quarta-feira, 8 de março de 2023

Lançamento: O homem de cristal

A editora Sol Negro acaba de publicar a interessantíssima antologia O homem de cristal & outras histórias de proto-ficção científica, organizada e traduzida por Camilo Prado, com textos que antecipam a criação do gênero que nos acostumamos a chamar de ficção científica. Esta é uma excelente oportunidade para se conhecer os caminhos trilhados pelos poetas antes de se convencionarem os protocolos do gênero na indústria editorial. Alguns desses caminhos podem ser identificados já nessas obras pioneiras mas, para quem realmente aprecia a leitura do gênero, o que mais agrada é encontrar os modelos que não foram continuados, pois revelam o que poderia ter sido, ou que pode vir a ser, dentro de um gênero que parece já ter esgotado todas as suas possibilidades protocolares. 
Diz o texto de apresentação: “Aqui estão reunidos seis contos, publicados entre 1879 e 1912, que tocam temas atualíssimos da ciência política, social, médica, tecnológica. Assim, ainda que seja um livro que busca as origens do que se convencionou denominar ficção científica, não são histórias que fogem à nossa atualidade. O leitor mais atento certamente perceberá nas entrelinhas muitos tópicos que hoje são reais e que na época dessas histórias eram apenas ficções”.
O livro tem 164 páginas e traz textos de Eduardo Holmberg (Argentina), Edward Mitchell (EUA), Clemente Palma (Peru), Morgan Forster (Inglaterra), João do Rio (Brasil) e Paul Arosa (França), além de ilustrações de Albert Robida (França), em uma tiragem de cem exemplares.
Mais detalhes podem ser obtidos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário