segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Papermodels


Desde que descartei o Orkut das minhas atividades periódicas, fiquei com o meu diretório no 4shared meio paradão. Isso porque era nas comunidades do Orkut sobre modelismo e papercraft que eu divulgava os meus modelos de armar, a maioria deles desenvolvido ao longo dos anos em que publiquei o fanzine Hiperespaço. Quem lia o zine sabe do que se trata, mas eu imagino que muita gente não faz ideia do que venha a ser o papercraft.
Trata-se de um quebra-cabeças tridimensional, que consiste em recortar e colar peças de papel conforme um projeto pré-existente, resultando assim em algum tipo de estrutura de caráter lúdico, científico ou decorativo.
É uma arte antiga, que guarda algum parentesco com outras artes em papel, como o origami e o kirigami, feitas a partir de dobraduras, com ou sem cola.
Há muitos tipos de estilos de papercrafts e eles são populares na internet. Não é difícil encontrar sites dedicados à arte, que oferecem projetos prontos para imprimir e montar, alguns bastante sofisticados. Um dos meus preferidos é o da Canon, que dispõe de modelos gratuitos de animais, veículos e castelos; alguns bem fáceis, outros mais avançados. Na minha opinião, é lugar ideal para se iniciar na arte.
O papercraft tem um caráter quase profissional no Japão e em alguns países do leste europeu, onde existem publicações periódicas com modelos extremamente difíceis de montar, mesmo para quem já tem alguma experiência. Há muitos fóruns espalhados pela internet nos quais os modelistas intercambiam scans dessas revistas, formando uma rede subterrânea de troca de modelos que funciona continuamente, no limite da legalidade. Um bem sortido é o Only Paper, que substituiu o Warcenter no meu dia-a-dia depois que este foi fechado.
Agora que você já sabe do que eu estou falando, entre aqui e fique a vontade para baixar os meus modelos. Como os da Canon, eles são gratuitos. A maioria deles fui eu mesmo que projetei e todos são fáceis de montar. São principalmente miniaturas de espaçonaves do cinema e da TV, alguns deles fizeram muito sucesso entre os leitores do Hiperespaço naquele tempo quando importar modelos plásticos era praticamente ilegal.
Entre eles, estão por exemplo o AT-AT (foto1), o transporte de tropas visto em O império contra-ataca, o Colonial Viper (foto 2), caça espacial do seriado de TV Battlestar Galactica, ou o Mig31 do filme Firefox (foto 3).
Mas eu também gosto de modelos de fato, de coisas que não são ficção. E acho que o povo também gosta, porque o modelo campeão de downloads no meu 4shared é exatamente um micro-ônibus (foto 4) que eu projetei só de farra, em cima de um estudo de adesivagem para uma empresa de Ribeirão Pires.
Ao todo estão lá cerca de 15 modelos, que devem ocupar um bom tempo de quem tiver paciência para montar.
Curta!

2 comentários:

  1. Puxa, deu saudades agora. Me lembrei da época em que você divulgava esses modelos em papel no fanzine *Hiperespaço*...

    ResponderExcluir
  2. um colega zineiro daqui do Rio de Janeiro me apresentou esses paper models, que na verdade sempre que vejo me lembro das poucas edições que vi do Tico-Tico, que tinha isso como brinde (me marcou pois pra mim é o brinquedo mais incrível que se pode oferecer de brinde numa revista!!). acho maravilhoso!

    ResponderExcluir