Traz textos de Aisha El Saadawi (Egito), Ursulla Mackenzie (Brasil), Christina Engela (África do Sul), Liana Zilber Vivekananda (Brasil), Luiz Felipe Vasques (Brasil), Rafael Bertozzo Duarte (Brasil), Alvin Kathembe (Quênia), Dan Evans (Brasil), Arcane Ace (Nigéria), Bruno Leandro (Brasil), Alessandra Dossena (Brasil), Beni Dya Mbaxi (Angola), Lu Evans (Brasil), e partyicipação especial de Ana Lucia Merege (Brasil). O prefácio é assinado por Sergio Gaut vel Hartman (Argentina). Sem dúvida, uma bela e bem-vinda diversidade que merece ser prestigiada. 
O volume tem 168 páginas e está disponível gratuitamente para leitura online e para dispositivos kindle.

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Lançamento: Universos peculiares, H.G. Wells

Universos peculiares
é uma coletânea de contos de fantasia e horror de um dos país da ficção científica, Herbert George Wells, autor de clássicos como A máquina do tempo e A guerra dos mundos, mas que desenvolveu trabalhos em diversas outras vertentes literárias.
Diz o texto de apresentação: "Wells também se arriscou pelo território da magia, do fantasmagórico e do horror. De uma loja mágica de brinquedos, a uma porta que leva ao passado, percorrendo por fantasmas, viajantes e um traje sobrenatural que guiará um jovem para o mais inesquecível luar de sua vida. Várias de suas primeiras histórias ficaram à sombra de suas obras mais famosas e escondem um universo inteiro para ser explorado pelos leitores. "
O volume tem 224 páginas e conta com uma equipe de tradutores formada por Regiane Winarski, Natalie Gerhardt, Carolina Rodrigues, Michele Gerhardt, Andrea Coronado, Carolina Leocadio e Marceli Hauck. 
Universos peculiares é uma publicação do selo Wish, da Darkside Books, com lançamento previsto para 15 de julho de 2024.

sábado, 15 de junho de 2024

HQ Memories 17

HQ Memories
é um fanzine de e sobre quadrinhos editado pelo cartunista Luigi Rocco sob a chancela do selo Inumanos Agrupados, dedicado a resgatar trabalhos e autores esquecidos dos quadrinhos brasileiros e estrangeiros.
A edição 17 foi lançada em maio de 2024, em formatão e com 44 páginas. A edição homenageia os cinquenta anos do clássico personagem Capitão Caatinga, de Franco de Rosa e Sebastião Seabra, com a história "A Surpresa"; "Areia", de Gedeone e José Bento; "Justiceiro Alado", de José DelBó; "Nep Simo", de Alain Voss; "Janjão: Me aqueça nesse inverno" e Zé Pessimista, ambas de Izomar e "O  monstro: O castelo de Von Hemmelman", o primeiro monstro do pântano, de 1947.
Imagens e detalhes de cada um dos trabalhos apresentados podem ser conferidos no blogue da publicação, aqui.
HQ Memories pode ser encomendado diretamente com o autor, pelo email luigirocco29@gmail.com.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Lançamento: São e salvo, Tod Robbins

São e salvo
(Safe and sane) é o 21º volume da Coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
A novela tem autoria do escritor novaiorquino Tod Robbins (1888-1949) e foi publicada originalmente em três partes na revista All-Story Weekly, em 1918. O autor é mais conhecido pelas adaptações de suas histórias para o cinema, como o romance The unholy three (1917), e do conto "Spurs", que serviu de base para o perturbador longa Freaks (1932), de Tod Browning.
Diz o texto da quarta capa: "Através dos olhos do autoproclamado crítico Enright Overton, somos introduzidos a futurística Nova York, onde o vício em rodopiar atingiu todas as camadas da sociedade e os artistas talentosos estão cada vez mais raros. Nesse cenário distópico, Enright se aventurará por descobrir o segredo terrível que se esconde nas entranhas da cidade". 
O livro tem 244 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto ao volume, os assinantes recebem, além de um marcador de páginas personalizado, um elegante spiner, aquele brinquedo sem função evidente, que gira sem parar. 
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, são oferecido para venda no saite da editora, aqui.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Lançamento: Mistérios da meia-noite

Mistérios da meia-noite
é uma antologia de contos inéditos de terror e mistério resultado do Ghost Story Challenge, evento promovido pela Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror - ABERST, inspirado na lendária noite tempestuosa de 1816 em Villa Diodati, quando se acredita tenham sido criados os clássicos Frankenstein, de Mary Shelley, e O vampiro, de John Polidory. 
Os contos desta antologia foram todos escritos ao longo do evento, em uma noite em 2023 na histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André (SP), cenário propício para recriar o sombrio clima britânico devido à neblina densa que constantemente cobre o lugar. 
O volume tem 354 páginas e traz textos de vinte e seis autores: A. T. Sergio, Caio Rossan, Carolina Mancini, Cristina Northfleet, Debora Gimenes, Fabiana Ferraz, Giovanna Pezzolato, Heclair Pimentel, Isaque Q. M. Lazaro, J. C. Gray, Júlia do Passo Ramalho, JP Schimidt, Leonardo Galvão, L.F. Bomfá, Mario de Abreu, O Narrador, Rafael G. Esteque, Rodrigo Fonseca, Taís Freitas,Tarija Louzada Pozo, Thais Messora, Thais Rocha, Thiago Barrozo, Tito Prates, Úrsula Antunes, Vera Carvalho Assumpção e Yasmin Dias.
Mistérios da meia noite é uma publicação da editora Alarde, disponível para venda aqui.

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Porteira da Solidariedade

A escritora Simone Saueressig, que vive em Novo Hamburgo, dentro da região mais afetada pelas enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul em maio, acaba de lançar uma campanha para ajudar a recuperar o acervo das bibliotecas públicas e escolares atingidas pelas cheias. 
Trata-se da campanha Porteira da Solidariedade, na qual o apoiador financia kits de livros da autora que serão encaminhados para bibliotecas da região. São mais de sessenta bibliotecas, nas cidades de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Campo Bom, Canoas, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Novo Hamburgo, Relvado, Roca Sales, Sebastião do Caí e Taquari. 
Há várias opções de kits montados previamente com os títulos O último continente, Contos do Sul, Um vulto nas trevas, Felino Psicodélico, A história do Rubi Ragank e O Rubi Ragank. Cada kit vai acompanhado de uma carta de agradecimento com citação nominal ao apoiador.
Mais informações podem ser obtidas na página da campanha, aqui.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Os habitantes do abismo, Clark Ashton Smith

A Editora Clock Tower, que tem se especializado na literatura do período weird, acaba de anunciar que, em breve, abrirá uma campanha de financiamento direto para a publicação da coletânea Os habitantes do abismo, do escritor californiano Clark Ashton Smith (1893-1961) que, apesar de já ser um pouco antigo, ainda não caiu em domínio público. 
A Clock Tower é a única editora autorizada pela CASiana Enterprises – Literay Estate of Clark Ashton Smith (de Chris Dorman, filho do enteado de Clark Ashton Smith e herdeiro de sua obra), a publicar seus livros no Brasil. Por isso, esta é uma grande oportunidade, pois esse material não será publicado por outra editora pelo menos nos próximos dez ou doze anos. E conta muito o fato de que a Clock Tower nunca decepcionou seus apoiadores. 
O volume trará textos de horror cósmico que ecoam os mitos de Cthulhu de H.P. Lovecraft. A tradução será feita a partir da série The collected fantasies of Clark Ashton Smith, editada Scott Connors e RonHilger para Night Shade Books.
Este será o segundo título do autor pela Clock Tower. O primeiro foi Além da imaginação e do tempo, publicado em 2020. 
A página de pré-campanha pode ser visitada aqui

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Lançamento: Eles chegaram, mas já estão indo embora, Lucas Lourenço

Eles chegaram, mas já estão indo embora
é o livro de estreia do escritor paulista Lucas Lourenço. 
Trata-se de uma coletânea com dezoito histórias curtas que perpassam por diversos gêneros, inclusive a ficção científica. 
Diz o texto de divulgação: "Robôs, invasores alienígenas, gente comum, gente maluca, o que a gente não entende, o mistério que contemplamos, viagens no tempo, diagnósticos pelo Google. Ou seja: um pouco da vida de todo santo dia. Tanto a de dentro, quanto a de fora de nossas cabeças."
O volume tem 84 páginas e está disponível aqui em versões digital e impressa.

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Planetas Prohibidos

Planetas Prohibidos
é uma revista digital em língua espanhola, editada por J. Javier Arnaud, dedicada a difusão de artigos, ficção e ilustrações de ficção científica, fantasia e terror. 
Trata-se de um periódico quadrimestral que já vai pelo número 18, publicado em junho de 2024. A edição tem 108 páginas e traz contos de autores espanhóis, além de clássicos de  Charles Dickens e Clark Ashton Smith. 
A Espanha tem um mercado potente para a ficção fantástica com atividades muito organizadas do fandom. Circulam por lá muitas publicações especializadas e fanzines, sem esquecer que a publicação de títulos traduzidos é muito mais intensa do que no Brasil. É claro que a língua é um problema para o leitor brasileiro, mas é perfeitamente superável depois de meia dúzias de páginas lidas. 
Planetas Prohibidos é uma publicação gratuita e todas as suas edições estão disponíveis aqui
Vale a pena conhecer.