terça-feira, 30 de abril de 2024

Literatura Fantástica 14

Está disponível a edição 14 da revista Literatura Fantástica, dedicada ao fantástico brasileiro contemporâneo. 
A publicação tem 174 páginas e traz textos inéditos de fantasia, ficção científica e horror assinados por Emílio Carvalho, Guilherme S. Menezes, Arthur Vasconcelos, Davi Vogel Zimmer, Pedro Isaac, Daniel da Rosa, Virggo de Paulo, Luis Felipe Mayorga, Alfredo Alvarenga, S. Malizia, James de Bittencourt e do editor. 
Vale destacar a presença da escritora S. Malizia, a única mulher que ousou se apresentar aos leitores nesta edição. Malizia é autora do romance Arsayalalyur, dark fantasy com anjos publicada em 2016 pela editora Autografia.
Literatura Fantástica é publicada unicamente em formato digital e está a venda aqui.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Lançamento: Tio Vampiro, Roberto Schima

Está disponível Tio Vampiro, novo livro do escritor Roberto Schima, um dos grandes nomes da segunda onda da ficção cinetífica brasileira, grande vencedor da única edição do concurso Jerônymo Monteiro, do periódico Isaac Asimov Magazine, nos anos 1990. 
Trata-se de uma novela de horror com "a história de um garoto que, por força das circunstâncias, tem que passar alguns dias na taciturna casa de seu não menos estranho tio-avô. Um homem magro, alto e solitário, chamado Francisco, mas que, entre os parentes – dos quais permanece distante –, é conhecido sob a alcunha de Tio Vampiro." Ainda que tenha se notabilizado por sa ficção cinetífica, Schima é hábil com todos os gêneros do fantástico, 
O volume tem 144 páginas em versão digital e pode ser baixada gratuitamente no saite da editora Obook, aqui.

sábado, 27 de abril de 2024

Intervalo e Superman no Século XXI

O blogue Intervalo Cultural, dedicado a divulgação de cultura popular e de entretenimento, está completando 25 anos e, para assinalar a efeméride, anunciou o concurso "Superman no Século XXI", com distribuição de brindes às melhores frases recebidas na seguinte enquete: 
"Na sua opinião, se o Superman fosse um ser real, o que ele poderia fazer...
1) ... pela humanidade?
2) ... pelo nosso planeta?
3) ... por você?"
Vale todo tipo de frase, filosófica, sacana, cômica, irônica, poética... o que conta é a criatividade. 
A promoção começa no dia 9 de maio e vai até 30 de junho deste ano. O resultado será divulgado no Intervalo e o regulamento da promoção pode ser visto aqui
É divertido. Participe.

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Lançamento: Tom, o menino de lata, Rodrigo Van Kanpen

Está disponível a nova novela de fantasia de Rodrigo Van Kampen, Tom, o menino de lata, pela Editora Plutão. 
Diz o texto de divulgação: "Tom é uma criança órfã comum. Depois de perder tia Fernanda, é forçado a mudar toda a vida para morar com uma parenta do pai, a megera Dolores. Tudo o que ele quer é não sentir mais nada, e esse desejo é concedido de uma forma estranha: partes do seu corpo começam a se transformar em metal. Quando essa transformação o coloca em um perigo muito maior, Tom vai descobrir que sentimentos são muito mais poderosos do que ele imaginava. E que talvez a coisa que mais o assusta seja exatamente aquilo que é capaz de salvá-lo.
Entre 2013 e 2022, Van Kampen teve uma rápida carreira como editor adiante do fanzine digital Trasgo, mas também desenvolveu uma ótima carreira como escritor, tendo publicado o romance Trabalho honesto em 2016 e contos em diversas antologias. Tom, o menino de lata é seu segundo livro solo.
O volume tem 105 páginas, traz inspiradas ilustrações de Letícia Moreno e está disponível aqui, apenas em formato digital.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Lançamento: O castelo no espelho, Mizuki Tsujimura

"Em um bairro tranquilo de Tóquio, sete adolescentes acordam e descobrem que os espelhos de seus quartos estão brilhando. Em um instante, eles são arrancados de sua vida solitária e levados a um maravilhoso castelo repleto de escadarias sinuosas, quadros observadores e candelabros cintilantes. Neste novo santuário, guardado por uma misteriosa garota usando uma máscara de lobo, os jovens são confrontados com uma série de pistas que levam a um quarto secreto, onde será concedido um desejo a um deles. No entanto, tem um problema: se eles não deixarem o castelo até as cinco horas da tarde, haverá uma punição. Com o passar do tempo, a verdade devastadora vem à tona: nenhuma decisão passará sem consequências avassaladoras para todos ali."
Esta é a sinopse do romance de fantasia O castelo no espelho (Kagami no Kojō), da escritora japonesa Mizuki Tsujimura. Publicado originalmente em 2017, a história se tornou um best seller no Japão, ganhou diversos prêmios e adaptações para os quadrinhos e para os desenhos animados. 
A edição brasileira, que tem 448 páginas e tradução de Jefferson José Teixeira, é uma publicação da Editora Morro Branco e está em pré-venda aqui.

terça-feira, 23 de abril de 2024

Juvenatrix 257

Está circulando a edição de abril do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti. 
Em doze páginas, traz o nono capítulo da novela de horror "Os guardiões dos escudos negros e de prata", de Caio Alexandre Bezarias, resenhas do  editor aos filmes Maniac (1934), A mansão condenada (1976), This is not a test (1962) e Nevoeiro (1945). A edição é completada com notícias e divulgação de publicações alternativas e bandas de metal extremo. As capas exibem ilustrações de Angelo Junior.
Cópias em formato pdf podem ser obtidas pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Fantástico afro caribenho no Brasil

Está disponível a Antologia Afro Caribenha de Ficção Cientifica e Literatura Fantástica, totalmente dedicada a ficção especulativa produzida por escritores negros da República Dominicana, publicada em uma parceria entre a Editora Kitembo e a Associação Dominicana de Ficção Especulativa - ADFE.
O volume reúne em 102 páginas textos de Isis Aquino, Yubany Checo, Nadia Lugo, Jonás Sánchez e Markus Edjic, que transitam entre o afrofuturismo, víruspunk, taínofuturismo e outros subgêneros da ficção científica. A tradução é de Daniel Lino.
Trata-se, ao que se sabe, da primeira antologia com textos do gênero fantástico de autores caribenhos traduzida no Brasil, embra não seja a primeira de teor decolonial lançada aqui, uma tendência que está se acentuando nos últimos meses. 
O volume pode ser adquirido no saite da Kitembo, aqui.

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Somnium 124: só mulheres!

Está disponível aqui o número 124 do Somnium, fanzine digital do Clube dos Leitores de Ficção Científica, editado por Rubens Angelo, Eduardo Torres, Gerson Lodi-Ribeiro e Luiz Felipe Vasques. 
A edição, que é inteiramente dedicada a ficção científica produzida por escritoras mulheres, tem 59 páginas e traz contos de Finisia Fideli, Ellen Reys, Lu Evans, Sandra Menezes e Marcia Medeiros, artigos de Nikelen Witter e Alessandra Dossena e uma entrevista com a multiganhadora do Prêmio Argos, Ana Lucia Merege. A capa tem uma ilustração de Rubens Angelo. 
A edição foi organizada por Lu Evans, que tem atuado de modo bastante intenso nos últimos anos adiante de seu selo Nebula, com dezenas de títulos publicados. 
Não é a primeira vez que o Somnium apresenta uma edição totalmente feminina. O número 51, publicado em 1991 com a editoria de Carlos André Mores, também trouxe unicamente textos de escritoras. Foi preciso esperar trinta e três anos por uma segunda edição assim. Apesar da demora, veio num momento muito oportuno e os editores merecem congratulações efusivas pela iniciativa.
A publicação é gratuita e pode ser baixada aqui. Outras edições também estão disponíveis mas, infelizmente, a edição 51 não consta desse catálogo, que ainda está em construção.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Múltiplo 90

Está disponível a edição de abril do fanzine de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim pelo Estúdio Múltiplo, voltado à produção brasileira independente de quadrinhos de ação e aventura. 
A edição tem 93 páginas e traz os quadrinhos "Investida estrangeira", de Lincoln Nery e Bruno Sauerbronn, "Zumbis",  de Luiz Iório, "Fogo ancestral", de José Carlos e Careca FDM, "Pescaria", de Luiz Iório, "Pátria", de Sweet Room e Sérgio Sweet e "Abdução", de Luiz Iório. 
Também traz um artigo de Andrej Biasic e as colunas "Vi, Li e Gostei..." por Adalberto Bernardino, e "Múltiplos Projetos HQs BR"  pelo editor. Completam a edição uma tira de Coelho Nero por Omar Viñole e ilustrações de Luiz Iório. A capa tra uma ilustração de Oscar Suyama.
Este é mais um entre inúmeros fanzines brasileiros em publicação que não trazem mulheres entre seus colaboradores. Esse era um problema que já estava superado na virada do século, mas voltou a predominar nos últimos anos. Até posso imaginar o porquê mas, de qualquer forma, acho profundamente lamentável. 
Todas as edições do Múltiplo podem ser baixadas gratuitamente aqui.

terça-feira, 16 de abril de 2024

Tricerata 13

Ainda em outubro de 2023, o periódico literário digital Tricerata, editado por Maurício Coelho pela Editora Cyberus e dedicado à produção literária nacional de fc, fantasia e horror, lançou sua décima terceira edição sem muito alarde, tanto que só agora percebi sua disponibilidade. Depois de um início impactante, o fanzine, que era bimestral, foi perdendo o pique e a diversidade, mas ainda apresenta escritores de várias regiões do país.
Esta edição tem 52 páginas e traz contos de Sorihel Kretschemer Aguirre, Pedro Lins, Renato de Medeiros Jota e Francisco Mazzuca, mais uma vez instalados no gênero cyberpunk, contudo sem a devida revisão, atitude assumida pelo editor no expediente. 
O fanzine é diagramado de forma a facilitar a leitura em smartphones, e a capa traz uma imagem creditada a "Douglas Domingues + Dall-E3", que parece ser um das inúmeras IAs que infestam o ambiente editorial. 
Esta e outras edições podem ser baixadas gratuitamente no saite da editora, aqui.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Táquion 4

Está circulando o quarto número do periódico literário digital Táquion, editado por Renato A. Azevedo para o Clube Brasileiro de Ficção Científica, dedicado ao gênero da ficção científica. 
A edição tem 142 páginas e traz contos de Rubem Cabral, Samanta Geraldini, Carlos Eduardo Kania, Jana Bianchi, Gianpaolo Celli, Gerson Lodi-Ribeiro e os premiados da edição Bruno Bueno, Maurício R. B. Campos e Marcelo Luiz Dias, selecionados na segunda etapa do concurso permanente promovido pela publicação. Há que se destacar a presença de duas escritoras entre os publicados, tomara que venham muitas mais no futuro. 
A edição traz ainda artigos e resenhas assinados por Fábio Farias, Thiago Cabelo, Renato Azevedo, Ricardo Guedes, Sotrati, João Maselli Gouvêa, Andrew Zandona e Marcelo Bighetti. A capa traz uma ilustração de João Henrique de Jesus Gomes, artrista que é entrevistado na edição. 
Taquion pode ser baixada gratuitamente aqui, nos formatos pdf, epub e mobi. Edições anteriores também estão disponíveis.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Lançamento: A tentação da argila, Algernon Blackwood

A tentação da argila
(The temptation of the clay) é o 19º volume da coleção Andarilhos, clube de assinaturas da Editora Andarilho dedicado à publicação mensal de livros de bolso de ficção fantástica clássica e inédita, de autores pouco conhecidos. 
A novela foi publicada originalmente em 1912, de autoria do escritor britânico Algernon Blackwood (1869-1951), um dos principais representantes do horror cósmico, que dispõe de uma produção gigantesca pouquíssima traduzida no Brasil. Seu texto mais famoso é o conto "Os salgueiros", reconhecido por H. P. Lovecraft como o melhor texto de horror já escrito. 
Diz o texto da quarta capa: "Após anos viajando pelo mundo, Dick Elliot herda a propriedade de uma tia distante e decide abandonar sua vida de peregrino. Com sua esposa, ele se estabelece na casa de campo, descobrindo um ambiente encantado pela natureza. No entanto, o que ele não sabe é que a natureza também pode ser assustadora."
O livro tem 174 páginas, tradução de Gustavo Terranova Aversa e, junto ao volume, os assinantes recebem, além de um marcador de páginas personalizado, um pacotinho personalizado com sementes de girassol.
Os livros do Clube Andarilhos são comercializados inicialmente por assinaturas mas, após algumas semanas, são oferecido para venda no saite da editora, aqui.

terça-feira, 9 de abril de 2024

QI 187

Está circulando o número 187 fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, inteiramente dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, destacando a produção independente e os fanzines brasileiros. 
A edição tem 36 páginas, mas conta com o encarte de um panfleto impresso em papel amarelo que dialoga com a ideia da capa.
O conteúdo traz quadrinhos de Mario Labate Santiago, Henrique Magalhães, Luiz Iório, Luiz Cláudio Lopes Faria, Cristiano Souza e do editor, artigos de Alex Sampaio, E. Figueiredo, Pedro José Rosa de Oliveira, Rod Tigre, as indefectíveis colunas "Fórum" com as cartas dos leitores, "Edições independentes" divulgando lançamentos de fanzines do bimestre anterior e "Mantendo contato", de Worney Almeida de Souza. 
Diversos encartes acompanham esta edição do QI aos assinantes: o sexto número de HQ além dos balões, com oito páginas com a segunda parte do estudo que Fábio Sales faz um sobre quadrinhos de não-ficção, o quarto volume de Papos Tais, com quatro páginas sobre algumas personagens femininas pouco conhecidas dos quadrinhos nacionais, e mais três números de Reflexões sobre Imagem e Cultura: o número 4 tem oito páginas e trata dos super-heróis na publicidade (um assunto extremamente vasto), o número 5 tem doze páginas e fala de selos com personagens dos quadrinhos (com destaque para o Tintim) e o número 6, com oito páginas, trata de quadrinhos estranhos; impossível explicar, só vendo para entender. Também acompanha mais um boletim Radioatividade, da Editora Atomic.
Só uma coisa falta ao QI: uma maior participação feminina. 
Exemplares impressos do QI e de seus encartes podem ser adquiridos mediante assinatura. Mais informações, diretamente com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com. Contudo, versões digitais de todas as edições, desde o primeiro número, bem como de todos os seus encartes, estão disponibilizadas gratuitamente no saite da editora Marca de Fantasia, aqui, entre muitas outras publicações que vale a pena conhecer.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Literatura Fantástica 13

Está disponível a edição de abril de Literatura Fantástica, revista dedicada ao fantástico brasileiro contemporâneo. 
A publicação tem 166 páginas e traz doze textos inéditos de fantasia, ficção científica e horror assinados por Oghan N'Thanda, James de Bittencourt, Douglas Tavares, Pedro Isaac, Rodrigo Silva, Robson Muniz, Guilherme S. Menezes, Arthur Mendes, Gabriel Carvalho, Daniel Soares Filho, Ellen Kurz e Roso Sanchez.
A revista segue com baixíssima presença feminina – esta edição tem apenas uma escritora entre os publicados. Por certo que se trata de um aspecto de sua linha editorial, uma vez que as edições vão se empilhando e o critério não muda. O que não deixa de ser lamentável.
Literatura Fantástica é publicada unicamente em formato digital e está a venda aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Lançamento: O bastardo do rei ou O triunfo do mal, Conde Stenbock

A Sociedade das Relíquias Literárias - SRL é um projeto da Editora Wish para viabilizar a tradução e publicação em ebook de textos raros de ficção fantástica internacional, resgatando assim obras desconhecidas de autores em domínio público, quase sempre inéditas em português. Uma assinatura mensal dá ao apoiador o direito de um novo ebook a cada mês, entre outras recompensas aditivas. 
A relíquia de abril é a novela O bastardo do rei ou O triunfo do mal (The king′s bastard or, The triumph of evil), originalmente escrita em 1894 pelo poeta sueco Eric Stanislaus Stenbock, ou Conde Stenbock (1860-1895), uma vez que era de fato Conde de Bogesund. O autor, que teve uma juventude abastada, enveredou pela literatura decadentista depois de adulto. 
Diz o texto de apresentação da obra: "No reino de Nicósia, a morte do soberano é o estopim para um capítulo sangrento. Um rei por direito e um rei por vontade do povo, qual dos dois deve subir ao trono? Traições, chantagens e manobras políticas darão início a tentativas de golpe de Estado que mudarão para sempre a história da nação."
O bastardo do rei ou O triunfo do mal tem 63 páginas, tradução de Camila Fernandes e traz também a biografia do autor. A capa tem uma ilustração de Ana Milani. A edição e acupa o número 49 da coleção SRL. Este é o segundo texto do autor da coleção, o primeiro foi O outro lado, que ocupou o número 22.
Para fazer parte da Sociedade, basta formalizar o apoio na página do projeto, aqui

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Maretenebrae: A queda de Sieghard, L. P. Faustini

"Uma desconhecida força invasora irrompe pelo Grande Mar e ataca a costa protegida pelos soldados da Ordem utilizando-se de navios nunca antes vistos. Imensos. Terríveis. Destruidores. Ao mesmo tempo, uma estranha peste se espalha pelas comarcas do reino, cegando e invalidando sua população. Nobres e plebeus se nivelam padecendo do mesmo e misterioso mal. Em uma iniciativa desesperada, Sir Nikoláos de Askalor, o oficial responsável por defender a Ordem, abdica de todos os planos e estratagemas para investir de uma só vez contra os inimigos, sem saber que assim cairia na armadilha preparada por eles. Com suas fileiras dizimadas, o exército da Ordem recua e toma a direção do Domo do Rei para defender seu soberano, Marcus II, O Ousado, cuja vida representa a perpetuação dos valores ordeiros. Para um pequeno grupo, porém, composto por Roderick, Petrus, Chikara, Heimerich, Braun, Formiga e Victor Didacus – cada qual personificando um dos sete pecados capitais –, as sucessivas derrotas do reino são apenas o início da maior de todas as suas aventuras e desventuras."
Esta é a sinopse de apresentação do romance de fantasia Maretenebrae: A queda de Sieghard, do escritor capixaba L. P. Faustini, em pré-venda pela editora Avec. O romance foi primeiro publicado pela Estronho em 2014 (com coautoria creditada a R. M. Pavani), que também publicou, em 2016, o segundo volume, O flagelo de Dernessus.
A atual edição de Maretenebrae: A queda de Sieghard tem 392 páginas e pode ser adquirida no saite da editora, aqui.

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Literatura Fantástica 12

Está disponível a edição de março da revista Literatura Fantástica, dedicada ao fantástico brasileiro contemporâneo. 
A publicação tem 248 páginas e traz doze textos inéditos de fantasia, ficção científica e horror assinados por 
Lucas Serafim, Guilherme S. Menezes, Álvaro Botelho, Paulo Fidelis, Nikiko Venerato, Marco Ratio, Scarlett Greystoke, Erivaldo Genonádio, Antônio Patrick Carneiro, Fellipe Ruwell, Marcelo de Lima e do próprio editor.
Mais uma edição com participação feminina muito reduzida. Quaisquer que sejam os critérios editoriais, isso precisa ser corrigido imediatamente. A demora em fazê-lo revela que as prioridades do editor não contemplam de modo algum a questão da representatividade de gênero (e qualquer outra, dessa forma), o que depõe contra o papel social de uma publicação que se pretende minimamente relevante. 
Literatura Fantástica é publicada unicamente em formato digital e está a venda aqui.

terça-feira, 2 de abril de 2024

Conexão Literatura 106

Está disponível a edição de abril do periódico eletrônico Conexão Literatura, editado por Ademir Pascale, dedicado à divulgação de novos autores e obras da literatura brasileira. 
A edição tem 145 páginas e traz contos de Luciana Simon de Paula Leite, Luiz H. Haimi, Gilmar Duarte Rocha, Max Moreira, Idicampos, Iraci J. Marin, Mónica Palacios, Roberto Schima, Ney Alencar e Sellma Luanny. Também traz entrevistas com os escritores Luciana Simon de Paula Leite, Alexandre Perobelli, Antonio Di Bianco, Fernando Carvalho, Gisele Garcia e Kelly Cristina Santos de Oliveira, além de poemas, crônicas, resenhas e artigos de assuntos variados.
A revista tem distribuição gratuita e pode ser baixada aqui. Números anteriores também estão disponíveis.

segunda-feira, 1 de abril de 2024

O segredo das larvas, Stefano Volp

"Em um futuro não tão distante, Freya mora em uma colônia onde pessoas de pele negra são confinadas. Lá, além de lidar com os transtornos mentais da mãe, ela vive constantemente assombrada pela Filtragem, o programa da metrópole que promete selecionar as garotas mais belas para passarem o restante de suas vidas em Éden, desfrutando dos privilégios da capital tão desejada.
Apesar de não conhecer o mundo do outro lado da cerca, Freya se recusa a acreditar nessas promessas. Ela tem certeza de que a convocação é um disfarce para os piores pesadelos. Algo terrível acontece nas beiras do mundo e as garotas filtradas correm perigo. Freya sabe de tudo isso porque sua própria mãe foi uma Filtrada. A única que retornou...
Chegou novamente o período da Filtragem e só o que resta a fazer é escapar. Só que agora, nada será igual e Freya precisará decidir até onde está disposta a ir para não mais apenas sobreviver, mas finalmente se vingar."
Este é o texto de apresentação de O segredo das larvas, romance afrofuturista do escritor capixaba Stefano Volp, publicado originalmente em 2019 pela Letras e Versos, e que volta agora pelo selo Galera da editora Record. 
Apesar de ser sua estreia na ficção científica, Volp possui experiência como escritor, tendo em seu currículo os livros Nunca vi a chuva (2023), Homens pretos (não) choram (2022)e O beijo do rio (2022), entre outros. Também é o idealizador do Clube da Caixa Preta, clube de leitura dedicado a contos clássicos escritos por autores negros. 
O livro tem 406 páginas e está em pré-venda aqui.