sábado, 16 de março de 2024

O enigma do dragão, Robson Muniz

Um modelo editorial viabilizado pelas plataformas de auto-edição é a publicação de contos independentes, algo similar ao que no mercado fonográfico é conhecido como single. São volumes com apenas um conto curto ou pequena novela, que dificilmente ganharia publicação avulsa em formato impresso comercial. 
Algumas editoras chegaram a explorar o potencial do formato publicando dessa forma os contos de antologias publicadas em formato impresso, mas a coisa não foi adiante, sinal que não deve ter sido muito lucrativo para elas. Os leitores geralmente preferem romances longos, e já é bastante difícil para as editoras venderem antologias, o que não se dirá de contos avulsos. Mas a dinâmica permite que autores independentes lancem seus próprios trabalhos sem passar pela ortodoxia dos trâmites editoriais e, dessa forma, obter respostas mais imediatas de seu público. 
Este é o caso do conto de fantasia medieval O enigma do dragão, de Robson Muniz de Souza. 
Diz o texto de apresentação: "O menino Carlos é mandado como presente para um dragão por um rei ganancioso, ao invés de devolver o tesouro roubado. Porém, o dragão fica furioso com a atitude do rei e quer destruir tudo, mas Carlos implora ao dragão para não o fazer, então o dragão propõe um enigma ao menino, e se conseguir resolver, não irá destruir seu vilarejo." 
O enigma do dragão tem 14 páginas e pode ser adquirido aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário