sexta-feira, 8 de junho de 2012

Hiperespaço digitalizado

Já que o editor não toma vergonha, os leitores resolveram se antecipar e o fanzine Hiperespaço também chega ao formato virtual através dos préstimos do blogue Gabinete do Dr. Lucchese, editado por Alexandre Lucchese.
Para inaugurar o trabalho, o editor escolheu o número 9 do fanzine, publicado em outubro de 1985 ainda na fase do formato A4. Foi a primeira edição com capa em cores e impressão offset, e aquela que teve a maior tiragem: 200 exemplares. A edição tem vinte páginas e publica artigos de modelismo, cinema e literatura assinados por José Carlos Neves, Luis Saulo Adami, Francisco Rubens, Valdocir Del Pupo e Roberto de Sousa Causo, HQs de Beralto e Mario Mastrotti, conto de Antonio Marcelo, e uma entrevista com o então roteirista de quadrinhos – e hoje escritor de sucesso – Júlio Emílio Braz.
Diz Lucchese em seu editorial: "É incrível que muitos zines das década de 1970, 1980 e 1990 - grandes formadores de leitores e de escritores – não estejam todos catalogados e arquivados. Na verdade, sempre é difícil encontrar na rede este documentos. Por isso, resolvi de algum modo parar de reclamar e auxiliar um pouquinho na recuperação desta memória – que não vivi, mas que me capturou de algum modo".
Explico: naqueles tempos, quando a internet não era nem sonhada e o mais moderno sistema de comunicação era o videotexto, ninguém previa que no futuro seria possível republicar aquele material em outro formato, por isso os editores pediam aos colaboradores que cedessem seus trabalhos apenas para a publicação em papel. Não me sinto a vontade para relançar os fanzines sem a autorização de cada um dos colaboradores, e como perdi o contato com a maior parte deles, isso se tornou uma tarefa impossível. Mas não me oponho a quem o queira fazer e até dou uma força na divulgação.
Agradeço sensibilizado à iniciativa do editor e também à escritora Simone Saueressig, que cedeu o exemplar original para que fosse escaneado. Obrigado, amigos!

Um comentário:

  1. Eu é que fico sensibilizado com a bonita postagem ;)

    A verdade é que foi sensacional a oportunidade de ter em mãos esses exemplares e conhecer um pouco mais da história da FC por eles.

    Seguirei compartilhando os exemplares aos quais tive acesso e buscando por outros.

    Vida longa aos fanzineiros e blogueiros!

    ResponderExcluir