terça-feira, 27 de junho de 2023

Lançamento: Cultura pop e Filosofia

Muitos se perguntam, inclusive os filósofos, para que serve a filosofia, sem encontar uma resposta satisfatória. Contudo, continuamos a filosofar sobre  tudo, inclusive a cultura pop, que não é a mesma coisa que cultura popular, embora tanto uma quanto outra sejam campos férteis para o exercício da filosofia. Infelizmente, a maior parte dos livros publicados sobre a filosofia da cultura pop são traduções de títulos estrangeiros, notadamente anglo-americanos, com pouco espaço para o exercício filosófico brasileiro. Mas, perguntariam, existe filosofia no Brasil? Sim, existe, e de boa qualidade. Mas o pouco que é publicado circula, quase sempre, apenas no ambiente acadêmico. Por isso é importante registrar e divulgar a publicação de Cultura pop e Filosofia, Volume 2: Quadrinhos, cinema, seriados animações, internet e afins, antologia com dezesseis artigos organizada pelo professor Heraldo Aparecido Silva, publicada em 2023 em edição digital pela editora Marca de Fantasia como número 59 do selo Veredas.
Diz o texto de apresentação: "O livro está organizado em três partes interdependentes, com eixos temáticos distintos. A primeira parte concentra os textos sobre histórias em quadrinhos em suas diversas modalidades e gêneros. A segunda parte encerra os textos que versam sobre algumas das principais variantes cinematográficas. A terceira parte contempla um espaço temático mais amplo, advindo do universo dos videogames, internet, animações, músicas e afins." 
A antologia é fruto das atividades de pesquisa do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo (NEFEP), vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem 222 páginas com textos assinados por Izabel Maria Gomes da Paz, Francisco Raimundo Chaves de Sousa, Robson Carlos da Silva, Maria Alcidene Cardoso de Macedo Passos, Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Adna Lusane Nunes Ferreira, Izildete de Sousa Torres, Marcus Gabriel Coutinho Silva, Bruno Araújo Alencar, Lara Brenda Lima de Oliveira, Fábio Júnior Alves da Silva, Ramiro de Castro Cavalcanti, Jéssica Ágne Campêlo Nunes e Shéyron da Silva Rodrigues Magalhães, sempre em parceria com o organizador. 
Este volume 2 está disponível para download gratuito no saite da editora, aqui. O volume 1, publicado em 2021, também está disponível, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário