quinta-feira, 29 de junho de 2023

Lançamento: A vingança de Capitu

Ficção alternativa é um subgênero literário na qual a história toma uma outra, já conhecida, e traça rumos diversos aos seus personagens. O tempo da narrativa pode ser anterior, posterior ou simultâneo, investigando ou desdobrando aspectos não tratados na obra original. 
Não confundir com o mashup, que reproduz trechos da obra original misturados a inserções que alteram radicalmente o seu conteúdo. Apesar de ser uma releitura, a ficção alternativa não não reproduz trechos da obra original.
A vingança de Capitu é uma ficção alternativa de autoria do escritor carioca Miguel Carqueija, que retoma o clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis. Diz o texto de apersentação: "Revoltada com a persistente calúnia de seu marido Bento Santiago, que culminou com a publicação de um memorial infamante, Capitu escreve a sua resposta, a sua defesa, a sua versão dos acontecimentos, apenas lamentando que Bentinho já não esteja vivo para que ela possa confrontá-lo pessoalmente." 
O volume, que conta com prefácio da Professora Ana Paula Gomes, está disponível aqui em formato de texto para leitura gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário