segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tempo de comédia


Ainda que não seja o gênero mais popular do mundo, a ficção científica é bastante fácil de ser encontrada no Brasil, especialmente no cinema e na televisão, mas pode ser vista também nos
livros e nas histórias em quadrinhos com alguma frequência. Contudo, é raríssima no teatro. Muito de vez em quando alguma peça ousa aventurar-se no gênero e raramente aparece no grande circuito da cidade. Por isso eu não podia deixar de registrar aqui a temporada de Tempo de comédia, em cartaz no Teatro Sesi, no Centro Cultural FIESP, até 4 de julho.
Trata-se uma comédia de ficção científica de autoria do dramaturgo britânico Alan Ayckbourn (Comic potential, no original), que parte do princípio que, no futuro, os atores das novelas de televisão serão substituídos por robôs. Uma das máquinas apresenta defeito, mas o autor na novela decide explorá-lo e levar a situação até as últimas consequências.
Apesar de ser uma comédia no estilo pastelão, é clara a inspiração na clássica peça R.U.R. do escritor checo Karel Capek, um dos pioneiros da ficção científica. Em seu texto, Capek tratou da questão de trabalhadores robôs e do acesso aos direitos básicos da existência, que também é o foco de Tempo de comédia.
A montagem brasileira é dirigida por Eliana Fonseca e tem no elenco Julia Carrera, Eduardo Muniz, Bia Borin, Sérgio Rufino, Luciano Gatti, Livia Guerra, Livia Lisboa, Ricardo Ventura, Malu Pessin e Luis Damasceno.
As sessões rolam aos sábados e domingos às 15 horas, mas não haverá espetáculo no dia 20/06 por causa do jogo da Copa.
O Centro Cultural Fiesp fica na Av. Paulista, 1313 e a entrada é franca. É ou não é uma excelente pedida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário