terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fanzines da FantastiCon


O simpósio de literatura fantástica FantastiCon, cuja terceira edição abordei aqui há poucos dias, tem se revelado a cada ano o grande referencial da ficção fantástica brasileira. Autores e editoras dedicadas ao gênero fantástico têm agendado suas principais iniciativas para serem lançadas durante o evento. Não poderia ser diferente com os fãs que, apesar dos tempos digitais, ainda insistem em distribuir publicações em papel, os conhecidos fanzines, que estão ressurgindo este ano.
A própria FantastiCon distribuiu um deles, o FantastiCon News, comemorando os 40 anos do Symposium de Ficção Científica realizado em 1969 no Rio de Janeiro, dentro do II Festival Internacional do Filme. Um evento ímpar e, ao que parece, até hoje insuperado. Isto porque o editor e tradutor José Sanz, um dos agitadores mais ativos no fandom brasileiro de então, ousou convidar a mais alta cúpula da ficção científica literária, que compareceu em peso para um evento até então inédito.
Só para se ter uma ideia da ousadia, vieram dos EUA os escritores Paul Anderson, Alfred Bester, Robert Bloch, Harlan Ellison, Philip José Farmer, Harry Harrison, Robert Heinlein, Damon Knight, Kate Willhelm, Fredrick Pohl, Robert Schekley e A. E Van Voght, mais os cineastas George Pal e Roger Corman, além do especialista e editor Forrest J. Ackerman. Da Inglaterra vieram Brian Aldiss, J. G. Ballard, John Brunner e Arthur C. Clarke.
Também compareceram convidados da Espanha, França e Uruguai, além dos brasileiros André Craneiro, Clóvis Garcia, Álvaro Malheiros, Walter Martins e Gerônymo Monteiro, entre outros. Ou seja, nunca antes se reunira tantos autores importantes num único evento e acredito que nunca mais isso se repetiu.
Há muitas histórias e lendas sobre esse simpósio histórico. Uma delas, devidamente confirmada, é que foi publicado um livro com os anais do simpósio, mas são poucos os colecionadores que conseguiram anexar um exemplar às suas coleções.
O FantastiCon News deu seguimento a esse talento mítico, uma vez que os organizadores produziram uma tiragem limitadíssima, distribuída criteriosamente. Quase ninguém viu e muitos ficaram sem.
A edição foi muito bem feita, com capa em cores e um miolo bem impresso, belamente ilustrado com fotos nítidas tiradas durante o evento de 1969. Algumas dessas imagens fizeram parte de uma exposição durante III FantastiCon, mas o texto da publicação, de autoria de Roberto de Sousa Causo, é exclusivo e relata algumas das histórias lendárias desse evento em tudo incomparável. Não sei se ainda é possível conseguir um exemplar do FantastiCon News, e o próprio volume não oferece nenhum endereço, real ou virtual, para um contato.
Outro fanzine que circulou durante a FantastiCon foi a edição 7 do FicZine - Edição Especial de Humor Vampiro, editada pelas escritoras Giulia Moon e Martha Argel. Como em todas as edições anteriores, o zine é extremamente caprichado, e trouxe contos inéditos das editoras, mais um trabalho do escritor Kizzy Ysatis.
O FicZine 7 pode ser conseguido pelos interessados, bastando que entrem em contato com uma de suas editoras, através dos e-mails: marthaargel@gmail.com e giuliamoon1@yahoo.com.br.

Um comentário:

  1. Eu fiquei muito feliz com o "FantastiCon News", que representa a minha colaboração oficial junto ao evento. Ficou muito boa a diagramação do Silvio Alexandre, que é o editor responsável. Traz muitas fotos dos participantes do Simpósio de FC/SF Symposium.

    ResponderExcluir