No último dia 31 de agosto, a professora de inglês e história Sônia Melo de Jesus, de Niterói/RJ, conquistou o título de Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. A defesa pública aconteceu na UFF e a tese O que o fantasma de Carmen Miranda está fazendo na Estação Espacial Três? Representações, significações e ambigüidades nas “aparições” de Carmen Miranda nos EUA, orientada pela Profa. Dra. Sonia Torres (UFF-Letras), foi baseada na figura histórica da cantora luso-brasileira e seu significado como paradigma de latinidade nos EUA. Para isso, a Dra. Sônia Melo adotou a antologia de ficção científica Carmen Miranda’s ghost is haunting space station three (1990) organizada por Don Sakers para a editora Baen e os conceitos de Homi K. Bhabha (2003) de que a cultura se manifesta nos “entre-lugares” – um espaço híbrido em que fronteiras de gênero, raça, classe etc. são negociadas.
A tese faz um apanhado da vida e da obra de Carmen, um levantamento da influência de sua imagem na cultura popular americana, com exemplos retirados do cinema, TV e desenhos animados e, finalmente, disseca minuciosamente cada um dos contos da antologia, que é um verdadeiro achado para quem gosta de ler FC&F estrangeira com referencial brasileiro. Neste caso, uma antologia temática que se aproxima do formato que a FC brasileira costuma trabalhar melhor. Fiquei pensando se não seria o caso de se propor uma antologia brasileira de FC sobre Carmen Miranda, nos moldes de Outras copas, outros mundos, antologia de futebol publicada pela Ano Luz em 1998. Fica a ideia.
Fico feliz de ter contribuído um tiquinho com a pesquisa da Dra. Sônia, especialmente no que se refere a apresentação, para a qual enviei algumas imagens da pequena notável e um desenho, que foi usado na abertura e compartilho aqui com vocês.
Ah, em tempo, a Dra. Sônia Melo ganhou avaliação máxima da banca. Parabéns!
Da direita para a esquerda: Prof. Dr. Maurício de Bragança (UFF - Cinema); Dra. Sônia Melo, Profa. Dra. Lúcia de La Rocque (Fiocruz e UERJ- Letras), Profa. Dra. Heloísa Toller (UERJ - Letras), a orientadora Profa. Dra. Sonia Torres (UFF - Letras) e Profa. Dra. Ana Maria Mauad (UFF - História)
Obrigada, César! Mais uma vez obrigada pela linda ilustração, pelas fotos de CM e pelas conversas entusiasmadas sobre o gênero de FC!
ResponderExcluir