terça-feira, 26 de março de 2024

Revista USP e a literatura de entretenimento

Todo mundo concorda que a Universidade de São Paulo, a USP, é uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil, logo, uma revista por ela publicada também é respaldada por essa tradição. 
A Revista USP é um periódico trimestral da Superintendência de Comunicação Social da USP, editado por Jurandir Renovato e dedicado a publicar trabalhos de pesquisa acadêmica nas mais diversas ciências. Ter um texto publicado nessa revista é sinônimo de excelência na pesquisa.
O que não se pode dizer, portanto, quando uma publicação desse gabarito dedica praticamente uma edição inteira à ficção de gênero? No mínimo, é algo a não se perder.
Pois é este o caso da edição número 140 desse periódico, que acaba de ser disponibilizado aqui em edição virtual. Sob o subtítulo de "Literatura de entretenimento – Cultura de massa e reflexão: Um panorama dos gêneros literários contemporâneos", a revista traz oito ensaios assinados por Jean Pierre Chauvin, Sandra Reimão, Romy Schinzare, Oscar Nestarez, Caio Alexandre Bezarrias, Cleber Vinicius do Amaral Felipe, Ricardo Iannace e Sandra Trabuco Valenzuela, abordando literatura policial, ficção científica, horror e fantasia. Também traz textos sobre direitos humanos, cultura, arte e resenhas.
A versão virtual tem 193 páginas (sem contar a capa, que não vem no pdf) e também está disponível em versão impressa. Uma ótima razão para não se perder a próxima Festa do Livro da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário