quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Lançamento: Yumi e o pintor de pesadelos, Brandon Sanderson

Yumi e o Pintor de Pesadelos: Uma história Cosmere
(Yumi and the Nightmare Painter: A Cosmere novel) é um romance de fantasia de autoria do escritor americano Brandon Sanderson, que tem inundado o mercado com sagas enormes, como Elantris e Mistborn, entre outras. Trata-se do terceiro volume da série Projetos Secretos, que foi antecedido por Tress, a garota do Mar Esmeralda e O manual do mago frugal para sobrevivência na Inglaterra medieval.
Diz o texto de apresentação: "Yumi passou a vida inteira em obediência, e isso lhe concedeu o poder de invocar os espíritos que oferecem ajuda vital a seu povo. No entanto, o que ela mais deseja é ter ao menos um dia em que possa ser uma pessoa normal. Pintor patrulha as ruas escuras sonhando em ser um herói, objetivo que só lhe trouxe isolamento e dor. Cada um a seu modo, os dois têm de enfrentar o mundo sozinhos. Quando seus caminhos se cruzam, Yumi e Pintor vão precisar lutar para corrigir os próprios erros e se reconciliar com o passado, ao mesmo tempo que buscam manter o equilíbrio precário de seus mundos. Caso não consigam desvendar o mistério que os uniu antes que seja tarde demais, correm o risco de perder para sempre não apenas os laços que se fortalecem entre eles, mas também os mundos que sempre lutaram para proteger."
Yumi e o Pintor de Pesadelos tem 552 páginas, ilustrações de Aliya Chen, tradução de Pedro Ribeiro e é uma publicação da Editora Trama, com lançamento previsto para 1 de setembro de 2025.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Kitembo a todo vapor

A editora Kitembo, especializada em livros de ficção fantástica com temas de matriz africana e de escritores brasileiros negros, anunciou o lançamento simultâneo de quatro novos títulos.
Pensamentos afrofuturistas é uma antologia com oito contos instalados nesse subgênero da ficção científica, escritor por Lu Ain Zaila, Kinaya, Raphael Silva, Wilson de Carvalho, Rodrigo Cândido, Will Braga, Waldson Souza e Helena Rocha. O volume tem 144 páginas e organização de Lu Ain Zaila.
Ubuntu 2048 é uma novela afrofuturista de 204 páginas do escritor Raphael Silva, que conta a história em que o jovem Tsehaí e a androide Kinaya desafiam o destino à eles imposto.
Saia desta casa é uma novela de mistério de Hedjan C. S., no mesmo universo de Barretos, homens e livros. Luma é a nova moradora uma casa antiga cheia de mistérios. Sua amiga de infância, Moara e o jovem Akin, vão ajudá-la a investigar um deles.
E Sobafônicos, noveleta de quarenta páginas de Israel Neto, parte do universo Ancestral, conta sobre uma sociedade em que a fala é um tabu e, em meio a escuridão da sua estrela, aguarda o retorno dos seus líderes, quando três vozes prometem mudar todo o mundo.
Além destes, outros títulos muito interessantes podem ser adquiridos diretamente no saite da Editora Kitembo, aqui.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Lançamento: O Garoto do Colorado, Stephen King

"Em uma ilha na costa do Maine, um homem é encontrado morto por um casal de estudantes. Agora, anos depois do ocorrido, os jornalistas locais Dave e Vince reconstroem o caso ao lado de Stephanie, estagiária do Weekly Islander, e apuram o que pode ter acontecido com o indivíduo que ficou conhecido como o Garoto do Colorado. Contudo, quanto mais eles analisam os desdobramentos e as circunstâncias desconcertantes da morte, menos entendem a conjunção que levou ao fim do sujeito. Foi um crime de caso pensado? Uma fatalidade? Ou há algo mais? Reunindo as teorias dos jornalistas e as de Stephanie, o trio revive cada detalhe da primavera de 1980, tecendo possíveis desfechos que envolvem as pontas soltas do incidente."
Este é o texto de apresentação da novela de terror e mistério O Garoto do Colorado (The Colorado Kid), originalmente publicada em 2005, de autoria do escritor americano Stephen King, que não precisa de apresentações, sendo um dos maiores bestsellers do mercado livreiro no mundo inteiro.
A novela, lançada no Brasil no último dia 5 de agosto, tem 144 páginas, tradução de Regiane Winarski e é uma publicação da editora Companhia das Letras pelo selo Suma. 

sábado, 9 de agosto de 2025

Lançamento: O ninho do pássaro, Shirley Jackson

Publicado originalmente em 1954 e até este momento inédito no Brasil, O ninho do pássaro (The bird's nest) é um romance de horror psicológico de Shirley Jackson (1916-1965), escritora americana mais conhecida pelos romances A assombração da Casa da Colina e Sempre vivemos no castelo.
Diz o texto de apresentação: "Elizabeth Richmond, ou Lizzie, sente dores de cabeça quase todos os dias. Cheia de tiques nervosos, é uma funcionária não muito exemplar do museu de Owenstown, onde passa o expediente conferindo listas de objetos e respondendo cartas sem grande importância. Avoada e com recentes problemas de memória, ela vive com sua tia Morgen num casarão decorado com bibelôs excêntricos. Aos poucos, no entanto, seus lapsos ficam mais graves, a realidade ao seu redor parece mudar, e ela passa a suspeitar que alguém tem acompanhado de perto todos os seus movimentos. Alguém que ela ainda não conhece, mas que lhe é estranhamente familiar. Poder ser Betsy, o demônio selvagem e depravado; ou Beth, jovem sensível que raramente dá as caras; ou até mesmo a petulante Bess, sempre aflita com a herança que um dia receberá da mãe. Conforme Lizzie, Betsy, Beth e Bess – suas diferentes personalidades – crescem e lutam entre si, o bom dr. Wright faz o que pode para trazê-la de volta à normalidade. Mas até ele corre o risco de ser manipulado por essas íntimas desconhecidas."
O ninho do pássaro tem 264 páginas, tradução de Débora Landsberg e é uma publicação da editora Companhia das Letras pelo selo Alfaguara.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Em campanha: Mystério Retrô 21

Mystério Retrô
é uma revista periódica dedicada à literatura de mistério, terror e ficção de crime, editada por Tito Prates. Publicada desde 2019, tem edição exclusivamente impressa viabilizada através de financiamento direto na plataforma Catarse
Neste momento, encontra-se aberta a campanha do número 21, que traz contos de Francis Graciotto, Regina Rocha, Luciano Reis, A. T. Sergio, L. F. Bomfá, Vitor de Lerbo, Marcus Hemerly, Charles Machado, Douglas Lobo, Aleyde Biondo, Ramon Silva, Alice Miranda e Ane Vasconcel, e artigos de Chrystal Siqueira, Ivan Castro, Otaviano Silva, Carlos Mazzoca. A capa traz uma ilustração de Kiko Garcia.
Um dos diferenciais das campanhas da Mystério Retrô é a entrega imediata, uma vez que a revista já está impressa. 
Mystério Retrô 21 tem 136 páginas e pode ser adquirida aqui até o dia 9 de setembro. Também há ofertas para aquisição de combos com várias edições.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Lançamento: Helen de Wyndhorn

A editora Companhia das Letras, através do selo Suma HQ, acaba de publicar o álbum em quadrinhos Helen de Wyndhorn (Helen of Wyndhorn), uma grafic novel de fantasia gótica que ganhou notoriedade ao vencer o prêmio Eisner pelo trabalho ilustração fabulosamente realizado pela paulista Bilquis Evely, que vem surpreendendo o mercado americano pela delicadeza de sua arte em revistas como Sandman, Supergirl e Wonder Woman
O roteiro é de autoria do ex-funcionário da CIA, Tom King, uma história sobre a descoberta de uma jovem sobre seu legado familiar. 
Diz o texto de divulgação: "Lilith Appleton cuidou da educação de Helen Cole por boa parte da juventude da garota. Ela conheceu a menina quando o pai, C.K. Cole, morreu em circunstâncias trágicas. Seu primeiro encontro com Helen é desafiador: ela resgata a garota da prisão e logo percebe que a rebeldia e o descaso de sua protegida são sintomas de algo mais profundo. Vivendo em Wyndhorn, a propriedade da família Cole, as duas se aproximam, e Lilith ganha a confiança de Helen. Assim, a jovem passa a relatar à tutora as aventuras estranhas que vive na companhia do avô, Barnabas, um homem instigante e ausente. Partindo do relato de Lilith, a trama de Helen de Wyndhorn vai se revelando aos poucos, por meio de fragmentos do passado: pelo depoimento da preceptora, pelas memórias do jornalista e biógrafo de C.K. Cole, pelas relíquias remanescentes da história do escritor tão célebre quanto enigmático e de sua família misteriosa."
Helen de Wyndhorn tem 176 páginas e a tradução é de Angélica Andrade.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Lançamento: Sussurros cósmicos

Apesar de não ter obtido sucesso na captação de recursos por financiamento direto em 2024, a antologia Sussurros cósmicos, organizada por Mario Cavalcanti e Paolo F. Pugno para a Editora Mundo, chegou enfim à luz através da plataforma de autoedição por demanda UICLAP. 
Diz o texto de apresentação: "Forças insondáveis além da razão humana. Entidades ocultas nos confins do cosmos. Fragmentos de loucura trazidos por sussurros vindos das estrelas. O horror cósmico — subgênero sombrio e filosófico da Ficção Científica — nos confronta com o desconhecido e a fragilidade da mente diante do incompreensível.
Sussurros cósmicos traz contos de ficção científica e horror assinados por Roberto de Sousa Causo, Alex Rebonatto, Rafael Checchio, Luciano Reis, Marco Baptista, Renato A. Azevedo, Henggo, Luís Parente, Rodrigo Ortiz Vinholo e Johnnas da Silva. 
O volume tem 210 páginas e está disponível em formato impresso aqui.