Há alguns anos surgiu na internet uma lista de discussão sobre a fc&f no espaço acadêmico, e um dos grandes debates de então era a viabilidade de se criar uma publicação, possivelmente periódica, para abrigar ensaios e monografias acadêmicas sobre o gênero. Apesar de ter muita gente graúda no debate, a proposta não passou disso e foi enterrada no "cemitério da fc", como dizia o saudoso fanzineiro e colecionador de livros Ruby F. Medeiros. Mas é fato que, cada vez mais pesquisadores têm se dedicado a estudar os gêneros em suas muitas manifestações midiáticas; já há algum tempo que são publicados pelo menos três bons livros a cada ano. Por isso, enfim, podemos festejar que aquelas longas discussões começam a dar frutos.
Os pesquisadores Denise Helena Lazarin e Rodolfo Lorato Rondero organizaram, para a Editora da Unicentro (Guarapuava/PR), a antologia Literatura Lado B, com dez ensaios ligados à ficção fantástica, por diversos autores. São eles: "A noite dos mortos-autores", por Denize Helena Lazarin; "O gótico na teoria do romance inglês", por Camila Mello; "O vampiro na literatura" por Elimara Rita Mota de Andrade e Marcia do Carmo da Silva; "Alienígenas comunistas ou vaginas do espaço?" por Rodolfo Rorato Londero; "As ucronias", por Campo Ricardo Burgos López, "A ficção científica e a sala de aula", por Carlos Alberto Machado; "As distopias hipodérmicas", por Ivan Carlo Andrade de Oliveira, "Regresso à morada impossível", por Elton Honores; "O poder feminino em Sword of Truth", de Terry Goodkind, por Mary Anne de Mattos Witkowski; e "Quadrinhos de Will Eisner", por Leilane Hardoim Simões e Edgar Cezar Nolasco.Literatura Lado B tem 180 páginas e pode ser obtido gratuitamente, em formato digital, aqui.
Rodolfo Londero comenta, via Twitter:
ResponderExcluir"Valeu pela divulgação do LITERATURA LADO B em 'Mensagens do Hiperespaço'! Atualmente há uma revista periódica acadêmica sobre ficção científica editada pelo [Alfredo Luiz Paes de Oliveira] Suppia, a ZANZALÁ: http://www.ufjf.br/lefcav/revista-zanzala/". Bem lembrado!