sábado, 16 de junho de 2012

Megalon 2

Mais uma edição do histórico fanzine de ficção científica e horror Megalon chega ao formato virtual. Agora é a vez da segunda edição, publicada em janeiro de 1989, digitalizada e distribuída pelo seu próprio idealizador e editor, Marcello Simão Branco. Esta e muitas das próximas edições que Branco promete distribuir em breve, foram originalmente editadas em parceria com Renato Rosatti, antes que este criasse seu próprio fanzine, o Juvenatrix, ainda em publicação.
A digitalização foi feita a partir de um dos exemplares originais, por isso a qualidade gráfica não é das melhores. Naqueles tempos, os fanzines eram feitos a mão, com colagens a partir de textos compostos em máquinas de escrever e imagens fotocopiadas. Mas vale a pena o esforço na leitura, pois trata-se de um documento histórico e o conteúdo é muito bom. Esta edição, por exemplo, traz o ótimo artigo de Roberto Schima sobre  as HQs de terror no Brasil, além de muitas outras coisas bacanas em suas 17 páginas. A capa traz uma ilustração de Nélson Passos Filho, inspirada na banda de rock Destruction.
O Megalon foi ininterruptamente editado até 2004, tendo publicado 71 edições de alta relevância para o desenvolvimento da FC&F brasileira.
Para obter uma cópia do arquivo, basta solicitar ao editor no email marcellobranco@ig.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário