segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Lucchetti renasce

Rubens Ferreira Lucchetti é o mais prolífico autor brasileiro de ficção fantástica. E digo isso sem nenhuma dúvida, porque Lucchetti escreveu mais de 1500 livros: histórias de espionagem, mistério, faroeste, guerra e terror foram seus terrenos mais férteis, mas o que lhe trouxe maior reconhecimento foram mesmo as histórias de terror. Sua parceria com o mestre dos quadrinhos Nico Rosso é memorável e seus roteiros para os filmes do José Mojica Marins e Ivan Cardoso estão entre as mais importantes obras da filmografia brasileira.
Contudo, sua obra literária não recebeu ainda o devido valor pois a maior parte dela foi assinada com pseudônimos, sem esquecer o fato de que as edições eram direcionadas ao mercado de bancas e nunca receberam reedições. Pelo menos até agora.
Depois que, em 2013, a editora Devaneio publicou Fantasmagorias, coletânea de contos de R. F. Lucchetti organizada por seu filho Marco Aurélio, indicada ao prêmio Jabuti na categoria de ilustração (pelos desenhos de Emir Ribeiro), o autor voltou a ribalta. No ano seguinte, o Grupo Editorial ACP, através de seu selo Corvo, deu início a coleção R. F. Lucchetti, também organizada por Marco Aurélio, que consiste numa série de romances e coletâneas do autor, recuperando textos que há muito estavam esquecidos. O primeiro volume, Máscaras do pavor, foi publicado originalmente em 1975, com uma história de mistério com assassinatos inspirados em filmes da Universal. O segundo volume O museu dos horrores, acaba de ser publicado e relata uma onda de crimes que assombra um museu.
A projeto da coleção prevê a publicação de 15 títulos, cada um focalizado num tema clássico do gênero. Eis aqui a lista compçeta dos títulos anunciados:
1 - As máscaras do pavor
2 - O museu dos horrores
3 - O abominável Dr. Zola
4 - Os amantes da Sra. Powers
5 - Os olhos do vampiro
6 - Rachel
7 - O emissário de Satã
8 - Gênesis: Depois do fim
9 - No domínio do mistério
10 - Cherchez la femme! (Procure a mulher!)
11 - Uma loura à janela
12 - Nasce uma lenda
13 - O fantasma da prima Lavínia
14 - A filha das trevas
15 - O fantasma de Greenstock 
Além destes, está proposto ainda um volume extra O lago maldito, com uma história inédita escrita pelo mestre em parceria com Marco Aurélio, também ele escritor. Ótimas notícias, portanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário