terça-feira, 1 de junho de 2010

Podespecular 4


Está disponível para a audiência o quarto episódio do podcast Podespecular, desta vez dedicado a discutir o sexo na ficção científica. O tema é tão palpitante que a gravação acabou com nada menos que três horas. Talvez isso tenha ocorrido por causa da grande quantidade de participantes e convidados: Paulo Elache, Edgar Smaniotto, Georgiana Calimeris, Jorge Candeias (de Portugal), Carlos Relva, Osiris Reis, Rogério Brito e Mauro Giovanetti. Ao longo de todo o programa, enquanto uns demonstram certo constrangimento com o tema, outros viam em tudo motivo para insinuações ambíguas.
Para ficar menos cansativo, o episódio foi dividido em duas partes de aproximadamente 90 minutos cada, mas não resolve muito. O ideal seria um bom trabalho de edição que condensasse os comentários mais relevantes numa trilha de no máximo 60 minutos. Isso certamente facilitaria a penetração (ui!) do programa entre o público leigo que não tem paciência para um áudio tão longo. Mas, enfim, aí se perderia boa parte da diversão para aqueles que já gozam (ui duplo!) da convivência do fandom há algum tempo. Pelo menos assim ninguém pode dizer que foi muito rapidinha.
O foco do programa devia ter sido a dissecação da antologia Como era gostosa a minha alienígena, organizada por Gerson Lodi-Ribeiro e publicada pela editora Ano-Luz há coisa de uns dez anos, anunciada com ênfase desde os primeiros momentos dos programa. Tanto que dois dos autores da antologia estavam ali presentes - Georgiana e Candeias. Mas, das três horas do programa, apenas cerca de 40 minutos foram efetivamente usados na avaliação do volume, porque a paranoia dos participantes com relação a possíveis spoilers simplesmente inviabilizou qualquer comentário mais significativo, uma pena.
Depois de sobreviver à maratona sexofictícia, aproveite para desfrutar da nova áudiovinheta – ou podsketch como preferem chamar – "O lado negro da farsa", dramatização cômica satirizando a franquia Star Wars, produzida pela equipe do Podespecular. Desta vez, são pouco mais de oito minutos.

Um comentário:

  1. Olá Cesar,

    Mais uma vez obrigado pelos comentários elogiosos e críticas pertinentes.

    No que diz respeito à longa duração do podcast 04 (lados A e B)... Bem, a conversa durante as gravações fluiu de formas tão divertidas que a coisa toda foi crescendo (uuii!) que deu dó de cortar (aaii!) quaisquer trechos.
    Mas você está certo e prometo ser mais criterioso na edição final dos futuros podcasts... É por isso que o episódio 05, sobre Viagem no Tempo, que teve mais de 3 horas de material gravado, está passando pelo "Freddy Krueger's Final Cut Process" e vai demorar um pouco mais para ser postado. :-)

    Divergimos apenas quanto ao foco do programa, Cesar.
    Apesar da semelhança de nomes (episódio e antologia), o PodEspecular é pautado na abordagem do que é produzido - em FC&F - no mundo (na primeira parte) e no Brasil (sempre na segunda parte do programa), mas concordo que poderíamos ter dedicado mais tempo à antologia e, como você mesmo escreveu, sem essa nossa paranóia de possíveis "spoilers".

    Parabéns pelo sempre excelente e informativo "Mensagens do Hiperespaço".

    P.S.: Quando quiser participar de uma gravação do PodEspecular, me procure com um tema de sua preferência, OK?

    Abraço,
    Paulo Elache
    http://podespecular.com.br/ &
    http://www.dimensaonerd.com/category/podcast/podespecular/

    ResponderExcluir