O espírito da ficção científica (El espíritu de la ciencia ficción), Roberto Bolaño. Tradução de Eduardo Brandão. 184 páginas, Editora Companhia das Letras, São Paulo, 2017.
Nascido no Chile em 1953, Roberto Bolaño teve uma vida movimentada até sua morte, em 2003, vítima de problemas renais. De estudante nerd, o que não era nada bom naqueles tempos, Bolaño tornou-se um militante socialista, chegou a ser preso durante o golpe de Pinochet, mudou-se para o México, depois para Espanha, e construiu uma sólida carreira literária, sendo reconhecido como um dos principais autores de sua geração.
Em espírito da ficção científica, pequeno livro póstumo, fica patente seu apreço pela literatura especulativa. O autor aproveita passagens da própria vida - embora não seja uma autobiografia - para construir um retrato da juventude mexicana nos anos 1970, dividindo-se em dois personagens: Reno, candidato a poeta que investiga uma inexplicável explosão de lançamentos de fanzines, e Jan, um rapaz recluso, leitor voraz de ficção científica, que passa seus dias escrevendo cartas a seus autores favoritos.
Enquanto garimpam por suas vidas, Reno e Jan, se envolvem com diversas personagens da sociedade underground mexicana: ativistas, poetas e malucos de forma geral, acadêmicos obscuros, traficantes, cafetões e garotos de programa, tudo no mais absoluto e crível nonsense que categorizou a adolescência nos anos 1970.
O romance é formado por uma série de plots paralelos, alguns relacionamento interdependentes, outros nem tanto. Apesar de manter uma certa linearidade, os episódios têm uma amarração frouxa, como se fosse uma coletânea de contos com os mesmos personagens. Numa delas, um autor não identificado (que pode tanto ser Remo quanto Jan) participa de uma cerimônia em que é homenageado com algum tipo de prêmio. Dentro dessa narrativa, o autor conta outra história a alguém que o entrevista, que seria o enredo de seu romance premiado, sobre uma guerra que alcança uma inusitada faculdade de agronomia especializada no cultivo de batatas. Essas duas narrativas são entremeadas pelos depoimentos de Remo em suas andanças pela cidade do México em busca de poetas perdidos, e das cartas que Jan escreveu. Os destinatários delas são nomes conhecidos dos fã de ficção científica: Forrest J. Ackerman, Robert Silverberg, Fritz Leiber, Ursula Le Guin (que mereceu duas cartas), Philip Jose Farmer, Alice Sheldon e James Tiptree Jr (que são a mesma pessoa, e Bolaño sabia disso muito bem). Nenhuma das cartas fala de ficção científica, são confissões e pedidos, geralmente políticos, que, em sua inocência, Jan encaminha aqueles que ele admira e acha que poderiam fazer alguma diferença. De certa forma, é esse o foco que mais justifica o título do livro, não pelos autores em si, pois seus nomes são a única contribuição clara do gênero ao romance, mas e espírito do fã, que os venera ao ponto de simular um diálogo pessoal com cada um deles.
Também muito curioso é a obsessão de Jan pelos seus livros que, em certo momento, assumem uma proporção tão predominante no pequeno apartamento que divide com Remo que são obrigados a usar a biblioteca de forma um tanto mais racional: os volumes viram uma mesa de refeições, para desespero dos puristas.
O espírito da ficção científica é um livro pequeno, que se lê com prazer, mas que não tem uma conclusão. O capítulo final, um relato de Remo sobre suas aventuras eróticas nas saunas da cidade do México, demonstra bem a lapidação que o autor deu ao romance. Nem mesmo as histórias dentro das histórias têm finais satisfatórios. Não que isso faça falta: muitos livros realmente ficariam melhores caso seus autores tivessem a sensibilidade de eliminar os últimos capítulos. Dessa forma, O espírito da ficção científica é um livro que abre diálogos, propõe ideias e registra uma época. E isso é muito mais que muitas trilogias com milhares de páginas jamais conseguiram fazer.
sábado, 27 de maio de 2017
Anacrônicos
Um dia, sem maiores explicações, a sua mãe morta há anos ressurge na cozinha, repetindo continuamente uma ação do seu passado. Ela não interage com você; apenas revive a cena, como se fosse um filme antigo em realidade expandida. Ela pode ser tocada, mas aparentemente não sente o seu toque. A textura é estranha, borrachuda. Não pode ser ferida e não muda uma vírgula no roteiro. No começo, é emocionante mas, com o passar do tempo, torna-se dolorosamente insuportável. Outras pessoas começam a experimentar situações similares, com seus antepassados retornando da morte para interpretar repetidamente antigos papéis. Tudo se complica quando outros momentos dessa pantomima macabra começam a se sobrepor, com diversas cópias dos duplos ressurretos entrecruzando-se no espaço. E fica ainda pior quando mais personagens materializam-se do passado, numa cacofonia enlouquecedora. E quando ressurgirem personagens famosos, como Hitler e Jesus Cristo, onde o mundo irá parar?
Esta é a história que o escritor Luiz Bras oferece aos leitores no ebook Anacrônicos, um conto de ficção fantástica de 30 páginas, ao estilo New Weird, em que o autor retoma o tema da solidão, explorado em profundidade no romance Sozinho no deserto extremo (Prumo, 2012). Mas aqui a situação se inverte: ao invés do isolamento físico, a solidão emerge da multidão de pessoas alheias que impedem a interação social e emocional dos indivíduos. Também a questão dos personagens famosos ressuscitados dialoga com outras obras da ficção especulativa, como a série Riverworld, de Philip Jose Farmer, uma influência de peso que revela a possibilidade de uma exploração mais profunda no tema, que não foi o objetivo de Bras nesta obra.
Luis Bras é escritor de ficção fantástica, nascido na cidade imaginária de Cobra Norato, mas na verdade é uma persona do premiado escritor Nelson de Oliveira, que experimenta aqui os préstimos da edição digital através da plataforma de autopublicação da Amazon. A produção editorial é gráfica é do próprio autor, que também fez sua revisão e encomendou a Teo Adorno, a persona ilustradora de Oliveira, o ótimo desenho da capa. A produção interna também é minimalista, com pequenos toques coloridos nas aberturas dos capítulos. Tudo muito limpo e elegante.
A edição está disponível no saite da livraria Amazon, aqui.
Esta é a história que o escritor Luiz Bras oferece aos leitores no ebook Anacrônicos, um conto de ficção fantástica de 30 páginas, ao estilo New Weird, em que o autor retoma o tema da solidão, explorado em profundidade no romance Sozinho no deserto extremo (Prumo, 2012). Mas aqui a situação se inverte: ao invés do isolamento físico, a solidão emerge da multidão de pessoas alheias que impedem a interação social e emocional dos indivíduos. Também a questão dos personagens famosos ressuscitados dialoga com outras obras da ficção especulativa, como a série Riverworld, de Philip Jose Farmer, uma influência de peso que revela a possibilidade de uma exploração mais profunda no tema, que não foi o objetivo de Bras nesta obra.
Luis Bras é escritor de ficção fantástica, nascido na cidade imaginária de Cobra Norato, mas na verdade é uma persona do premiado escritor Nelson de Oliveira, que experimenta aqui os préstimos da edição digital através da plataforma de autopublicação da Amazon. A produção editorial é gráfica é do próprio autor, que também fez sua revisão e encomendou a Teo Adorno, a persona ilustradora de Oliveira, o ótimo desenho da capa. A produção interna também é minimalista, com pequenos toques coloridos nas aberturas dos capítulos. Tudo muito limpo e elegante.
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Juvenatrix 185
Está disponível a edição de maio do fanzine eletrônico de horror e ficção científica Juvenatrix, editado por Renato Rosatti.
A edição tem 13 páginas e traz um conto do editor e resenhas aos filmes Demônio, o rei das trevas (Prime evil, 1988); Espíritos do demônio (Evil spirits, 1990), A hora do terror (Witchcraft 7: Judgement hour, 1995), A maldição da casa do diabo (The fall of the house of Usher, 1979)
A maldição de El Diablo (The evil below, 1989), A maldição dos espíritos (Spirits, 1990), A marca do vampiro (Pale blood, 1990), A morada do terror (Grandmother´s house, 1988) e A morte veste vermelho (I´m dangerous tonight, 1990). Divulgação de fanzines, livros, filmes e bandas independentes de rock extremo complementam a edição. A capa traz uma ilustração de Angelo Junior.
Para obter uma cópia, basta solicitar pelo email renatorosatti@yahoo.com.br.
A edição tem 13 páginas e traz um conto do editor e resenhas aos filmes Demônio, o rei das trevas (Prime evil, 1988); Espíritos do demônio (Evil spirits, 1990), A hora do terror (Witchcraft 7: Judgement hour, 1995), A maldição da casa do diabo (The fall of the house of Usher, 1979)
A maldição de El Diablo (The evil below, 1989), A maldição dos espíritos (Spirits, 1990), A marca do vampiro (Pale blood, 1990), A morada do terror (Grandmother´s house, 1988) e A morte veste vermelho (I´m dangerous tonight, 1990). Divulgação de fanzines, livros, filmes e bandas independentes de rock extremo complementam a edição. A capa traz uma ilustração de Angelo Junior.
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terça-feira, 16 de maio de 2017
Um estudo da fc&f brasileira em 2016
Em 2016, voltei às carteiras escolares, mais exatamente ao curso de Filosofia na Universidade Federal do ABC, Campus São Bernardo do Campo. Nos primeiros quadrimestres do curso, a grade curricular é básica para todos os estudantes de Bacharelado em Ciências e Humanidades, que é o caso de Filosofia. Dessa forma tenho disciplinas de várias áreas de Humanas e Tecnologia.
Neste quadrimestre, cursei a disciplina de Bases Computacionais da Ciência, com o professor Cesar Giacomini Penteado que, entre outras coisas, solicitou que a turma se organizasse em grupos e que fizessem trabalhos de estatística com as ferramentas tratadas no curso. Junto comigo ficaram no grupo os colegas Amanda Soares de Melo, Tiago Rocha do Nascimento e Vinicius Brambilla Alakaki.
Como o tema do trabalho era livre, e com uma pequena influência minha, o grupo aceitou trabalhar sobre os lançamentos de ficção fantástica brasileira em 2016, cuja planilha eu já tinha pronta (ou quase) para publicação.
A relação completa dos lançamentos ainda não foi publicada – voltarei ao assunto no momento oportuno –, mas o resultado do trabalho pode ser lido aqui. O texto não é longo, mas meus colegas fizeram intervenções analíticas muito interessantes, vale a pena conferir.
A UFABC, por ser caráter de pesquisa científica, parece dar boa abertura para a ficção fantástica, e a fc em particular. Outras ações podem vir no futuro.
Neste quadrimestre, cursei a disciplina de Bases Computacionais da Ciência, com o professor Cesar Giacomini Penteado que, entre outras coisas, solicitou que a turma se organizasse em grupos e que fizessem trabalhos de estatística com as ferramentas tratadas no curso. Junto comigo ficaram no grupo os colegas Amanda Soares de Melo, Tiago Rocha do Nascimento e Vinicius Brambilla Alakaki.
Como o tema do trabalho era livre, e com uma pequena influência minha, o grupo aceitou trabalhar sobre os lançamentos de ficção fantástica brasileira em 2016, cuja planilha eu já tinha pronta (ou quase) para publicação.
A relação completa dos lançamentos ainda não foi publicada – voltarei ao assunto no momento oportuno –, mas o resultado do trabalho pode ser lido aqui. O texto não é longo, mas meus colegas fizeram intervenções analíticas muito interessantes, vale a pena conferir.
A UFABC, por ser caráter de pesquisa científica, parece dar boa abertura para a ficção fantástica, e a fc em particular. Outras ações podem vir no futuro.
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Fanzine Ilustrado
Nova proposta de André Carim – editor do fanzine Múltiplo. A cada edição, o Fanzine Ilustrado destaca um importante ilustrador brasileiro.
A publicação tem pouquíssimo texto, um mínimo só para contextualizar o artista. O foco são as ilustrações, exibidas no estado da arte, com muito colorido.
A primeira edição, lançada em março, tem 92 páginas ilustrações e pinups do premiado caricaturista carioca Nei Lima.
O segundo número, de abril, tem 81 páginas em homenagem ao quadrinhista Julio Shimamoto, e podemos apreciar com prazer o trabalho do mestre como artista plástico, fora do modelo dos quadrinhos com que estamos habituados.
As edições podem ser baixadas nos links respectivos, e versões impressas estão disponíveis no saite Clube de Autores, aqui.
A publicação tem pouquíssimo texto, um mínimo só para contextualizar o artista. O foco são as ilustrações, exibidas no estado da arte, com muito colorido.
A primeira edição, lançada em março, tem 92 páginas ilustrações e pinups do premiado caricaturista carioca Nei Lima.
O segundo número, de abril, tem 81 páginas em homenagem ao quadrinhista Julio Shimamoto, e podemos apreciar com prazer o trabalho do mestre como artista plástico, fora do modelo dos quadrinhos com que estamos habituados.
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Conexão Literatura 23
Está circulando o número 23 da revista eletrônica Conexão Literatura, editada por Ademir Pascale pela Fábrica de Ebooks.
A edição tem 54 páginas e destaca o trabalho de Carolina de Jesus (1914-1977) uma das primeiras escritoras brasileiras negras, autora do clássico Quarto de despejo. A publicação traz contos de Mírian Santiago, Helder Félix de Souza Júnior e Amanda Leonardi, crônicas de Rafael Botter e Misa ferreira, resenha de Eudes Cruz ao livro Diário de uma escrava, de Rô Mierling, e entrevistas com Carla Krainer (Júlia), Fathyma Jaguanharo (Cárcere de sonhos), Morais de Carvalho (Todos iguais, poucos diferentes) e Sofia Silva (Sorrisos quebrados).
A revista é gratuita e pode ser baixada aqui. Edições anteriores também estão disponíveis.
A edição tem 54 páginas e destaca o trabalho de Carolina de Jesus (1914-1977) uma das primeiras escritoras brasileiras negras, autora do clássico Quarto de despejo. A publicação traz contos de Mírian Santiago, Helder Félix de Souza Júnior e Amanda Leonardi, crônicas de Rafael Botter e Misa ferreira, resenha de Eudes Cruz ao livro Diário de uma escrava, de Rô Mierling, e entrevistas com Carla Krainer (Júlia), Fathyma Jaguanharo (Cárcere de sonhos), Morais de Carvalho (Todos iguais, poucos diferentes) e Sofia Silva (Sorrisos quebrados).
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Múltiplo 6 e 7
Estão disponíveis duas novas edições do fanzine virtual de quadrinhos Múltiplo, editado por André Carim.
O número 6, de abril de 2017, tem 104 páginas e destaca o trabalho do fanzineiro e quadrinhista Juvêncio Veloso como o entrevistado do mês, e também entrevista o quadrinhista e acadêmico Gazy Andraus. Nos quadrinhos, trabalhos de Cayman Moreira, Salatheil Anacleto, Calazans, Edgard Guimarães, Edgar Franco, Orlando, Bira, Wanderley e Rafael Portela. A capa traz uma ilustração de Cayman Moreira.
O número 7, de maio, também tem 104 páginas e evidencia os trabalhos do astro dos quadrinhos Mike Deodato e do quadrinhista fanzineiro Carlos Henry. Nos quadrinhos, Airton Marcelino, André Carim, Carlos Henry, Glauco Torres, Flávio Calazans, Isaac Tiago, Edgard Guimarães e Márcio Sennes, além de um artigo sobre o quadrinhista Fernando Marques. A capa é assinada pelo mestre Julio Shimamoto. As edições são completadas com ilustrações avulsas, artigos, divulgação de fanzines e cartas dos leitores.
As publicações podem ser baixadas gratuitamente nos links correspondentes. Edições anteriores também estão disponíveis.
O número 6, de abril de 2017, tem 104 páginas e destaca o trabalho do fanzineiro e quadrinhista Juvêncio Veloso como o entrevistado do mês, e também entrevista o quadrinhista e acadêmico Gazy Andraus. Nos quadrinhos, trabalhos de Cayman Moreira, Salatheil Anacleto, Calazans, Edgard Guimarães, Edgar Franco, Orlando, Bira, Wanderley e Rafael Portela. A capa traz uma ilustração de Cayman Moreira.
O número 7, de maio, também tem 104 páginas e evidencia os trabalhos do astro dos quadrinhos Mike Deodato e do quadrinhista fanzineiro Carlos Henry. Nos quadrinhos, Airton Marcelino, André Carim, Carlos Henry, Glauco Torres, Flávio Calazans, Isaac Tiago, Edgard Guimarães e Márcio Sennes, além de um artigo sobre o quadrinhista Fernando Marques. A capa é assinada pelo mestre Julio Shimamoto. As edições são completadas com ilustrações avulsas, artigos, divulgação de fanzines e cartas dos leitores.
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segunda-feira, 1 de maio de 2017
O livro de Moriarty
O livro de Moriarty (The book of Moriarty), Arthur Conan Doyle. 416 páginas. Tradução e apresentação de José Francisco Botelho. Editora Companhia das Letras, selo Penguin Companhia, coleção Clássicos. São Paulo, 2017.
Nem é preciso ser um grande leitor de romances de mistério para reconhecer o nome Moriarty. A simples menção desse nome faz surgir uma série de dúvidas e questionamentos. Apesar de ser tão conhecido, Moriarty é um grande mistério, certamente o maior de todos os mistérios que rondaram os pesadelos do maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes.
Quem viu o filme Sherlock Holmes: O jogo de sombras (Sherlock Holmes: A game of shadows, 2011, Guy Ritchie), por certo deve ter ficado impressionado com a evidência de Moriarty na trama: um antagonista enérgico e decidido, com o poder de movimentar forças acima de qualquer outro mortal. Pois, via de regra, é essa a imagem que o vilão tem no imaginário dos fãs de Sherlock Holmes.
Mas a fama de Moriarty excede seu efetivo significado, e isso fica muito claro na leitura de O livro de Moriarty. Trata-se de uma coletânea com todos os textos (cinco contos e um romance) escritos por Doyle nos quais se insinua a sombra do "Napoleão do Crime", como diria Holmes. Em alguns, é apenas uma citação, em outros, o gênio do mal até chega dá o ar de sua graça, mas sempre de forma transversal e reticente. Porque a grande habilidade de Moriarty é justamente ficar à parte, resguardado de qualquer perigo ou comprometimento que possa atingi-lo.
A introdução escrita por José Francisco Botelho é um show à parte. Além de contextualizar autor e obra, conta detalhes curiosíssimos sobre a mitologia do personagem e sua relação com os leitores que, podemos dizer, foi o primeiro modelo de um fandom organizado. Porque a obsessão dos leitores por Holmes criou um verdadeiro culto, em que a realidade e a ficção estão de tal forma amalgamados que é quase impossível discernir entre uma e outra. Pois os fãs, todos altamente especializados, elaboraram todo tipo de teorias sobre Holmes, Watson e os personagens que aparecem nas histórias – inclusive o famigerado Moriarty. Teria Holmes realmente existido? Alguns afirmam convictamente que sim. Que Doyle nada mais fez que redigir, de forma coerente, as histórias dessa surpreendente personagem, a partir dos relatos do Dr. Watson.
O cuidado com que as histórias foram escritas, a grande quantidade de referências reais (ou quase) e a estrutura firme que amarra a série, sem falar de muitos outros elementos, fazem de Sherlock Holmes um repositório de lendas urbanas e emprestam a Moriarty muito mais que uma aura opressora.
A primeira história é "O problema final", justamente aquela em que Doyle, cansado de seu personagem – apesar da fortuna que lhe trouxe – decidiu matá-lo. E o consumador desse crime não poderia ser ninguém além de Moriarty. Contudo, no texto seguinte, "A aventura da casa vazia", mostra a volta de Holmes do reino dos mortos, numa história em que o detetive terá de usar de extrema astúcia para capturar um dos mais perigosos asseclas de Moriarty.
As histórias seguintes têm ainda menos interferência de vilão. Em "O caso do construtor de Norwood", Holmes busca inocentar um homem que parece claramente culpado de um assassinato macabro. Em "O caso do jogador de rúgbi", Holmes precisa encontrar o craque do esporte que aparentemente desapareceu do mundo dos vivos. Em "Sua última mesura", Holmes usa sua "magia" para impedir um espião alemão de concluir seus planos sinistros. Em "O caso do cliente ilustre", Holmes tem de impedir uma jovem aristocrata de cair nas garras de um trapaceiro internacional. Fecha o volume o romance "O Vale do Medo", que toma metade das suas 416 páginas. Na primeira parte, Holmes tem que descobrir como um homem foi morto dentro de sua própria casa por alguém que, aparentemente, não existe. Resolvido o mistério, a segunda parte do romance conta a vida pregressa da vítima, numa história surpreendente, quase um faroeste, sobre como um esperto detetive da Pinkerton desbarata uma gangue de criminosos numa região carvoeira dos Estados Unidos.
Dessa forma, O livro de Moriarty cumpre o papel de desmistificar o Napoleão do Crime, embora, a sua maneira, o próprio Sherlock Holmes resista heroicamente a isso. O que nos leva a concluir que, talvez, a melhor estratégia de Moriarty seja justamente convencer a todos nós de que ele não é assim tão perigoso.
Nem é preciso ser um grande leitor de romances de mistério para reconhecer o nome Moriarty. A simples menção desse nome faz surgir uma série de dúvidas e questionamentos. Apesar de ser tão conhecido, Moriarty é um grande mistério, certamente o maior de todos os mistérios que rondaram os pesadelos do maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes.
Quem viu o filme Sherlock Holmes: O jogo de sombras (Sherlock Holmes: A game of shadows, 2011, Guy Ritchie), por certo deve ter ficado impressionado com a evidência de Moriarty na trama: um antagonista enérgico e decidido, com o poder de movimentar forças acima de qualquer outro mortal. Pois, via de regra, é essa a imagem que o vilão tem no imaginário dos fãs de Sherlock Holmes.
Mas a fama de Moriarty excede seu efetivo significado, e isso fica muito claro na leitura de O livro de Moriarty. Trata-se de uma coletânea com todos os textos (cinco contos e um romance) escritos por Doyle nos quais se insinua a sombra do "Napoleão do Crime", como diria Holmes. Em alguns, é apenas uma citação, em outros, o gênio do mal até chega dá o ar de sua graça, mas sempre de forma transversal e reticente. Porque a grande habilidade de Moriarty é justamente ficar à parte, resguardado de qualquer perigo ou comprometimento que possa atingi-lo.
A introdução escrita por José Francisco Botelho é um show à parte. Além de contextualizar autor e obra, conta detalhes curiosíssimos sobre a mitologia do personagem e sua relação com os leitores que, podemos dizer, foi o primeiro modelo de um fandom organizado. Porque a obsessão dos leitores por Holmes criou um verdadeiro culto, em que a realidade e a ficção estão de tal forma amalgamados que é quase impossível discernir entre uma e outra. Pois os fãs, todos altamente especializados, elaboraram todo tipo de teorias sobre Holmes, Watson e os personagens que aparecem nas histórias – inclusive o famigerado Moriarty. Teria Holmes realmente existido? Alguns afirmam convictamente que sim. Que Doyle nada mais fez que redigir, de forma coerente, as histórias dessa surpreendente personagem, a partir dos relatos do Dr. Watson.
O cuidado com que as histórias foram escritas, a grande quantidade de referências reais (ou quase) e a estrutura firme que amarra a série, sem falar de muitos outros elementos, fazem de Sherlock Holmes um repositório de lendas urbanas e emprestam a Moriarty muito mais que uma aura opressora.
A primeira história é "O problema final", justamente aquela em que Doyle, cansado de seu personagem – apesar da fortuna que lhe trouxe – decidiu matá-lo. E o consumador desse crime não poderia ser ninguém além de Moriarty. Contudo, no texto seguinte, "A aventura da casa vazia", mostra a volta de Holmes do reino dos mortos, numa história em que o detetive terá de usar de extrema astúcia para capturar um dos mais perigosos asseclas de Moriarty.
As histórias seguintes têm ainda menos interferência de vilão. Em "O caso do construtor de Norwood", Holmes busca inocentar um homem que parece claramente culpado de um assassinato macabro. Em "O caso do jogador de rúgbi", Holmes precisa encontrar o craque do esporte que aparentemente desapareceu do mundo dos vivos. Em "Sua última mesura", Holmes usa sua "magia" para impedir um espião alemão de concluir seus planos sinistros. Em "O caso do cliente ilustre", Holmes tem de impedir uma jovem aristocrata de cair nas garras de um trapaceiro internacional. Fecha o volume o romance "O Vale do Medo", que toma metade das suas 416 páginas. Na primeira parte, Holmes tem que descobrir como um homem foi morto dentro de sua própria casa por alguém que, aparentemente, não existe. Resolvido o mistério, a segunda parte do romance conta a vida pregressa da vítima, numa história surpreendente, quase um faroeste, sobre como um esperto detetive da Pinkerton desbarata uma gangue de criminosos numa região carvoeira dos Estados Unidos.
Dessa forma, O livro de Moriarty cumpre o papel de desmistificar o Napoleão do Crime, embora, a sua maneira, o próprio Sherlock Holmes resista heroicamente a isso. O que nos leva a concluir que, talvez, a melhor estratégia de Moriarty seja justamente convencer a todos nós de que ele não é assim tão perigoso.
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Prisma Negro
Há algum tempo que a fronteira entre os fanzines e as revistas ficou muito imprecisa. Tanto as editoras ditas comerciais começaram a investir em quadrinhos autorais, na linha antes própria dos fanzines, quanto estes passaram a ser publicados com tal qualidade técnica e gráfica ao ponto de serem confundidos com as produções comercias. Este é o caso de Prisma Negro, revista de quadrinhos de autoria de Andy Corsant, quadrinhista catarinense autor tanto do enredo quanto dos desenhos da edição.
Prisma Negro traz um conto gráfico de fantasia urbana em que três jovens desesperançados são simultaneamente visitados por misteriosos emissários que lhes entregam arquivos de canções digitais de uma banda desconhecida, justamente chamada Prisma Negro, pelas quais os garotos ficam obcecados. As canções, a qual eles se apegam com ardor, conduzirão suas almas torturadas a um significado maior em suas vidas.
Diz o texto na contracapa: "Uma menina precocemente grávida de um rapaz ainda mais jovem e incapaz de assumir a paternidade. Em uma conceituada escola de segundo grau, um aluno é repetente por perseguição de um professor arrogante. O namoro dissolvido faz um garoto rejeitado sofrer pesadas agruras. Vivendo seus dilemas pessoais solitariamente, esses três adolescentes serão unidos por forças obscuras, responsáveis por fazê-los experimentar estranhas distorções na realidade e nos cursos de suas vidas."
A história é sensível e bem contada, os desenhos são competentes e o acabamento da publicação, como já foi dito, é muito bom. A revista, que foi publicada pelo autor em 2017, tem 48 páginas e, além da hq em si, não traz nenhuma informação sobre o autor e a obra. Mas algumas dicas podem ser obtidas no blogue do autor, aqui, onde, aliás, a revista também pode ser adquirida.
Prisma Negro traz um conto gráfico de fantasia urbana em que três jovens desesperançados são simultaneamente visitados por misteriosos emissários que lhes entregam arquivos de canções digitais de uma banda desconhecida, justamente chamada Prisma Negro, pelas quais os garotos ficam obcecados. As canções, a qual eles se apegam com ardor, conduzirão suas almas torturadas a um significado maior em suas vidas.
Diz o texto na contracapa: "Uma menina precocemente grávida de um rapaz ainda mais jovem e incapaz de assumir a paternidade. Em uma conceituada escola de segundo grau, um aluno é repetente por perseguição de um professor arrogante. O namoro dissolvido faz um garoto rejeitado sofrer pesadas agruras. Vivendo seus dilemas pessoais solitariamente, esses três adolescentes serão unidos por forças obscuras, responsáveis por fazê-los experimentar estranhas distorções na realidade e nos cursos de suas vidas."
A história é sensível e bem contada, os desenhos são competentes e o acabamento da publicação, como já foi dito, é muito bom. A revista, que foi publicada pelo autor em 2017, tem 48 páginas e, além da hq em si, não traz nenhuma informação sobre o autor e a obra. Mas algumas dicas podem ser obtidas no blogue do autor, aqui, onde, aliás, a revista também pode ser adquirida.
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QI 144
Está circulando o número 144 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo dos quadrinhos destacando a produção independente e os fanzines brasileiros.
A edição tem 32 páginas e traz artigo sobre o super-herói brasileiro Escorpião, criado em 1966 por Wilson Fernandes, "Conselhos" do quadrinhista espanhol José Toutain, artigo de Lio Guerra Bercony sobre a revista Oscarito e Grande Otelo, quadrinhos de Luiz Cláudio Lopes Faria e do editor, e as colunas "Mantendo contato", "Fórum" e "Edições independentes" divulgando os lançamentos de fanzines do bimestre. A capa tem uma ilustração do editor, com uma discretíssima aplicação de cor executada manualmente.
Junto à edição, os assinantes recebem Artigos sobre Histórias em Quadrinhos 6: Red Ryder, fascículo de 12 páginas com um estudo de autoria do colecionador português Carlos Gonçalves, com muitas capas de edições raras desses personagem muito popular nos anos 1930, também conhecido como Bronc Peeler.
Os assinantes recebem ainda, de brinde, o número 13 do fanzine Quadritos, editado por Marcos Freitas pela editora Atomic Books, uma edição luxuosa com 64 páginas e capas em cores, que destaca o trabalho de Elmano e traz quadrinhos de Mozart Couto, Julio Shimamoto, Calazans, Lafaiete, Edgar Franco, Guabiras, Paulo Paiva, além de muitos artigos interessantes sobre a Nona Arte.
O QI é distribuído exclusivamente por assinatura, mas sua versão digital estará disponível em breve no saite da editora Marca de Fantasia, aqui. Mais informações com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com.
A edição tem 32 páginas e traz artigo sobre o super-herói brasileiro Escorpião, criado em 1966 por Wilson Fernandes, "Conselhos" do quadrinhista espanhol José Toutain, artigo de Lio Guerra Bercony sobre a revista Oscarito e Grande Otelo, quadrinhos de Luiz Cláudio Lopes Faria e do editor, e as colunas "Mantendo contato", "Fórum" e "Edições independentes" divulgando os lançamentos de fanzines do bimestre. A capa tem uma ilustração do editor, com uma discretíssima aplicação de cor executada manualmente.
Junto à edição, os assinantes recebem Artigos sobre Histórias em Quadrinhos 6: Red Ryder, fascículo de 12 páginas com um estudo de autoria do colecionador português Carlos Gonçalves, com muitas capas de edições raras desses personagem muito popular nos anos 1930, também conhecido como Bronc Peeler.
Os assinantes recebem ainda, de brinde, o número 13 do fanzine Quadritos, editado por Marcos Freitas pela editora Atomic Books, uma edição luxuosa com 64 páginas e capas em cores, que destaca o trabalho de Elmano e traz quadrinhos de Mozart Couto, Julio Shimamoto, Calazans, Lafaiete, Edgar Franco, Guabiras, Paulo Paiva, além de muitos artigos interessantes sobre a Nona Arte.
O QI é distribuído exclusivamente por assinatura, mas sua versão digital estará disponível em breve no saite da editora Marca de Fantasia, aqui. Mais informações com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com.
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As aventuras do Longo Bacamarte
Está disponível aqui, para download gratuito, o novo romance escrito por Miguel Carqueija e Melanie Evarino, As aventuras do Longo Bacamarte, uma história de fantasia com piratas.
Diz o texto de apresentação: "Bil, o Longo Bacamarte, é um pirata que se dedica à caça de tesouros. Acompanhado pelo elfo conhecido por Professor Primus, e uma pequena e escolhida tripulação, percorre o mundo em seu brigue Renegado vivendo inúmeras aventuras e tendo a cabeça a prêmio em muitos lugares. Sobretudo Rigolin, o temido detetive internacional com trânsito livre em vários países, ambiciona levar à forca o célebre bucaneiro. Mas Bil não é um pirata comum ou muito menos, despido de sentimentos. Ele carrega em seu coração um triste segredo, o amor de uma mulher a quem ele perdeu num naufrágio em alto mar, quando ambos foram salvos mas levados para locais diferentes e jamais se reencontraram. Abandonando tudo, inclusive sua carreira de advogado, Bil tornou-se um fora-da-lei para poder singrar os mares numa incessante busca do paradeiro de sua amada. Um dia, porém, algo novo surge: Virgínia, a jovem atrevida e de personalidade fortíssima e exímia espadachim que entra para a tripulação do Renegado. Ela se enamora sinceramente por Bil, mas como conquistar o amor de um homem preso a uma ideia fixa? E que poderá acontecer se a desaparecida Rafaela reaparecer?"
O prefácio é assinado por Maria Santino e a edição é dos próprios autores, através da rede social Recanto das Letras.
Diz o texto de apresentação: "Bil, o Longo Bacamarte, é um pirata que se dedica à caça de tesouros. Acompanhado pelo elfo conhecido por Professor Primus, e uma pequena e escolhida tripulação, percorre o mundo em seu brigue Renegado vivendo inúmeras aventuras e tendo a cabeça a prêmio em muitos lugares. Sobretudo Rigolin, o temido detetive internacional com trânsito livre em vários países, ambiciona levar à forca o célebre bucaneiro. Mas Bil não é um pirata comum ou muito menos, despido de sentimentos. Ele carrega em seu coração um triste segredo, o amor de uma mulher a quem ele perdeu num naufrágio em alto mar, quando ambos foram salvos mas levados para locais diferentes e jamais se reencontraram. Abandonando tudo, inclusive sua carreira de advogado, Bil tornou-se um fora-da-lei para poder singrar os mares numa incessante busca do paradeiro de sua amada. Um dia, porém, algo novo surge: Virgínia, a jovem atrevida e de personalidade fortíssima e exímia espadachim que entra para a tripulação do Renegado. Ela se enamora sinceramente por Bil, mas como conquistar o amor de um homem preso a uma ideia fixa? E que poderá acontecer se a desaparecida Rafaela reaparecer?"
O prefácio é assinado por Maria Santino e a edição é dos próprios autores, através da rede social Recanto das Letras.
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Somnium 113
Ausente por todo o ano de 2016, ressurge a revista eletrônica Somnium, editada por Ricardo Herdy para o Clube dos Leitores de Ficção Científica, inteiramente dedicada a esse gênero especulativo.
A edição tem 111 páginas e traz contos de Ricardo Santos, Santiago Santos, David Machado, Graham Brand, Gerson Lodi-Ribeiro, Frederico de Oliveira Toscano, Fábio Barreto, Carlos Orsi, Gilson Luis Da Cunha, Luiz Bras e Paulo Elache, além de um artigo sobre transhumanismo, assinado por Edgar Indalecio Smaniotto, e uma homenagem ao escritor Max Mallman, falecido em 2016. A capa traz uma ilustração creditada a uma fonte anônima.
Similar ao que aconteceu quando do lançamento da edição 112, em 2015, quando foram disponibilizadas apenas as edições em formatos mobi e epub (o pdf viria meses depois), agora acontece exatamente o oposto: apenas a edição em pdf está disponível, gratuitamente, aqui. Por certo que os outros formatos virão no futuro, o que faz todo o sentido a uma publicação de ficção científica.
A edição tem 111 páginas e traz contos de Ricardo Santos, Santiago Santos, David Machado, Graham Brand, Gerson Lodi-Ribeiro, Frederico de Oliveira Toscano, Fábio Barreto, Carlos Orsi, Gilson Luis Da Cunha, Luiz Bras e Paulo Elache, além de um artigo sobre transhumanismo, assinado por Edgar Indalecio Smaniotto, e uma homenagem ao escritor Max Mallman, falecido em 2016. A capa traz uma ilustração creditada a uma fonte anônima.
Similar ao que aconteceu quando do lançamento da edição 112, em 2015, quando foram disponibilizadas apenas as edições em formatos mobi e epub (o pdf viria meses depois), agora acontece exatamente o oposto: apenas a edição em pdf está disponível, gratuitamente, aqui. Por certo que os outros formatos virão no futuro, o que faz todo o sentido a uma publicação de ficção científica.
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Trasgo 14
Está disponível o número 14 da revista eletrônica de ficção fantástica Trasgo, editada por Rodrigo van Kampen, totalmente dedicada à produção nacional.
A edição, que tem 149 páginas em sua versão pdf, traz contos e novelas de ficção científica, fantasia e terror escritos por Thiago Rosa, Paulo Alcaraz, Alaor Rocha, Michel Peres, Simone Saueressig e Felipe Cotias, além de uma galeria com ilustrações de Andressa Aboud, que também assina a capa. Todos os artistas publicados são entrevistados na edição.
Trasgo pode ser lida e baixada aqui, nos formatos epub, mobi e pdf, bastando para isso compartilhar a informação nas redes sociais. Edições anteriores também estão disponíveis.
A revista aceita submissões e os trabalhos publicados são remunerados.
A edição, que tem 149 páginas em sua versão pdf, traz contos e novelas de ficção científica, fantasia e terror escritos por Thiago Rosa, Paulo Alcaraz, Alaor Rocha, Michel Peres, Simone Saueressig e Felipe Cotias, além de uma galeria com ilustrações de Andressa Aboud, que também assina a capa. Todos os artistas publicados são entrevistados na edição.
Trasgo pode ser lida e baixada aqui, nos formatos epub, mobi e pdf, bastando para isso compartilhar a informação nas redes sociais. Edições anteriores também estão disponíveis.
A revista aceita submissões e os trabalhos publicados são remunerados.
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Para encontrar com Flávia Muniz
Autora do prestigiado romance de horror Os noturnos (Moderna, 1995) – possivelmente o primeiro romance do ciclo de vampiros da ficção nacional – Flávia Muniz teve publicado em 2016 o romance O manto escarlate, fantasia soturna medieval com uma história que envolve intrigas, traições, vingança e... bruxas.
Já falei sobre ele aqui quando fiz um apanhado dos lançamentos essenciais em 2016, e retorno a ele agora porque, enfim, a editora SESI-SP fará realizar o lançamento oficial do romance.
O evento, que contará obviamente com a presença da autora, acontece no próximo sábado, dia 6 de maio, das 16 às 19 horas, na Livraria Cultura da Av. Paulista, número 2073, em São Paulo. Aproveite para, além de comprar o livro, encontrar com a autora e pegar um autógrafo. Mas, se não puder, é possível encontrar o livro aqui.
Já falei sobre ele aqui quando fiz um apanhado dos lançamentos essenciais em 2016, e retorno a ele agora porque, enfim, a editora SESI-SP fará realizar o lançamento oficial do romance.
O evento, que contará obviamente com a presença da autora, acontece no próximo sábado, dia 6 de maio, das 16 às 19 horas, na Livraria Cultura da Av. Paulista, número 2073, em São Paulo. Aproveite para, além de comprar o livro, encontrar com a autora e pegar um autógrafo. Mas, se não puder, é possível encontrar o livro aqui.
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