terça-feira, 7 de março de 2023

Velho oeste selvagem

Fundada em 2012 pelo entusiasta da ficção weird Denilson Ricci, a Editora Clock Tower tem reunido em torno de suas atividades uma legião de fãs dessa literatura, que já dispõe em seu catálogo obras raras de autores como H. P. Lovecraft, Arthur Machen, Clark Ashton Smith, Willian Hope Dodgson, Robert Chambers e, especialmente, de Robert E. Howard. 
Mais conhecido como o autor dos contos e novelas de Conan o bárbaro, Howard também atuou em diversos outros gêneros, sendo o do faroeste ambiente de importantes contribuições. É sempre bom lembrar que a popularidade da literatura pulp deve muito ao faroeste, que pavimentou as vias de circulação desse tipo de literatura, com publicações apelativas que ganharam grande notoriedade no final do século XIX nos EUA. A crise econômica de 1929 foi o catalisador para que se lançasse todo tipo de periódicos baratos, principalmente horror, ficção científica e fantasia, e o faroeste não foi esquecido. Howard, que era texano, produziu significativamente nesse gênero, como a Clock Tower já mostrou na bem sucedida coletânea Weird west, publicada em 2021, com histórias de faroeste sombrias. 
Agora, neste dia 7 de março, a Clock Tower inaugurou, no Catarse, uma campanha "Tudo ou nada"  para a publicação de Velho oeste selvagem, coletânea de contos de Howard, desta vez com histórias realistas, ou seja, sem o laivo sobrenatural da seleta anterior, contudo com a mesma ação e violência características do autor.
Entre as histórias confirmadas, que têm tradução de Daniel Iturvides Dutra, estão "Os abutres de Wahpeton" (considerada sua obra-prima do gênero), "O santuário dos abutres", "Os pistoleiros da cidade" e  "Águas selvagens". Outros textos podem entrar na seleção conforme as metas de captação forem superadas. O livro ainda trará ensaios e artigos de especialistas.  A ilustração da capa é obra de EdCarl Evans, e Franz Brehme assinará as ilustrações internas.
Mais informações podem ser obtidas na página da campanha, aqui, A campanha terá duração de dois meses, mas há um desconto especial para os três primeiros dias, então, aproveite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário