segunda-feira, 25 de junho de 2012

As crônicas marcianas em quadrinhos

Depois de escrever e publicar uma porção de contos ambientados em Marte, em 1950, Ray Bradbury (1920-2012) teve esses trabalhos reunidos no livro As crônicas marcianas, naquilo que se convencionou chamar de romance fix-up, ou seja, um livro formado pela junção de um conjunto de textos independentes porém articulados entre si. A história conta diversos dramas humanos sobre a colonização do planeta vermelho, porém de um ponto de vista pessoal, no restrito universo das personagem, que levam em si as alegrias e tristezas de viver num lugar estranho ao qual não pertencem. Devido a sensibilidade e sutileza próprias de Bradbury, As crônicas marcianas tornou-se um dos mais importantes romances da  literatura norte americana moderna. 
Outra coisa que sempre caracterizou o autor foi seu entusiasmo pelas histórias em quadrinhos, que lia e colecionava desde a infância. Ainda nos anos 1950, muitos de seus contos foram adaptados para a Nona Arte, e continuaram a ser ao longo das décadas seguintes.
Este é também o caso de As crônicas marcianas: Uma grafic novel autorizada por Ray Bradbury, com ilustrações de Dennis Calero, lançado há poucas semanas pela editora Globo Livros, em seu selo Graphics, originalmente publicado nos EUA em 2011 pela pequena editora Hill and Wang.
O álbum, que traz uma introdução escrita pelo próprio Ray Bradbury, acompanha as 15 histórias histórias do livro, sendo que em cada uma delas Calero altera ligeiramente o estilo do desenho, dando-lhes personalidade próprias.
O álbum faz parte de uma coleção dedicada a adaptar os trabalhos de Bradbury, dos quais tivemos publicado em 2011, também pela Globo Livros, a adaptação de Fahrenheit 451, outro importante romance do mestre, ilustrado por Tim Hamilton.
Por isso, é bom saber que a editora americana já publicou o terceiro volume, com a adaptação do maravilhoso Algo sinistro vem por aí (Something wicked this way comes), com ilustrações de Ron Wimberly. 
As crônicas marcianas: Uma grafic novel autorizada por Ray Bradbury, tem 160 páginas e custa R$39,90. Algumas amostras destes trabalhos podem sere vistos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário