quinta-feira, 7 de março de 2024

Lançamento: Julia, de Sandra Newman

"É 1984, e Julia Worthing trabalha como mecânica no Departamento de Ficção do Ministério da Verdade. Sob a ideologia do Partido INGSOC e de seu onipresente líder, o Grande Irmão, Julia é cidadã-modelo, assumidamente cética, que não dá a mínima para a política. Ela sabe como sobreviver em um mundo de constante vigilância. Ela quebra rotineiramente as regras, mas também colabora com o regime quando necessário. Sua especilidade é permanecer viva. Mas, quando Winston Smith, um colega do Departamento de Registros do Partido Externo envia um bilhete para ela, desperta a sua curiosidade e ela se dá conta de que está perdendo o controle e não consegue mais transitar com segurança pelo seu mundo."
Este é o texto de apresentação do romance Julia, de autoria da escritora americana Sandra Newman, que chega agora ao Brasil pelo selo Jangada da Editora Pensamento. Como se percebe, trata-se de uma releitura feminista ao clássico 1984 de George Orwell, distopia maiúscula que há pouco tempo caiu em domínio público. Muitos diriam se tratar de uma fanfic de luxo, e talvez seja mesmo, mas o livro de Orwell é de tal forma significativo que até uma fanfic dele se reveste de interesse. O romance foi publicado nos EUA em 2023, é bastante recente portanto.
Newman é professora de literatura na Temple University, na Chapman University e na University of Colorado, e não é uma iniciante no gênero, como se percebe por alguns de seus livros anteriores, como The men (2022), The heaven (2019) e The country of ice cream star (2014), entre outros, todos inéditos no Brasil. 
A edição brasileira de Julia tem 368 páginas, tradução de Mayra Meier e pode ser encontrada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário