sexta-feira, 8 de março de 2024

Resenha do Almanaque: O homem do futuro

O homem do futuro
, Cláudio Torres, 106 min. Globo Filmes, 2011. 

O homem do futuro é um longa metragem de autoria e direção de Claudio Torres, produzido em 2011 pela Globo Filmes. Conta a história de João, físico brilhante mas extremamente frustrado com o rumo que sua vida tomou após a formatura na universidade, vinte anos atrás: no baile de graduação, sua vida sentimental desmoronou quando Helena, sua namorada, o trocou por outro. Ao esbarrar sem querer na mais importante descoberta da humanidade – a máquina do tempo – João acredita que talvez seja possível voltar para aquela noite fatídica e corrigir o rumo de sua vida infeliz. O problema é que suas interferências no passado acabam por criar uma realidade alternativa ainda pior e João terá de se desdobrar para corrigir tudo antes que sua própria linha temporal desapareça. 
A ideia não é muito original. Por essa breve sinopse fica evidente a influência da série De volta para o futuro, que por si também não era muito inovadora: desde que  H. G. Wells publicou o romance A máquina do tempo, em 1895, os paradoxos temporais têm sido tão explorados que já formam um gênero a parte na literatura de ficção científica – sob o singelo nome de ucronias – tanto que hoje é muito difícil encontrar uma ideia nova dentro do tema. Mesmo na filmografia nacional, temos o curta metragem Barbosa (1988, Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado), que se insere exatamente na mesma linha. 
Resta aos autores recriarem e recombinarem o que já foi feito, torçendo para não desandar na receita, o que quase sempre acontece. O caminho de segurança é simplesmente alterar pontos de vista, inovar no contexto cultural e na estrutura dramática, que é justamente onde estão os méritos de O homem do futuro.
A produção é honesta, com efeitos especiais competentes e um design elegante e sofisticado, que convence plenamente na medida em que, mais que uma ficção científica, o filme é mesmo uma comédia romântica na bem sucedida linha hollywoodiana: João ama Helena que ama Ricardo que não ama ninguém. Por trás de toda a parafernália pesudotecnológica, o que existe de fato é um drama de amor bem contado e competentemente representado por um elenco de experientes artistas globais: Wagner Moura, Alinne Moraes, Maria Luísa Mendonça, Gabriel Braga Nunes, Fernando Ceylão, Daniel Uemura, além de participações especiais de Jean Pierre Noher, Rodolfo Bottino e Gregório Duvivier, entre outros.
Com locações em Paulínia, Campinas e Rio de Janeiro, o filme teve um orçamento de R$ 8 milhões e arrecadou mais de R$11 milhões, superando um milhão de expectadores nas salas de cinema do Brasil. Um sucesso que contribuiu de forma decisiva para a abertura do mercado nacional a outras produções do gênero. E esse é sem dúvida um mérito que é necessário exaltar. 

Um comentário: