terça-feira, 4 de agosto de 2009

O desconhecido Homem de Preto


Um dos meus mais antigos amigos fanzineiros, com o qual ainda mantenho contato periódico desde o inícios dos anos 1980, é o quadrinhista Emir Ribeiro, mais conhecido como o autor da super heroína Velta, uma justiceira que combate a criminalidade em vários locais do Brasil, especialmente em Belo Horizonte, onde as histórias começaram, e em João Pessoa, cidade natal de seu autor.
Mas Emir também criou muitos outros personagens ao longo dos anos de atividade, publicando em jornais, revistas, livros e principalmente, fanzines.
Emir sempre buscou inserir identidade nacional em seus personagens e essa é uma das mais positivas características de seu trabalho, que é modelo para muitos artistas, embora também seja motivo de reservas para outros tantos.
O Homem de Preto é um personagem secundário dentro do universo de Emir Ribeiro, mas tem seus momentos. Trata-se de um justiceiro misterioso, cuja identidade nem mesmo os leitores conhecem. Sempre mascarado, é violento e não perdoa os malfeitores, usando de habilidades físicas naturais e talento superior em artes marciais.
Em 1989, Emir realizou em VHS o longa-metragem O desconhecido Homem de Preto, tendo conquistado uma leva de admiradores no ambiente alternativo.
Agora Emir publica uma edição comemorativa aos 20 anos do lançamento desse filme. O Desconhecido Homem de Preto tem 60 páginas, capas em cores e apresenta quatro histórias em quadrinhos de diversas épocas do personagem, entre as quais está uma de suas primeiras aventuras, ilustrada por um Emir ainda pouco desenvolvido, uma outra desenhada por Mike Deodato quando adolescente.
O filme também foi relançado, agora em DVD e, assim como esta publicação, pode ser adquirido diretamente com o autor, cujo site oficial pode ser visto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário