sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Anuário 2014 - Lançamentos

Mas o Anuário não acabou?
Como publicação comercial sim, mas continuo a fazer os estudos que antecediam cada edição, para não perder de vista o panorama da fc&f no Brasil que, enfim, foi o que me fez começar  a fazê-lo. Para entender como o gênero caminha e visualizar suas tendências, continua necessário acompanhar o mercado nacional, daí, as listas não pararam. Apesar do Anuário 2014 não estar na pauta de publicações, as listas continuam úteis para quem, como eu, gosta de seguir de perto a evolução editorial do gênero no país.
Dessa forma, está disponível aqui para leitura e download gratuitos, o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2014 - Lançamentos, com uma ampla lista de livros de fantasia, ficção científica e horror publicados no Brasil ao longo do referido ano. Trata-se de uma relação certamente incompleta, visto que é fruto de uma pesquisa algo liberal. Não estão listados, por exemplo, muitos dos lançamentos das editoras por demanda, que inflacionaram bastante algumas das relações de anos anteriores, mas cujos saites são difíceis de navegar e pesquisar.
A edição registra 692 títulos, entre inéditos e relançamentos nacionais e estrangeiros, números que confirmam o crescimento do mercado em relação a 2013, com a redução na quantidade de publicações de autores brasileiros compensada pelo crescimento na edição de livros de autores estrangeiros, como se pode ver no quadro comparativo abaixo:
Observa-se também o acentuado crescimento da publicação de ficção científica de autores estrangeiros, que parece revelar que o gênero pode, enfim, ter rompido com o círculo vicioso de preconceito dos editores pelo gênero, embora isso ainda não tenha reflexo entre a edição de autores brasileiros.
Muito mais pode ser concluído a partir do estudo desta edição, bem como das anteriores, que podem igualmente acessadas nos links abaixo:
Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2013 - Lançamentos
Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2012 - Lançamentos
Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2011 - Lançamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário